Plano de Estudos para Dependência de Física
1º ANO - ENSINO MÉDIO
FÍSICA
Exercícios
FÍSICA
·
O aluno em DP em Física referente a 1ª série
do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0
e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (
valendo 5,0) com base nos conteúdos
das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
·
Para
os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e
2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
·
Para
os alunos frequentes: Trabalho
manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.
- O trabalho deve ser
desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
PLANO DE ESTUDOS PARA AVALIAÇÃO DE FÍSICA -
1º
ANO - ENSINO MÉDIO
1º SEMESTRE
·
Movimento
·
Movimento repouso
·
Partículas ou um ponto material
·
Posição ao longo de uma trajetória
·
Velocidade média
·
Aceleração média
·
Movimento acelerado e retardado
·
Movimento uniforme
·
Função horária do UM
·
Gráficos do movimento uniforme
·
Movimento uniformemente variado
·
Função horária do MUV
·
Equação de Torricelli
·
Gráfico do MUV
Vídeos de apoio:
Exercícios
1)
Um móvel tem velocidade 72 Km/h. Quanto vale essa velocidade em
m/s?
2)
Em um determinado instante, a velocidade de uma motocicleta é de
30 m/s. Que velocidade indica o velocímetro da moto?
3)
Transforme em m/s: a) 36 Km/h; b) 54/Km/h; c) 90 Km/h
4)
Transforme em Km/h
a) 5 m/s; b) 35 m/s; c)
100 m/s
5)
Qual é o intervalo de tempo necessário para que um móvel cuja
aceleração média é igual a 5 m/s² sofra uma variação de velocidade 25 m/s?
6)
Um móvel parte do repouso
e atinge a velocidade de 10 m/s em 5s.Qual é a aceleração média do móvel
nesse intervalo de tempo?
7)
Um certo tipo de foguete., partindo do repouso, atinge a velocidade de 12 Km/s após 36 s. Qual é a
aceleração média, em Km/s², nesse intervalo de tempo?
a) Zero b)
3 c)
½ d)
1/3 e)
2
8) A função horária
das posições de um móvel é S= -50 + 2 . t (SI); determine:
a) Espaço incial
b) Espaço final quando T=10 s
c) Instante em que muda de sentido
a) Espaço incial
b) Espaço final quando T=10 s
c) Instante em que muda de sentido
9) Repita o exercício
anterior para função S= 18 – 6 . t (SI)
10) No instante t = 0,
a distancia entre os móveis, em metros, era:
a) 30 b)
50 c)
60 d)
80 e) 120
11) A velocidade de um móvel obedece à função: V = 20 – 5 . t (SI)
a)
Qual o valor da velocidade inicial e da aceleração?
b)
Qual o valor da velocidade em t = 10 s?
c)
Em t = 10 s, o movimento é acelerado ou retardado?
12) Um móvel parte do repouso (v = 0) e atinge a velocidade de 20 m/s em 5 s. Sendo a aceleração
constante, determine:
a) a aceleração do móvel;
b) a equação das velocidades.
13) Em
relação ao exercício anterior, sabendo-se que o móvel iniciou o movimento na
posição S = 15 m, determine a função horária das posições do móvel.
15) Um
trem apresenta a velocidade de 20 m/s. Ao frear, é aplicado uma desaceleração
constante de 4 m/s². Qual é a distância percorrida pelo trem até a parada
final?
16) Um
móvel parte do repouso com aceleração constante de 3 m/s². Qual será a sua
velocidade após ter percorrido 24 m?
Sites para estudo:
https/www.revistagalileu-globo.com/9sitesecanais-estudou-astronomia-de-graca-h
DP Fisica 1º Ano Ensino Médio
2º Semestre
O aluno(a) devera fazer a revisão de todo o conteúdo descrito
abaixo, tendo que ser entregue na data estipulada, em folha almaço e a caneta.
Conteúdo
Cinemática -
Velocidade Escalar Média - Unidades de Velocidade
Movimento
Uniforme
Gráficos do
Movimento Uniforme - Cálculo da Velocidade
Aceleração
Escalar Média - Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Gráficos do
MUV, da Velocidade Escalar e do Espaço em Função do Tempo
Velocidade
Angular
Lançamento
oblíquo
Primeira Lei
de Newton
Segunda Lei
de Newton
Terceira Lei
de Newton
Forças entre
blocos - Forças entre blocos e fios
Decomposição
de forças
Plano
inclinado
Forças de
atrito
Força
elástica
Força
centrípeta
Trabalho de
Força Constante - Trabalho em Trajetória Curva
Energia
Cinética
Energia
mecânica e a conservação da energia
Potência e
energia
Quantidade
de movimento - Definição
Impulso e
Quantidade de Movimento
Leis de
Kepler
Gravitação
universal - Lei da gravitação universal
Densidade de
um corpo - Massa específica
Pressão
atmosférica
Princípio de
Arquimedes
Deve-se também ver os vídeos indicados a seguir, escolher
apenas 3 deles, e transcreve-los para o trabalho contendo o enunciado do
exercício e toda sua resolução.
Copiar os links e colar em nova janela
Copiar os links e colar em nova janela
https://www.youtube.com/watch?v=O94xkhXffnA&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7
https://www.youtube.com/watch?v=HiCHgi-5KRo&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7&index=4
https://www.youtube.com/watch?v=8ntOrge1OR8&index=9&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7
https://www.youtube.com/watch?v=p0lJRVDbbCk&index=5&list=PLnvUhOKqMcbkz1PvMjjvx00jadIG_AH93
https://www.youtube.com/watch?v=JvFwss0HPlw&list=PLnvUhOKqMcbmMc_maQOEM1cpSwzNn2CN8
https://www.youtube.com/watch?v=O39DguF3EYg&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk&index=1
https://www.youtube.com/watch?v=SkEHpAozWlY&index=2&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk
https://www.youtube.com/watch?v=MewptceGV-8&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk&index=6
2ª Série - ENSINO MÉDIO
- O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
- Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.· Para os alunos frequentes: Trabalho manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.
1º Semestre
Conteúdos requeridos para o
cumprimento da dependência ( DP )
Trabalho
manuscrito relativo ao 1° semestre
Estática dos
sólidos e dos Fluidos
- Estática do
ponto material
- Momento de
força
- Estática do
corpo extenso
- Densidade e
massa específica
- Pressão
-lei de Stevin
Princípio de
Pascal e Princípio de Arquimedes
- Princípio de
Pascal
- Prensa
hidráulica
- Princípio de
Arquimedes
- Condição de
flutuação
SUGESTÃO PARA
ESTUDO
https://www.youtube.com/watch?v=6HKiqRHukzg
https://www.youtube.com/watch?v=1dUuyaNxtl0
https://www.youtube.com/watch?v=k_li5lJvXDo
https://www.youtube.com/watch?v=1dUuyaNxtl0
https://www.youtube.com/watch?v=k_li5lJvXDo
https://www.youtube.com/watch?v=wSr5kAz3-bA
https://www.youtube.com/watch?v=hi2ORXrJk6k
https://www.youtube.com/watch?v=hWfXwF2MsO
https://www.youtube.com/watch?v=hi2ORXrJk6k
https://www.youtube.com/watch?v=hWfXwF2MsO
https://www.youtube.com/watch?v=4yRvzTd513g
https://www.youtube.com/watch?v=rHm8nyoVXZY
https://www.youtube.com/watch?v=BC1QVvw4Kss
https://www.youtube.com/watch?v=rHm8nyoVXZY
https://www.youtube.com/watch?v=BC1QVvw4Kss
https://www.youtube.com/watch?v=AEBmpSssD34
https://www.youtube.com/watch?v=XNC68wpTACM
https://www.youtube.com/watch?v=mt-bZPprvo8
https://www.youtube.com/watch?v=XNC68wpTACM
https://www.youtube.com/watch?v=mt-bZPprvo8
https://www.youtube.com/watch?v=fFW6OLfWMyk
https://www.youtube.com/watch?v=Umg9HiyEaz4
https://www.youtube.com/watch?v=qxNhOPm0hNk
https://www.youtube.com/watch?v=Umg9HiyEaz4
https://www.youtube.com/watch?v=qxNhOPm0hNk
https://www.youtube.com/watch?v=18vjjJUZSnc
https://www.youtube.com/watch?v=trcpGoMNWM4
https://www.youtube.com/watch?v=T8YF_VriD-M
https://www.youtube.com/watch?v=trcpGoMNWM4
https://www.youtube.com/watch?v=T8YF_VriD-M
https://www.youtube.com/watch?v=DHyi8rWauBw
https://www.youtube.com/watch?v=fHXIyKetL1k
https://www.youtube.com/watch?v=vD3M_308ckU
https://www.youtube.com/watch?v=fHXIyKetL1k
https://www.youtube.com/watch?v=vD3M_308ckU
https://www.youtube.com/watch?v=fEcj_rEe00A
https://www.youtube.com/watch?v=DfOMiv8Fobw
https://www.youtube.com/watch?v=fv9XsAm-rvA
https://www.youtube.com/watch?v=DfOMiv8Fobw
https://www.youtube.com/watch?v=fv9XsAm-rvA
https://www.youtube.com/watch?v=3GWUhAJx5j4
https://www.youtube.com/watch?v=C61VtJCN7Fs
https://www.youtube.com/watch?v=oRj2mmKkVP8
https://www.youtube.com/watch?v=C61VtJCN7Fs
https://www.youtube.com/watch?v=oRj2mmKkVP8
https://www.youtube.com/watch?v=MgFKKbmkb3E
https://www.youtube.com/watch?v=7uhE7egn-qQ
https://www.youtube.com/watch?v=jbll75IkY_Q
https://www.youtube.com/watch?v=7uhE7egn-qQ
https://www.youtube.com/watch?v=jbll75IkY_Q
https://www.youtube.com/watch?v=XAnWWzI2eBA
https://www.youtube.com/watch?v=871c2ZOpgIM
https://www.youtube.com/watch?v=UP2OSn0ZDKg
https://www.youtube.com/watch?v=871c2ZOpgIM
https://www.youtube.com/watch?v=UP2OSn0ZDKg
EXERCÍCIOS
1) 01
– É dado o sistema em equilíbrio, e:
sen 37o
= cos 53o = 0,6
sen 53o
= cos 37o = 0,8
Sabendo-se
que a tração na corda 1 é 300 N,
a tração
na corda 2 é:
a) 500 kg
b) 400 N
c) 4000 N
d) 400 J
e) 4 N
02 – O corpo da figura tem peso 80 N e está em
equilíbrio suspenso por fios ideais. Calcule a intensidade das forças de tração
suportadas pelos fios AB e AC. Adote: cos 30o = 0,8 e sem 45o
= cos 45o = 0,7
a) 70,2 N
e 61,5 N
b) 66 N e
45 N
c) 76 N e
88 N
d) 45 N e
23 N
e) 98 N e
124 N
03 – Um
corpo de peso P é sustentado por duas cordas inextensíveis, conforme a figura.
Sabendo
que a intensidade da tração
na corda
AB é de 80 N, calcule:
a) o valor
do peso P:
b) a
intensidade da tração na corda BC.
a) 30 N e
45 N
b) 40 N e
64 N
c) 56 N e
54 N
d) 78 N e
88 N
e) 103 N e
54 N
04 – No sistema abaixo, o peso P está preso ao
fio AB por uma argola. Despreze os atritos e calcule as trações nos fios AO e
BO. Dados: P = 100 N, sen 30o = 0,5 e cos 30o = 0,8.
a) 200 N
b) 600 N
c) 700 N
d) 800 N
e) 100 N
05 – As cordas A, B e C da figura
abaixo têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso à
sua extremidade um objeto de massa igual a 10 kg .
a) 400 N
b) 500 N
c) 100 N
d) 600 N
e) 900 N
06 – (Acafe-SC) Fruto da nogueira (árvore que
vive até 400 anos), a noz é originária da Ásia e chegou à Europa por volta do
século IV, trazida pelos romanos. Uma característica da noz é a rigidez de sua
casca. Para quebrá-la, usa-se um quebra-nozes. A figura abaixo mostra um
quebra-nozes, de massa desprezível, facial de ser construído.
Certa noz suporta, sem quebrar, uma força de
módulo igual a 2 000 N. É correto afirmar que, para quebrá-la, a distância
mínima da articulação, d, em cm, onde se deve aplicar uma força ,
de módulo igual a 250 N, é:
a) 25.
b) 50.
c) 20.
d) 40.
e) 10.
07 – (Uerj) Para demonstrar as condições de
equilíbrio de um corpo extenso, foi montado o experimento abaixo, em que uma
régua graduada de A a M, permanece em equilíbrio horizontal, apoiada no pino de
uma haste vertical.
Um corpo de massa 60 g é colocado no ponto A e
um corpo de massa 40 g é colocado no ponto I.
Para que a régua permaneça em equilíbrio
horizontal, a massa, em gramas, do corpo que deve ser colocado no ponto K, é
de:
a) 90.
b) 70.
c) 40.
d) 20.
08 – Em um playground de uma escola, duas
crianças brincam em uma gangorra. Ana tem massa de 40 kg e Beatriz tem massa de
50 kg. A distância do ponto de apoio para as duas é de 2,0 m. Beatriz permanece
na parte de baixo da gangorra, do lado esquerdo. Ana, por sua vez, fica na
parte alta no lado oposto. Considere g = 10 m/s2.
Caracterize (determine) o torque resultante em relação ao ponto de
apoio.
a) – 200 N.m
b) 200 N.m
c) 300 N.m
d) – 300 N.m
e) 500 N.m
09 – Uma barra homogênea de peso B = 200 N
está fixa a uma parede pelo ponto A e por um cabo, conforme mostra a figura a
seguir.
A carga P tem peso P = 50 N. Considere sen 370
= cos 530 = 0,60. Determine o módulo da tração no cabo.
a) 800
b) 500
c) 300
d) 700
e) 100
10 – Em várias situações do dia a dia,
necessitamos aplicar forças que sem o auxilio de alguma ferramenta ou máquinas,
simplesmente não conseguiríamos. Apertar ou afrouxar um parafuso, por exemplo,
requer uma força que não somos capazes de exercer. Considere um parafuso muito
apertado que necessita da aplicação de um torque igual a 150 N.m para ser
solto, conforme mostra a figura a seguir.
Determine a intensidade da força F aplicada,
desprezado o peso da ferramenta.
a) 3000
b) 4000
c) 7000
d) 1000
e) 10000
11 – Suponha que duas crianças brincam em uma
gangorra constituída por uma prancha de madeira de peso 20 kgf. A prancha tem
forma regular, constituição homogênea e encontra-se apoiada em seu centro
geométrico. O peso da criança A é igual a 50 kgf:
Sabendo que o sistema está em equilíbrio na
situação apresentada, determine:
A intensidade da força exercida pelo apoio
sobre a prancha (reação normal do apoio).
a) 200 Kgf
b) 600 Kgf
c) 700 Kgf
d) 900 Kgf
e) 170 Kgf
12 – Na figura abaixo está representada uma
barra homogênea de comprimento 3,0
m e peso 60 N em equilíbrio devido à carga P. Determine
o peso da carga P.
a) 80
b) 90
c) 60
d) 40
e) 120
13 – A barra homogênea representada na figura
abaixo tem 3,0 m
de comprimento, pesa 600 N e está equilibrada horizontalmente sobre dois apoios
A e B. Determine a força de reação exercida pêlos apoios sobre a barra.
a) 300 e 500
b) 123 e 456
c) 450 e 150
d) 560 e 654
e) 245 e 567
14 – 0 sistema da figura abaixo está em
equilíbrio. O peso da carga Q = 20 N e da carga S = 10 N. Desprezando o peso da
barra, determine o peso da carga P.
a) 55
b) 67
c) 69
d) 98
e) 150
15) . Um cubo de gelo flutua na superfície da água.
Calcule a fração submersa do cubo. (dGELO = 0,9 g/cm³; dAGUA
= 1 g/cm³)
a) 90%
b) 40%
c) 30%
d) 76%
e) 58%
16) Um submarino tem massa de 20 toneladas. Qual
deve ser seu volume, em m³ se ele estiver parado, totalmente submerso no mar?
(dAGUA = 1 g/cm³)
a) 80 m3
b) 20 m3
c) 100 m3
d) 76 m3
e) 34 m3
17) (PUCRS) Um densímetro é um
dispositivo que permite medir a massa específica ou densidade de fluidos. Um
densímetro muito simples, para avaliar massas específicas, pode ser feito com
um canudinho e um contrapeso (C) colado na base do mesmo. As figuras abaixo
representam o efeito no densímetro (D), em equilíbrio, mergulhado em dois
fluidos diferentes, Fluido 1 e Fluido 2.
A partir da figura, é correto
afirmar que
(A) o peso do densímetro no
Fluido 1 é maior do que no Fluido 2.
(B) no Fluido 2, o densímetro
recebe um empuxo maior do que no Fluido 1.
(C) o densímetro afunda mais no
Fluido 2 porque a massa específica deste fluido é maior.
(D) o empuxo sobre o densímetro é
o mesmo no Fluido 1 e no Fluido 2.
(E) o Fluido 1 é mais denso do
que o Fluido 2.
18) (UCS) Considere uma casa
flutuante sobre as águas do Rio Amazonas. O que permite à casa flutuar é o fato
de ela estar sobre 250 garrafas pet preenchidas apenas com ar. O conjunto casa
mais 250 garrafas sofre um empuxo de 3000 N. Assumindo que a massa
de cada garrafa seja de 90 gramas, qual o peso da casa? (ignore o peso do ar
dentro de cada garrafa e considere a aceleração da gravidade como g=10 m/s²)
(A) 2700 N.
(B) 2725 N.
(C) 2775 N
(D) 2750 N.
(E) 2800 N
19) (UFPEL) Duas esferas de ferro
de mesmo volume, uma maciça e outra oca, estão mergulhadas completamente num
líquido. Baseado em seus conhecimentos sobre hidrostática, com relação à
situação descrita acima, é correto afirmar que
(A) os empuxos sofridos pelas
esferas serão diferentes, porém as pressões a que estarão submetidas serão
iguais.
(B) tanto os empuxos como as
pressões a que ficarão submetidas serão iguais, mesmo para profundidades
diferentes, já que possuem o mesmo volume.
(C) as duas esferas sofrerão o
mesmo empuxo e estará submetida a uma maior pressão aquela que estiver a uma
profundidade maior.
(D) sofrerá o maior empuxo a
esfera oca, e as pressões a que estarão submetidas serão iguais, visto que
ambas são de ferro.
(E) sofrerá o maior empuxo a
esfera maciça, e as pressões a que estarão submetidas dependerão das massas
específicas das esferas.
20 (UFPEL) Um corpo tem seu peso
registrado em um dinamômetro quando imerso no ar, na água (recipiente A) e em
um líquido B (recipiente B) conforme indicam as figuras abaixo, respectivamente.
De acordo com os textos e seus conhecimentos sobre hidrostática, é correto afirmar que
(A) o líquido B tem densidade
maior que a da água.
(B) a água tem densidade igual à
do líquido B.
(C) o líquido B tem densidade
menor que a da água.
(D) a densidade do líquido B não
pode ser determinada por falta de dados.
(E) o empuxo sobre o corpo,
quando mergulhado na água, é maior do que quando mergulhado no líquido B.
21) (UFRGS) A figura abaixo
representa duas situações em que um mesmo cubo metálico, suspenso por um fio, é
imerso em dois líquidos, X e Y, cujas respectivas densidades, dX e dY
, são tais que dX > dY.
Designando-se
por Ex e Ey as forças de empuxo exercidas sobre o cubo e por Tx e Ty as tensões
no fio, nas situações dos líquidos X e Y respectivamente, é correto afirmar que
(A) Ex < Ey e Tx > Ty.
(B) Ex = Ey e Tx < Ty.
(C) Ex = Ey e Tx = Ty.
(D) Ex > Ey e Tx > Ty.
(E) Ex > Ey e Tx < Ty.
22) (UNESP)
Três esferas maciças e de mesmo tamanho, de isopor (1), alumínio (2) e chumbo
(3), são depositadas num recipiente com água. A esfera 1 flutua, porque a massa
específica do isopor é menor que a da água, mas as outras duas vão ao fundo
(veja figura a seguir) porque, embora a massa específica do alumínio seja menor
que a do chumbo, ambas são maiores que a massa específica da água.
Se as intensidades dos empuxos
exercidos pela água nas esferas forem, respectivamente, E1, E2‚ e E3, tem-se:
(A) E1 = E2 = E3.
(B) E1 < E2 < E3.
(C) E1 > E2 > E3.
(D) E1 < E2 = E3.
(E) E1 = E2 < E3.
23) (Unitau) Um navio de 100
toneladas, após receber certa quantidade de sacos de café, de 60 kg cada,
passou a ter um volume submerso V = 160 m³. Quantas sacas de café entraram no
navio se a densidade da água é 1,0 g/cm³?
(A) 100
(B) 1000
(C) 600
(D) 60
(E) 6000
24)
(UFRGS) Uma caixa de 500 N tem faces retangulares e suas arestas medem 1,0 m , 2,0 m e 3,0 m . Qual a pressão que a
caixa exerce quando apoiada com sua face menor sobre uma superfície horizontal?
(A) 100
N/m2
(B) 125
N/m2
(C) 167
N/m2
(D) 250
N/m2
(E) 500 N/m2
25) (UFRGS)
Uma força de 2 N é aplicada perpendicularmente a uma superfície por meio de um
pino de 1 mm2 de área. A pressão exercida pelo pino sobre essa
superfície é
(A) 2 x
106 N/m2
(B) 2 x
10-6 N/m2
(C) 2 x
104 N/m2
(D) 2 x
10-4 N/m2
(E) 2 N/m2
26) (UFRGS)
A pressão de um gás contido no interior de um recipiente cúbico é de 6000 N/m2.
A aresta do recipiente mede 0,2
m . Qual é o módulo da força média exercida pelo gás
sobre cada face do recipiente?
(A) 40 N
(B) 240 N
(C) 1200
N
(D) 2400
N
(E) 30000
N
27)
(UFRGS) Um copo cilíndrico de seção transversal interna igual a 20 cm2
está cheio com um líquido de massa específica igual a 1,5 g/cm3 até
a altura de 8 cm .
Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, qual é,
aproximadamente, a força peso do líquido contido no recipiente?
(A) 1,2 N
(B) 1,6 N
(C) 2,4 N
(D) 16 N
(E) 240 N
28) (UFV-MG)
As represas normalmente são construídas de maneira que a largura da base da
barragem seja maior que a largura da parte superior. Essa diferença de largura
se justifica, principalmente, pelo(a):
(A)
aumento, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem.
(B)
diminuição, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem.
(C)
aumento, com a profundidade, do empuxo exercido pela água.
(D)
diminuição, com a profundidade, do empuxo exercido pela água.
(E)
diminuição, com a profundidade, da viscosidade da água.
29). (UFRGS) Selecione a
alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas nas
afirmações seguintes:
I- Na
atmosfera terrestre, a pressão atmosférica ......................... à medida
que aumenta a altitude.
II- No
mar, a pressão na superfície é ................ do que a pressão a dez metros
de profundidade.
(A)
aumenta – maior
(B)
permanece constante – menor
(C)
permanece constante – maior
(D)
diminui – maior
(E)
diminui – menor
30) (UFRGS)
Das seguintes afirmações sobre fluidos, qual a incorreta?
(A) a
pressão atmosférica aumenta à medida que aumenta a altitude.
(B) A
massa de um líquido homogêneo é o produto de seu volume pela sua massa
específica.
(C) A
pressão num líquido em repouso aumenta à medida que aumenta a profundidade.
(D) Nos
fluidos em repouso a pressão é transmitida igualmente em todas as direções.
(E) A
perda aparente de peso de um corpo mergulhado num líquido é igual em
intensidade ao peso do líquido que desloca.
31) (PUC-MG)
Uma faca está cega. Quando a afiamos, ela passa a cortar com maior facilidade,
devido ao aumento de:
(A) área
de contato (B) esforço (C) força
(D) pressão (E) sensibilidade
32)
(Fatec-SP) Submerso em um lago, um mergulhador constata que a pressão absoluta
no medidor que se encontra no seu pulso corresponde a 1,6 x105 N/m2.
Um barômetro indica a pressão atmosférica local de 1,0 x105 N/m2.
Considere a massa específica da água sendo 103 kg/m3 e a
aceleração da gravidade, 10 m/s2. Em relação à superfície, o
mergulhador encontra-se a uma profundidade de:
(A) 1,6 m
(B) 6,0 m
(C) 16 m
(D) 5,0 m
(E) 10 m
33) (UEL-PR)
Uma sala tem as seguintes dimensões: 4,0 m x 5,0 m x 3,0 m . A densidade do é 1,2 kg/m3 e
a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. O peso do ar na sala, em
newtons, é de:
(A) 720
(B) 600
(C) 500
(D) 72
(E) 60
34) (UCS) Uma história do
folclore do futebol: um jogador gabava-se de ter um chute tão forte, mas tão
forte, que certa vez, ao chutar para cima uma bola murcha, acertou um piloto de
asa-delta. O mais surpreendente foi que, ao ser procurado, o piloto da
asa-delta confirmou a história, porém afirmou, com toda certeza, que a bola
estava cheia.
Nessa situação, a bola inflou,
porque
(A) o empuxo sobre ela aumentou
enquanto subia, fazendo com que sua pressão interna aumentasse também.
(B) a pressão atmosférica ficou
menor do que sua pressão interna ao subir.
(C) sua pressão interna, ao
subir, diminuiu, e a pressão atmosférica aumentou, fazendo com que sua válvula
permitisse a entrada de mais ar.
(D) o gás usado para enchê-la
sofreu uma reação química, pelo chute, duplicando sua massa.
(E) a pressão externa aumentou
com a altitude compactando mais a bola, o que deu a impressão de que ela estava
cheia.
DP Fisica 2º Ano
Ensino Médio
- O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
2º Semestre
Dependência de Física -2ª série –
2º Semestre
Pesquisa:
Ondulatória
·
O que é ondulatória?
·
O que é um pulso de
onda?
·
O que é uma fonte de
onda?
Classificar as ondas:
·
Quanto a Natureza
·
Quanto ao Tipo
·
Quanto a direção de
Propagação
Definição de Período (T) e
Frequência (f)
·
Equação fundamental
da onda
·
Reflexão e Refração
da onda
·
Interferência de
Ondas
Acústica
·
Ondas sonoras
·
Reverberação
·
Princípio de Huygens
– Fresnel
·
Propriedades
Fisiológicas do som
·
Efeito Doppler
Óptica:
·
Meios ópticos
·
Fontes de Luz
·
Corpos luminosos e
iluminados
·
Princípios da
Propagação da Luz
·
Reflexão da Luz
·
Espelhos Planos e
Construção de imagens
·
Espelhos Esféricos e
Construção de imagens
·
Leis da Refração da
Luz;
·
Lentes e Instrumentos
ópticos
3ª série do Ensino Médio
Programa
de Dependência do Componente Curricular Física
Conteúdos
e atividades requeridos para o cumprimento da dependência (DP)
1º
Semestre
O aluno em DP em Física referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
· Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
· Para os alunos frequentes: Trabalho manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.
- O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
·
Eletrostática:
- Átomo e as partículas que o compõem;
- Carga elétrica;
- Eletrização: atrito, contato e indução;
- Força elétrica;
- Campo elétrico.
·
Eletrodinâmica:
- Corrente elétrica;
- Leis de Ohm;
- Circuitos elétricos simples;
- Associação de resistores: série, paralelo e
mista;
- Elementos de um circuito: chave, fusível,
medidores elétricos, curto circuito, lâmpadas e reostato;
- Potência e energia elétrica;
- Consumo de energia;
- Propostas para economia e uso inteligente de
energia elétrica.
Roteiro
de estudo
·
Procure o título do assunto indicado para cada bimestre
nos endereços físicos e eletrônicos sugeridos;
·
Estude e faça resumos esquemáticos de cada
assunto;
·
Resolva os exercícios e atividades propostas
segundo a orientação para execução do trabalho;
·
Se tiver dúvidas, retorne ao material de apoio
sugerido.
Apoio
Sugerido
Vídeos no youtube:
·
www.mesalva.com
·
www.fisicafabricio.com.br/
·
Canal “OS FISICONAUTAS” – Aulas e Exercícios resolvidos
Sites:
·
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/consumo.php
·
https://www.sabereletrica.com.br
·
www.todamateria.com.br/energia-eletrica
·
http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades/2016/04/160428_aparelhos_consumo_eletricidade_fn
Bibliografia:
·
Física Básica – Nicolau e Toledo – Ed. Atual
·
Física – Volume 3 – Bonjorno, Clinton e Luiz – Ed. FTD
·
Compreendendo a Física – Volume 3 – Alberto Gaspar – Ed. Ática
·
Física para o Ensino Médio – Volume 3 – Kazuito e Fuke – Ed. Saraiva
Orientações
para execução do trabalho
·
O trabalho deve ser desenvolvido de forma
manuscrita, à tinta e em papel almaço.
·
Na capa, o trabalho deve ser identificado com o
nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
·
Deve-se
fazer um pequeno resumo de todos os tópicos elencados no 1º semestre.
·
As
questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
·
As questões com cálculos só serão validades com
as devidas resoluções.
· Todo conteúdo deste trabalho pode ser
encontrado nos endereços eletrônicos e material didático indicados no tópico
Apoio Sugerido.
Atividade 1
1. Penteando o cabelo, o pente se
carrega negativamente, pois:
a) perde cargas elétricas positivas;
b) ganha cargas elétricas positivas;
c) perde cargas elétricas negativas;
d) ganha cargas elétricas negativas.
a) perde cargas elétricas positivas;
b) ganha cargas elétricas positivas;
c) perde cargas elétricas negativas;
d) ganha cargas elétricas negativas.
2. Quando o pente se carrega
negativamente:
a) os cabelos se carregam positivamente;
b) os cabelos se carregam positiva ou negativamente;
c) também os cabelos se carregam negativamente;
d) os cabelos não se carregam eletricamente.
a) os cabelos se carregam positivamente;
b) os cabelos se carregam positiva ou negativamente;
c) também os cabelos se carregam negativamente;
d) os cabelos não se carregam eletricamente.
3. Conduzem bem a eletricidade:
a) borracha e vidro;
b) mica e porcelana;
c) vidro e plástico;
d) metais;
e) plástico e madeira.
a) borracha e vidro;
b) mica e porcelana;
c) vidro e plástico;
d) metais;
e) plástico e madeira.
4. Um corpo se eletriza devido à perda
ou ganho de:
a) prótons;
b) íons positivos
c) ânions;
d) nêutrons;
e) elétrons.
a) prótons;
b) íons positivos
c) ânions;
d) nêutrons;
e) elétrons.
5. Quando há separação de cargas num
corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado, está ocorrendo:
a) magnetização;
b) eletrização por atrito;
c) eletrização por contato;
d) o fenômeno da indução.
a) magnetização;
b) eletrização por atrito;
c) eletrização por contato;
d) o fenômeno da indução.
6. Num corpo neutro, o número de
elétrons é:
a) maior que o de prótons;
b) maior que o de nêutrons;
c) menor que o de prótons;
d) igual ao de prótons.
a) maior que o de prótons;
b) maior que o de nêutrons;
c) menor que o de prótons;
d) igual ao de prótons.
7. Uma pequena esfera metálica
carregada, toca em uma esfera metálica isolada, muito maior, e inicialmente
descarregada. Pode-se dizer que:
a) a esfera pequena perde toda sua carga;
b) a esfera pequena perde um pouco de sua carga;
c) a esfera pequena perde a maior parte de sua carga;
d) a esfera pequena não perde carga.
a) a esfera pequena perde toda sua carga;
b) a esfera pequena perde um pouco de sua carga;
c) a esfera pequena perde a maior parte de sua carga;
d) a esfera pequena não perde carga.
8. Não é possível eletrizar uma barra
metálica segurando-a com a mão, porque:
a) a barra metálica é isolante e o corpo humano bom condutor;
b) a barra metálica é condutora e o corpo humano isolante;
c) tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores;
d) tanto a barra metálica como o corpo humano são isolantes.
a) a barra metálica é isolante e o corpo humano bom condutor;
b) a barra metálica é condutora e o corpo humano isolante;
c) tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores;
d) tanto a barra metálica como o corpo humano são isolantes.
9. Os corpos eletrizados por atrito,
contato e indução ficam carregados, respectivamente, com cargas de sinais:
a) iguais, iguais e iguais;
b) iguais, iguais e contrários;
c) contrários, contrários e iguais;
d) contrários, iguais e iguais;
e) contrários, iguais e contrários.
a) iguais, iguais e iguais;
b) iguais, iguais e contrários;
c) contrários, contrários e iguais;
d) contrários, iguais e iguais;
e) contrários, iguais e contrários.
10. Atrita-se um bastão de vidro com um
pano de lã inicialmente neutros. Pode-se afirmar que:
a) só a lã fica eletrizada;
b) só o bastão fica eletrizado;
c) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos.
a) só a lã fica eletrizada;
b) só o bastão fica eletrizado;
c) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos.
11. Na eletrização por indução:
a) há passagem de cargas do indutor para o induzido;
b) há passagem de cargas do induzido para o indutor;
c) a passagem de cargas dependerá do sinal de carga do indutor;
d) há separação de cargas no induzido, devido à presença do indutor.
a) há passagem de cargas do indutor para o induzido;
b) há passagem de cargas do induzido para o indutor;
c) a passagem de cargas dependerá do sinal de carga do indutor;
d) há separação de cargas no induzido, devido à presença do indutor.
12. Dois corpos eletrizados com cargas
de mesmo sinal se:
a) atraem;
b) repelem;
c) anulam;
d) destroem.
a) atraem;
b) repelem;
c) anulam;
d) destroem.
13. Um corpo, inicialmente neutro, fica
eletrizado com carga positiva, quando:
a) adicionamos prótons;
b) adicionamos elétrons;
c) removemos elétrons;
d) removemos prótons.
a) adicionamos prótons;
b) adicionamos elétrons;
c) removemos elétrons;
d) removemos prótons.
14. Dizemos que um corpo está eletrizado
negativamente, quando:
a) tem falta de elétrons;
b) tem excesso de elétrons;
c) tem falta de prótons;
d) tem falta de nêutrons.
a) tem falta de elétrons;
b) tem excesso de elétrons;
c) tem falta de prótons;
d) tem falta de nêutrons.
15. Suponha um corpo A eletrizado por
atrito contra um corpo B. Pode-se dizer que:
a) somente o corpo A se eletriza;
b) somente o corpo B se eletriza;
c) os dois corpos se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) os dois corpos se eletrizam com cargas de sinais contrários.
a) somente o corpo A se eletriza;
b) somente o corpo B se eletriza;
c) os dois corpos se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) os dois corpos se eletrizam com cargas de sinais contrários.
16. Se aproximarmos um condutor A,
eletricamente carregado, de um condutor B neutro, sem que haja contato, então o
condutor B:
a) não é atraído e nem repelido pelo condutor A, porque B é neutro;
b) é repelido pelo condutor carregado, porque adquire carga de sinal contrário à de A;
c) é atraído por A, porque adquire carga de sinal contrário ao de A;
d) á atraído por A, devido ao fenômeno da indução.
a) não é atraído e nem repelido pelo condutor A, porque B é neutro;
b) é repelido pelo condutor carregado, porque adquire carga de sinal contrário à de A;
c) é atraído por A, porque adquire carga de sinal contrário ao de A;
d) á atraído por A, devido ao fenômeno da indução.
17. Dois corpos isolados, A e B, se
atraem por força de interação elétrica. Podemos afirmar que:
a) necessariamente o corpo A está eletrizado;
b) necessariamente o corpo B está eletrizado;
c) necessariamente os corpos A e B estão eletrizados com cargas de sinais contrários;
d) pelo menos um dos dois corpos está eletrizado.
a) necessariamente o corpo A está eletrizado;
b) necessariamente o corpo B está eletrizado;
c) necessariamente os corpos A e B estão eletrizados com cargas de sinais contrários;
d) pelo menos um dos dois corpos está eletrizado.
Atividade 2
Paulo mora com sua família em um bairro da zona
leste de São Paulo que é abastecido por uma tensão de rede igual a 120V. Quando
não está estudando ele adora escutar rock que vai de Sepultura a Jimmy Hendrix.
Os pais reclamam do som “alto” e também das contas, pois o kWh de sua casa
custa R$ 0,50. Seu aparelho de som tem 2400 W de potência e chega a ficar
ligado quase o dia todo. O chuveiro é outro motivo de reclamação, a irmã passa
15 min (1/4 h) em um banho de 6600 W de potência e caso alguém abra a torneira
elétrica de 2200 W (ambos ligados em 220 V), o disjuntor ultrapassa a corrente
máxima e desarma.
Certa vez, uma das lâmpadas do quarto de Paulo
queimou e nenhuma outra do spot com 3 lâmpadas acendia. Ele então acessou o
Spotify do seu celular e aproveitou para sonhar com as notas, nada musicais,
que irá tirar no bimestre.
Use o
texto para responder as questões a seguir e também P = Ui e E = P.Δt .
Justifique as respostas com os cálculos correspondentes. Lembre-se que 1h = 60
min.
1 - Encontre no texto as seguintes grandezas
físicas:
a)
Voltagem do aparelho de som de Paulo – V = _______
b)
Potência do aparelho de som de Paulo – P =
_______
c)
Voltagem do chuveiro e da torneira usados na
casa de Paulo – V = _______
d)
Potência do chuveiro – P=______
e)
Potência da torneira – P=______
f)
Duração de cada banho da irmã de Paulo – Δt =
______
g)
Valor do kWh = R$_______
2 - Qual a corrente elétrica que passa pelo som
de Paulo na potência máxima?
3- Qual a resistência elétrica do aparelho de
som do Paulo?
4– Se o som ficar ligado por 60h por mês na
máxima potência, qual a energia consumida em kWh?
5- Quantos reais, em energia elétrica, a irmã
de Paulo gasta no final do mês só de banho, supondo que ela toma um banho por
dia?
Bônus - Qual a corrente mínima para que um
disjuntor, ligado à torneira e ao chuveiro, não desarme?
Atividade 3
1. (G1 -
cftmg 2018) Duas esferas condutoras
idênticas, inicialmente eletricamente neutras, encontram-se suspensas por fios
inextensíveis e isolantes. Sobre elas, um jato de ar perpendicular ao plano da
figura é lançado durante um determinado tempo.
Após esse procedimento, observa-se, então, que
ambas as esferas estão fortemente eletrizadas, e, quando o sistema alcança
novamente o equilíbrio estático, as tensões nos fios __________ e as esferas se
__________.
A alternativa que completa, respectivamente, as
lacunas acima é
a) diminuíram e atraíram
b) diminuíram e repeliram
c) aumentaram e repeliram
d) aumentaram e atraíram
2. (G1 -
utfpr 2018) Assinale a alternativa correta.
A grandeza intensidade de corrente elétrica tem
como unidade de medida ampère e essa unidade é definida pela razão (divisão)
entre duas outras unidades, que são, respectivamente,
a) coulomb e segundo.
b) volt e segundo.
c) coulomb e volt.
d) joule e volt.
e) volt e ohm.
3. (G1 -
cftmg 2018) No circuito elétrico das
residências, há algumas chaves disjuntoras de segurança que se desligam
automaticamente em caso de sobrecarga. Na cozinha de uma casa pode ocorrer de
funcionarem, ao mesmo tempo, uma geladeira de 1000 W um forno de 2100 W uma lâmpada de 50 W e um liquidificador de 150 W. Se essa casa possui
uma rede elétrica de 110 W o disjuntor da cozinha
deve ser capaz de suportar uma corrente, em amperes, de, no mínimo,
a) 15
b) 30
c) 45
d) 60
4. (G1 -
ifsp 2017) Dois dos principais efeitos
causados pela passagem de uma corrente elétrica são:
I. Efeito térmico ou Joule – uma corrente
elétrica, pela sua passagem, provoca uma variação de temperatura num condutor.
II. Efeito magnético – toda corrente
elétrica cria ao seu redor um campo magnético no espaço em torno de si. Isto
pode ser verificado experimentalmente aproximando-se uma bússola de um condutor
sendo percorrido por corrente elétrica: a agulha sobre deflexão.
Considerando um condutor metálico percorrido por
uma corrente de intensidade de 1 A assinale a alternativa
correta.
a) A corrente de intensidade de 1A corresponde a 2 Coulomb (c) por segundo.
b) Em 12 s a quantidade de carga
que atravessará uma região do condutor será de 10 C
c) Esta corrente elétrica corresponde a um fluxo de
elétrons por segundo, considerando a carga elementar igual a
elétrons por segundo, considerando a carga elementar igual a
d) A velocidade média dos elétrons que constituem a
corrente é igual à velocidade da luz no vácuo.
5. (G1 -
ifsp 2017) Pode-se ter ideia do consumo de
um aparelho, isto é, da quantidade de energia elétrica que ele transforma em
outras formas de energia caso se conheça sua potência elétrica e o tempo que
ele fica ligado. Os fabricantes dos aparelhos geralmente informam a potência na
própria carcaça do aparelho. A potência elétrica de um aparelho indica a quantidade
de energia elétrica em um certo intervalo de tempo. Pode-se dizer que a
potência é a rapidez com que se realiza um trabalho. Por exemplo: uma lâmpada
de 150 W transforma 150 J de energia elétrica em
luz e energia térmica em cada segundo de funcionamento; uma de 25 W transforma, neste
mesmo tempo, seis vezes menos energia.
Com relação às situações encontradas em ligações residenciais, assinale a alternativa correta.
a) O custo mensal para manter um secador de cabelo de
potência elétrica 10 W ligado, durante 5 h todos os dias, supondo
que o preço de de energia elétrica
seja 1kWh será de R$ 0,16, será de R$ 0,34.
b) Um eletricista modifica a instalação elétrica de
uma casa e substitui um chuveiro elétrico ligado em 110 V por outro, de mesma
potência, mas ligado em 220 V Observa-se que esse
chuveiro passará, então, a consumir mais energia elétrica.
c) Considerando que uma conta de energia elétrica
indica um consumo de energia elétrica de durante um mês,
pode-se afirmar que esse valor de energia, escrito em unidade do sistema internacional,
é
d) Um chuveiro elétrico de potência quando ligado em tem sua potência
reduzida pela metade quando ligado em
e) Considerando que em uma residência com moradores, que tomam um banho diário, um de cada vez, em um chuveiro elétrico de 3kW se cada banho tem duração de 10 minutos, o consumo de um mês (30 dias) da energia elétrica consumida pelo chuveiro será de 300 kWh.
e) Considerando que em uma residência com moradores, que tomam um banho diário, um de cada vez, em um chuveiro elétrico de 3kW se cada banho tem duração de 10 minutos, o consumo de um mês (30 dias) da energia elétrica consumida pelo chuveiro será de 300 kWh.
6. (G1 - ifsul 2017) A
imagem abaixo ilustra a associação de resistores em um circuito misto.
Considerando que todos os resistores possuem a mesma resistência elétrica R, a resistência equivalente da associação é igual a
a) R
b) 4R
c) 3R/5
d) 4R/3
7. (G1 - col. navl 2017) Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.
Considerando que todos os resistores possuem a mesma resistência elétrica R, a resistência equivalente da associação é igual a
a) R
b) 4R
c) 3R/5
d) 4R/3
7. (G1 - col. navl 2017) Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.
Sendo assim, para cumprir essa
atividade de forma correta, o grupo associou
a) quatro resistores em série e obteve um dispositivo
de 625 W.
b) quatro resistores em paralelo e obteve um
dispositivo de 625 W
c) três resistores em paralelo e obteve um dispositivo
de 680 W
d) dois resistores em paralelo e obteve um dispositivo
de 470 W
TEXTO PARA A PRÓXIMA
QUESTÃO:
O salto em distância é uma
modalidade olímpica de atletismo em que os competidores combinam velocidade,
força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto
pré-determinado. Sua origem remonta aos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Nos
Jogos Olímpicos da Era Moderna ele é disputado no masculino desde a primeira
edição, em Atenas no ano de 1896, e no feminino desde os jogos de Londres, em
1948.
Foi
apenas na 5ª edição das Paraolimpíadas, em Toronto (Canadá), em 1976, que
atletas amputados ou com comprometimento visual puderam participar pela
primeira vez. Com isso, o atletismo passou a contar com as modalidades de salto
em distância e salto em altura.
A
Física está presente no salto em distância, de forma simplificada, em quatro
momentos:
1º momento: Antes de saltar o
indivíduo corre por uma raia, flexiona as pernas, dando um último passo, antes
da linha que limita a área de corrida, que exerce uma força contra o chão.
Desta forma o atleta faz uso da Terceira Lei de Newton, e é a partir daí que
executa o salto.
2º momento: A Segunda Lei de
Newton nos deixa claro que, para uma mesma força, quanto maior a massa corpórea
do atleta menor sua aceleração, portanto, atletas com muita massa saltarão, em
princípio, uma menor distância, se não exercerem uma força maior sobre o chão,
quando ainda em contato com o mesmo.
3º momento: Durante a fase de
voo do atleta ele é atraído pela força gravitacional e não há nenhuma força na
direção horizontal atuando sobre ele, considerando que a força de atrito com o
ar é muito pequena. No pouso, o local onde ele toca por último o solo é
considerado a marca para sua classificação (alcance horizontal).
4º momento: Chegando ao solo, o
atleta ainda se desloca, deslizando por uma determinada distância que irá
depender da força de atrito entre a região de contato com o solo,
principalmente entre a sola da sua sapatilha e o pavimento que constitui o
piso. No instante em que o atleta para completamente, a resultante das forças
sobre ele é nula.
8. (G1 - cftrj 2017) Considerando que um atleta possa produzir até 2600 W de potência durante um salto em distância, determine o número máximo de lâmpadas de 120 V/1,5 A, associadas em série, que poderiam ser acesas utilizando-se a potência produzida neste salto.
c) 14 lâmpadas.
9. (G1 - ifsp 2016) A tabela a seguir mostra a série triboelétrica.
Através essa série é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a lã fica carregado negativamente.
O vidro ao ser atritado com a
seda ficará carregado:
a) positivamente, pois ganhou prótons.
b) positivamente, pois perdeu elétrons.
c) negativamente, pois ganhou elétrons.
d) negativamente, pois perdeu prótons.
e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro
ser eletrizado.
10. (G1 - ifce 2016) Dois corpos A e B de materiais diferentes, inicialmente neutros
e isolados de outros corpos, são atritados entre si. Após o atrito, observamos
que
a) um fica eletrizado negativamente e o outro,
positivamente.
b) um fica eletrizado positivamente e o outro continua
neutro.
c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua
neutro.
d) ambos ficam eletrizados negativamente.
e) ambos ficam eletrizados positivamente.
Para demonstrar a versatilidade da pilha em
circuitos elétricos fechados, um professor elaborou uma experiência usando uma
pilha, duas chaves, duas lâmpadas e alguns pedaços de fio, construindo um
circuito elétrico capaz de atender, em momentos distintos, as seguintes
funções:
I. acender as duas lâmpadas ao mesmo tempo;
II. acender apenas uma lâmpada e manter, ao mesmo
tempo, a outra apagada, podendo esta ação ser feita para ambas as lâmpadas;
III. manter apagadas as duas lâmpadas.
Sabendo que as tensões e correntes obtidas no
circuito construído eram suficientes para que as lâmpadas se acendessem sem se
queimarem, assinale a alternativa que contenha o esquema que corresponde ao
circuito construído pelo professor.
12. (G1 - ifsul 2016) As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes. A tabela abaixo permite perceber essa diferença, basta comparar os valores de potência elétrica para os dois diferentes tipos de lâmpadas. Para cada linha da tabela, o fluxo luminoso é o mesmo (lumens), diferindo apenas no valor da potência elétrica que cada lâmpada precisa para atingir o mesmo resultado luminoso.
Nesse contexto, suponha que, em uma residência, sejam trocadas dez lâmpadas incandescentes de 100 W por dez lâmpadas de LED de mesmo fluxo luminoso. Considere que cada lâmpada permanece ligada 3h por dia e que o custo do kWh é igual a 0,90. Qual é, aproximadamente, a economia gerada na conta de luz com a troca das lâmpadas ao final de trinta dias?
a) R$ 72,00
b) R$ 64,20
c) R$ 18,00
d) R$ 16,20
c) R$ 18,00
d) R$ 16,20
a) 4
b) 8
c) 16
d) 32
a) 52
b) 102
c) 520
d) 1040
15. (G1 - ifce 2016) Em um chuveiro
elétrico os valores da potência e da tensão elétrica valem 6600 W (watts) e 220 V (volts),
respectivamente. Quando o chuveiro estiver ligado, o valor da corrente elétrica
que circula nele, em ampères, vale
a) 20
b) 15
c) 30
d) 35
e) 4
16. O circuito elétrico representado no diagrama abaixo contém um gerador ideal de 21 Volts com resistência interna desprezível alimentando cinco resistores.
a) 20
b) 15
c) 30
d) 35
e) 4
16. O circuito elétrico representado no diagrama abaixo contém um gerador ideal de 21 Volts com resistência interna desprezível alimentando cinco resistores.
Qual o
valor da medida da intensidade da corrente elétrica, expressa em amperes, que
percorre o amperímetro A conectado ao circuito
elétrico representado?
a) 0,5 A
b) 1,0 A
c) 1,5 A
d) 2,0 A
e) 2,5 A
17. (G1 - ifpe 2016) Em muitas casas brasileiras, para um maior conforto, é comum ter instalado um chuveiro elétrico. Seu funcionamento se dá graças à resistência presente em seu interior, cuja função é produzir aquecimento. Todo equipamento com essas características está inserido no grupo dos resistivos.
De acordo com essas informações, assinale a
alternativa que apresenta apenas equipamentos que pertencem ao grupo dos
resistivos.
a) Ferro elétrico, geladeira, secador de cabelos.
b) Chapinha para cabelos, secador de cabelos,
computador.
d) Secador de cabelos, chapinha para cabelos, ferro
elétrico.
e) Televisão, lâmpada incandescente, forno elétrico.
e) Televisão, lâmpada incandescente, forno elétrico.
TEXTO PARA A PRÓXIMA
QUESTÃO:
O texto a seguir refere-se à(s) questão(ões) propostas abaixo
“No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).
“No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).
Ao proclamar um Ano
Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas
reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias
baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para
os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e
saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina
científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a
medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a
ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da
sociedade mundial.”
(http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015-international-year-of-light/
Acesso em 10 de set. 2015.
18. (G1 - cftrj 2016) Células
fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a
energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia
elétrica. O conjunto de células fotoelétricas é chamado Placa Fotovoltaica,
e o uso hoje é bastante comum em lugares afastados da rede elétrica
convencional. Existem placas de várias potências e diferentes tensões para os
mais diversos usos.
a) 864 A
b) 90,0 A
c) 12,0 A
d) 6,0 A
a) 864 A
b) 90,0 A
c) 12,0 A
d) 6,0 A
Uma placa fotovoltaica com 72, W de potência de pico,
por exemplo,capaz de prover uma diferença de potencial de 12 V. Qual a corrente
elétrica gerada por esta placa?