DP FÍSICA 2019

Plano de Estudos para Dependência de Física 


1º ANO - ENSINO MÉDIO


FÍSICA

·        O aluno em DP em Física referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0)  com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.   
     Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.     
·        Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
     Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
·        Para os alunos frequentes: Trabalho manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.
  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.

 

PLANO DE ESTUDOS PARA AVALIAÇÃO DE FÍSICA -

1º ANO - ENSINO MÉDIO

1º SEMESTRE

·                    Movimento
·                    Movimento repouso
·                    Partículas ou um ponto material
·                    Posição ao longo de uma trajetória
·                    Velocidade média
·                    Aceleração média
·                    Movimento acelerado e retardado
·                    Movimento uniforme
·                    Função horária do UM
·                    Gráficos do movimento uniforme
·                    Movimento uniformemente variado
·                    Função horária do MUV
·                    Equação de Torricelli
·                    Gráfico do MUV

Vídeos de apoio:




Exercícios

1)           Um móvel tem velocidade 72 Km/h. Quanto vale essa velocidade em m/s?

2)           Em um determinado instante, a velocidade de uma motocicleta é de 30 m/s. Que velocidade indica o velocímetro da moto?


3)           Transforme em m/s: a) 36 Km/h; b) 54/Km/h; c) 90 Km/h

4)           Transforme em Km/h
a) 5 m/s;                    b)  35 m/s;                 c) 100 m/s

5)           Qual é o intervalo de tempo necessário para que um móvel cuja aceleração média é igual a 5 m/s² sofra uma variação de velocidade 25 m/s?

6)           Um móvel parte do repouso  e atinge a velocidade de 10 m/s em 5s.Qual é a aceleração média do móvel nesse intervalo de tempo?


7)           Um certo tipo de foguete., partindo do repouso, atinge a  velocidade de 12 Km/s após 36 s. Qual é a aceleração média, em Km/s², nesse intervalo de tempo?
a) Zero           b) 3                 c) ½                d) 1/3              e) 2

8) A função horária das posições de um móvel é S= -50 + 2 . t (SI); determine:
a) Espaço incial
b) Espaço final quando T=10 s
c) Instante em que muda de sentido

9) Repita o exercício anterior para função S= 18 – 6 . t (SI)

10) No instante t = 0, a distancia entre os móveis, em metros, era:
      a)  30          b) 50             c) 60               d) 80     e) 120

11) A velocidade de um móvel obedece à função:  V = 20 – 5 . t (SI)
a)           Qual o valor da velocidade inicial e da aceleração?
b)           Qual o valor da velocidade em t = 10 s?
c)            Em t = 10 s, o movimento é acelerado ou retardado?
   
12) Um móvel parte do repouso (v = 0) e atinge a velocidade de 20 m/s em 5 s. Sendo a aceleração constante, determine:
    a) a aceleração do móvel;
    b) a equação das velocidades.

13) Em relação ao exercício anterior, sabendo-se que o móvel iniciou o movimento na posição S = 15 m, determine a função horária das posições do móvel.

15) Um trem apresenta a velocidade de 20 m/s. Ao frear, é aplicado uma desaceleração constante de 4 m/s². Qual é a distância percorrida pelo trem até a parada final?

16) Um móvel parte do repouso com aceleração constante de 3 m/s². Qual será a sua velocidade após ter percorrido 24 m?

Sites para estudo:

https/www.revistagalileu-globo.com/9sitesecanais-estudou-astronomia-de-graca-h
   

DP Fisica 1º Ano Ensino Médio


2º Semestre


O aluno(a) devera fazer a revisão de todo o conteúdo descrito abaixo, tendo que ser entregue na data estipulada, em folha almaço e a caneta.

Conteúdo

Cinemática - Velocidade Escalar Média - Unidades de Velocidade
Movimento Uniforme
Gráficos do Movimento Uniforme - Cálculo da Velocidade
Aceleração Escalar Média - Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Gráficos do MUV, da Velocidade Escalar e do Espaço em Função do Tempo
Velocidade Angular
Lançamento oblíquo
Primeira Lei de Newton
Segunda Lei de Newton
Terceira Lei de Newton
Forças entre blocos - Forças entre blocos e fios
Decomposição de forças

Plano inclinado
Forças de atrito
Força elástica
Força centrípeta
Trabalho de Força Constante - Trabalho em Trajetória Curva
Energia Cinética
Energia mecânica e a conservação da energia
Potência e energia
Quantidade de movimento - Definição
Impulso e Quantidade de Movimento
Leis de Kepler
Gravitação universal - Lei da gravitação universal
Densidade de um corpo - Massa específica
Pressão atmosférica
Princípio de Arquimedes

Deve-se também ver os vídeos indicados a seguir, escolher apenas 3 deles, e transcreve-los para o trabalho contendo o enunciado do exercício e toda sua resolução.

Copiar os links e colar em nova janela

https://www.youtube.com/watch?v=O94xkhXffnA&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7

https://www.youtube.com/watch?v=HiCHgi-5KRo&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=8ntOrge1OR8&index=9&list=PLnvUhOKqMcbm9HVjBcxCy3XURm9H0Zqf7

https://www.youtube.com/watch?v=p0lJRVDbbCk&index=5&list=PLnvUhOKqMcbkz1PvMjjvx00jadIG_AH93

https://www.youtube.com/watch?v=JvFwss0HPlw&list=PLnvUhOKqMcbmMc_maQOEM1cpSwzNn2CN8

https://www.youtube.com/watch?v=O39DguF3EYg&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk&index=1

https://www.youtube.com/watch?v=SkEHpAozWlY&index=2&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk

https://www.youtube.com/watch?v=MewptceGV-8&list=PLnvUhOKqMcbkKHc8xFW-7IfsqubhXKfTk&index=6





2ª Série - ENSINO MÉDIO



  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
  • Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
  •     Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
         Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
    ·        Para os alunos frequentesTrabalho manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.

 1º Semestre

Conteúdos requeridos para o cumprimento da dependência ( DP )

Trabalho manuscrito relativo ao 1° semestre

Estática dos sólidos e dos Fluidos
- Estática do ponto material
- Momento de força
- Estática do corpo extenso
- Densidade e massa específica
- Pressão
-lei de Stevin
Princípio de Pascal e Princípio de Arquimedes
- Princípio de Pascal
- Prensa hidráulica
- Princípio de Arquimedes
- Condição de flutuação

SUGESTÃO PARA ESTUDO













EXERCÍCIOS
1) 01 – É dado o sistema em equilíbrio, e:
sen 37o = cos 53o = 0,6
sen 53o = cos 37o = 0,8






Sabendo-se que a tração na corda 1 é 300 N,
a tração na corda 2 é:
a) 500 kg
b) 400 N
c) 4000 N
d) 400 J
e) 4 N

02 – O corpo da figura tem peso 80 N e está em equilíbrio suspenso por fios ideais. Calcule a intensidade das forças de tração suportadas pelos fios AB e AC. Adote: cos 30o = 0,8 e sem 45o = cos 45o = 0,7
  







a) 70,2 N e 61,5 N
b) 66 N e 45 N
c) 76 N e 88 N
d) 45 N e 23 N
e) 98 N e 124 N
03 – Um corpo de peso P é sustentado por duas cordas inextensíveis, conforme a figura.






Sabendo que a intensidade da tração
na corda AB é de 80 N, calcule:
a) o valor do peso P:
b) a intensidade da tração na corda BC.

a) 30 N e 45 N
b) 40 N e 64 N
c) 56 N e 54 N
d) 78 N e 88 N
e) 103 N e 54 N
04 – No sistema abaixo, o peso P está preso ao fio AB por uma argola. Despreze os atritos e calcule as trações nos fios AO e BO. Dados: P = 100 N, sen 30o = 0,5 e cos 30o = 0,8.







a) 200 N
b) 600 N
c) 700 N
d) 800 N
e) 100 N

05 – As cordas A, B e C da figura abaixo têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C no ponto P. A corda C tem preso à sua extremidade um objeto de massa igual a 10 kg.










a) 400 N
b) 500 N
c) 100 N
d) 600 N
e) 900 N
06 – (Acafe-SC) Fruto da nogueira (árvore que vive até 400 anos), a noz é originária da Ásia e chegou à Europa por volta do século IV, trazida pelos romanos. Uma característica da noz é a rigidez de sua casca. Para quebrá-la, usa-se um quebra-nozes. A figura abaixo mostra um quebra-nozes, de massa desprezível, facial de ser construído.







Certa noz suporta, sem quebrar, uma força de módulo igual a 2 000 N. É correto afirmar que, para quebrá-la, a distância mínima da articulação, d, em cm, onde se deve aplicar uma força , de módulo igual a 250 N, é:
a) 25.
b) 50.
c) 20.
d) 40.
e) 10.

07 – (Uerj) Para demonstrar as condições de equilíbrio de um corpo extenso, foi montado o experimento abaixo, em que uma régua graduada de A a M, permanece em equilíbrio horizontal, apoiada no pino de uma haste vertical.










Um corpo de massa 60 g é colocado no ponto A e um corpo de massa 40 g é colocado no ponto I.










Para que a régua permaneça em equilíbrio horizontal, a massa, em gramas, do corpo que deve ser colocado no ponto K, é de:

a) 90.
b) 70.
c) 40.
d) 20.
08 – Em um playground de uma escola, duas crianças brincam em uma gangorra. Ana tem massa de 40 kg e Beatriz tem massa de 50 kg. A distância do ponto de apoio para as duas é de 2,0 m. Beatriz permanece na parte de baixo da gangorra, do lado esquerdo. Ana, por sua vez, fica na parte alta no lado oposto. Considere g = 10 m/s2.
Caracterize (determine)  o torque resultante em relação ao ponto de apoio.
a) – 200 N.m
b) 200 N.m
c) 300 N.m
d) – 300 N.m
e) 500 N.m
09 – Uma barra homogênea de peso B = 200 N está fixa a uma parede pelo ponto A e por um cabo, conforme mostra a figura a seguir.










A carga P tem peso P = 50 N. Considere sen 370 = cos 530 = 0,60. Determine o módulo da tração no cabo.
a) 800
b) 500
c) 300
d) 700
e) 100
10 – Em várias situações do dia a dia, necessitamos aplicar forças que sem o auxilio de alguma ferramenta ou máquinas, simplesmente não conseguiríamos. Apertar ou afrouxar um parafuso, por exemplo, requer uma força que não somos capazes de exercer. Considere um parafuso muito apertado que necessita da aplicação de um torque igual a 150 N.m para ser solto, conforme mostra a figura a seguir.






 Determine a intensidade da força F aplicada, desprezado o peso da ferramenta.
a) 3000
b) 4000
c) 7000
d) 1000
e) 10000
11 – Suponha que duas crianças brincam em uma gangorra constituída por uma prancha de madeira de peso 20 kgf. A prancha tem forma regular, constituição homogênea e encontra-se apoiada em seu centro geométrico. O peso da criança A é igual a 50 kgf:






Sabendo que o sistema está em equilíbrio na situação apresentada, determine:
A intensidade da força exercida pelo apoio sobre a prancha (reação normal do apoio).
a) 200 Kgf
b) 600 Kgf
c) 700 Kgf
d) 900 Kgf
e) 170 Kgf
12 – Na figura abaixo está representada uma barra homogênea de comprimento 3,0 m e peso 60 N em equilíbrio devido à carga P. Determine o peso da carga P.






a) 80
b) 90
c) 60
d) 40
e) 120
13 – A barra homogênea representada na figura abaixo tem 3,0 m de comprimento, pesa 600 N e está equilibrada horizontalmente sobre dois apoios A e B. Determine a força de reação exercida pêlos apoios sobre a barra.





a) 300 e 500
b) 123 e 456
c) 450 e 150
d) 560 e 654
e) 245 e 567
14 – 0 sistema da figura abaixo está em equilíbrio. O peso da carga Q = 20 N e da carga S = 10 N. Desprezando o peso da barra, determine o peso da carga P.








a) 55
b) 67
c) 69
d) 98
e) 150
15) . Um cubo de gelo flutua na superfície da água. Calcule a fração submersa do cubo. (dGELO = 0,9 g/cm³; dAGUA = 1 g/cm³)
a) 90%
b) 40%
c) 30%
d) 76%
e) 58%
16)  Um submarino tem massa de 20 toneladas. Qual deve ser seu volume, em m³ se ele estiver parado, totalmente submerso no mar? (dAGUA = 1 g/cm³)
a) 80 m3
b) 20 m3
c) 100 m3
d) 76 m3
e) 34 m3
17) (PUCRS) Um densímetro é um dispositivo que permite medir a massa específica ou densidade de fluidos. Um densímetro muito simples, para avaliar massas específicas, pode ser feito com um canudinho e um contrapeso (C) colado na base do mesmo. As figuras abaixo representam o efeito no densímetro (D), em equilíbrio, mergulhado em dois fluidos diferentes, Fluido 1 e Fluido 2.







A partir da figura, é correto afirmar que
(A) o peso do densímetro no Fluido 1 é maior do que no Fluido 2.
(B) no Fluido 2, o densímetro recebe um empuxo maior do que no Fluido 1.
(C) o densímetro afunda mais no Fluido 2 porque a massa específica deste fluido é maior.
(D) o empuxo sobre o densímetro é o mesmo no Fluido 1 e no Fluido 2.
(E) o Fluido 1 é mais denso do que o Fluido 2.
18) (UCS) Considere uma casa flutuante sobre as águas do Rio Amazonas. O que permite à casa flutuar é o fato de ela estar sobre 250 garrafas pet preenchidas apenas com ar. O conjunto casa mais 250 garrafas sofre um empuxo de 3000 N. Assumindo que a massa de cada garrafa seja de 90 gramas, qual o peso da casa? (ignore o peso do ar dentro de cada garrafa e considere a aceleração da gravidade como g=10 m/s²)
(A) 2700 N.
(B) 2725 N.
(C) 2775 N
(D) 2750 N.
(E) 2800 N
19) (UFPEL) Duas esferas de ferro de mesmo volume, uma maciça e outra oca, estão mergulhadas completamente num líquido. Baseado em seus conhecimentos sobre hidrostática, com relação à situação descrita acima, é correto afirmar que
(A) os empuxos sofridos pelas esferas serão diferentes, porém as pressões a que estarão submetidas serão iguais.
(B) tanto os empuxos como as pressões a que ficarão submetidas serão iguais, mesmo para profundidades diferentes, já que possuem o mesmo volume.
(C) as duas esferas sofrerão o mesmo empuxo e estará submetida a uma maior pressão aquela que estiver a uma profundidade maior.
(D) sofrerá o maior empuxo a esfera oca, e as pressões a que estarão submetidas serão iguais, visto que ambas são de ferro.
(E) sofrerá o maior empuxo a esfera maciça, e as pressões a que estarão submetidas dependerão das massas específicas das esferas.
20 (UFPEL) Um corpo tem seu peso registrado em um dinamômetro quando imerso no ar, na água (recipiente A) e em um líquido B (recipiente B) conforme indicam as figuras abaixo, respectivamente.







De acordo com os textos e seus conhecimentos sobre hidrostática, é correto afirmar que
(A) o líquido B tem densidade maior que a da água.
(B) a água tem densidade igual à do líquido B.
(C) o líquido B tem densidade menor que a da água.
(D) a densidade do líquido B não pode ser determinada por falta de dados.
(E) o empuxo sobre o corpo, quando mergulhado na água, é maior do que quando mergulhado no líquido B.

21) (UFRGS) A figura abaixo representa duas situações em que um mesmo cubo metálico, suspenso por um fio, é imerso em dois líquidos, X e Y, cujas respectivas densidades, dX e dY , são tais que dX > dY.






Designando-se por Ex e Ey as forças de empuxo exercidas sobre o cubo e por Tx e Ty as tensões no fio, nas situações dos líquidos X e Y respectivamente, é correto afirmar que
(A) Ex < Ey e Tx > Ty.
(B) Ex = Ey e Tx < Ty.
(C) Ex = Ey e Tx = Ty.
(D) Ex > Ey e Tx > Ty.
(E) Ex > Ey e Tx < Ty.
22) (UNESP) Três esferas maciças e de mesmo tamanho, de isopor (1), alumínio (2) e chumbo (3), são depositadas num recipiente com água. A esfera 1 flutua, porque a massa específica do isopor é menor que a da água, mas as outras duas vão ao fundo (veja figura a seguir) porque, embora a massa específica do alumínio seja menor que a do chumbo, ambas são maiores que a massa específica da água.










Se as intensidades dos empuxos exercidos pela água nas esferas forem, respectivamente, E1, E2‚ e E3, tem-se:
(A) E1 = E2 = E3.
(B) E1 < E2 < E3.
(C) E1 > E2 > E3.
(D) E1 < E2 = E3.
(E) E1 = E2 < E3.
23) (Unitau) Um navio de 100 toneladas, após receber certa quantidade de sacos de café, de 60 kg cada, passou a ter um volume submerso V = 160 m³. Quantas sacas de café entraram no navio se a densidade da água é 1,0 g/cm³?
(A) 100
(B) 1000
(C) 600
(D) 60
(E) 6000
24) (UFRGS) Uma caixa de 500 N tem faces retangulares e suas arestas medem 1,0 m, 2,0 m e 3,0 m. Qual a pressão que a caixa exerce quando apoiada com sua face menor sobre uma superfície horizontal?
(A) 100 N/m2
(B) 125 N/m2
(C) 167 N/m2
(D) 250 N/m2
(E) 500 N/m2
25) (UFRGS) Uma força de 2 N é aplicada perpendicularmente a uma superfície por meio de um pino de 1 mm2 de área. A pressão exercida pelo pino sobre essa superfície é
(A) 2 x 106 N/m2
(B) 2 x 10-6 N/m2
(C) 2 x 104 N/m2
(D) 2 x 10-4 N/m2
(E) 2 N/m2
26) (UFRGS) A pressão de um gás contido no interior de um recipiente cúbico é de 6000 N/m2. A aresta do recipiente mede 0,2 m. Qual é o módulo da força média exercida pelo gás sobre cada face do recipiente?
(A) 40 N
(B) 240 N
(C) 1200 N
(D) 2400 N
(E) 30000 N
27) (UFRGS) Um copo cilíndrico de seção transversal interna igual a 20 cm2 está cheio com um líquido de massa específica igual a 1,5 g/cm3 até a altura de 8 cm. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, qual é, aproximadamente, a força peso do líquido contido no recipiente?
(A) 1,2 N
(B) 1,6 N
(C) 2,4 N
(D) 16 N
(E) 240 N
28) (UFV-MG) As represas normalmente são construídas de maneira que a largura da base da barragem seja maior que a largura da parte superior. Essa diferença de largura se justifica, principalmente, pelo(a):
(A) aumento, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem.
(B) diminuição, com a profundidade, da pressão da água sobre a barragem.
(C) aumento, com a profundidade, do empuxo exercido pela água.
(D) diminuição, com a profundidade, do empuxo exercido pela água.
(E) diminuição, com a profundidade, da viscosidade da água.
29). (UFRGS) Selecione a alternativa que apresenta as palavras que preenchem corretamente as lacunas nas afirmações seguintes:
I- Na atmosfera terrestre, a pressão atmosférica ......................... à medida que aumenta a altitude.
II- No mar, a pressão na superfície é ................ do que a pressão a dez metros de profundidade.
(A) aumenta – maior
(B) permanece constante – menor
(C) permanece constante – maior
(D) diminui – maior
(E) diminui – menor

30) (UFRGS) Das seguintes afirmações sobre fluidos, qual a incorreta?
(A) a pressão atmosférica aumenta à medida que aumenta a altitude.
(B) A massa de um líquido homogêneo é o produto de seu volume pela sua massa específica.
(C) A pressão num líquido em repouso aumenta à medida que aumenta a profundidade.
(D) Nos fluidos em repouso a pressão é transmitida igualmente em todas as direções.
(E) A perda aparente de peso de um corpo mergulhado num líquido é igual em intensidade ao peso do líquido que desloca.
31) (PUC-MG) Uma faca está cega. Quando a afiamos, ela passa a cortar com maior facilidade, devido ao aumento de:
(A) área de contato (B) esforço    (C) força        (D) pressão   (E) sensibilidade
32) (Fatec-SP) Submerso em um lago, um mergulhador constata que a pressão absoluta no medidor que se encontra no seu pulso corresponde a 1,6 x105 N/m2. Um barômetro indica a pressão atmosférica local de 1,0 x105 N/m2. Considere a massa específica da água sendo 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade, 10 m/s2. Em relação à superfície, o mergulhador encontra-se a uma profundidade de:
(A) 1,6 m
(B) 6,0 m
(C) 16 m
(D) 5,0 m
(E) 10 m
33) (UEL-PR) Uma sala tem as seguintes dimensões: 4,0 m x 5,0 m x 3,0 m. A densidade do é 1,2 kg/m3 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s2. O peso do ar na sala, em newtons, é de:
(A) 720
(B) 600
(C) 500
(D) 72
(E) 60
34) (UCS) Uma história do folclore do futebol: um jogador gabava-se de ter um chute tão forte, mas tão forte, que certa vez, ao chutar para cima uma bola murcha, acertou um piloto de asa-delta. O mais surpreendente foi que, ao ser procurado, o piloto da asa-delta confirmou a história, porém afirmou, com toda certeza, que a bola estava cheia.
Nessa situação, a bola inflou, porque
(A) o empuxo sobre ela aumentou enquanto subia, fazendo com que sua pressão interna aumentasse também.
(B) a pressão atmosférica ficou menor do que sua pressão interna ao subir.
(C) sua pressão interna, ao subir, diminuiu, e a pressão atmosférica aumentou, fazendo com que sua válvula permitisse a entrada de mais ar.
(D) o gás usado para enchê-la sofreu uma reação química, pelo chute, duplicando sua massa.
(E) a pressão externa aumentou com a altitude compactando mais a bola, o que deu a impressão de que ela estava cheia.



DP Fisica 2º Ano Ensino Médio



  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
2º Semestre


Dependência de Física  -2ª série –  2º Semestre

Pesquisa:
Ondulatória
·       O que é ondulatória?
·       O que é um pulso de onda?
·       O que é uma fonte de onda?
Classificar as ondas:
·       Quanto a Natureza
·       Quanto ao Tipo
·       Quanto a direção de Propagação
Definição de Período (T) e Frequência (f)
·       Equação fundamental da onda
·       Reflexão e Refração da onda
·       Interferência de Ondas
Acústica
·       Ondas sonoras
·       Reverberação
·       Princípio de Huygens – Fresnel
·       Propriedades Fisiológicas do som
·        Efeito Doppler
Óptica:
·       Meios ópticos
·       Fontes de Luz
·       Corpos luminosos e iluminados
·       Princípios da Propagação da Luz
·       Reflexão da Luz
·       Espelhos Planos e Construção de imagens
·       Espelhos Esféricos e Construção de imagens
·       Leis da Refração da Luz;
·       Lentes e Instrumentos ópticos











3ª série do Ensino Médio
Programa de Dependência do Componente Curricular Física
Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da dependência (DP)
1º Semestre

     O aluno em DP em Física referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0)  com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.   
     Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.     
·        Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
     Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
·        Para os alunos frequentesTrabalho manuscrito relativo ao 1° semestres de 2019, deverá ser entregue nos dia 17, 18 e 19 de junho de 2019.
  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
·                    Eletrostática:

- Átomo e as partículas que o compõem;
- Carga elétrica;
- Eletrização: atrito, contato e indução;
- Força elétrica;
- Campo elétrico.

·                    Eletrodinâmica:

- Corrente elétrica;
- Leis de Ohm;
- Circuitos elétricos simples;        
- Associação de resistores: série, paralelo e mista;
- Elementos de um circuito: chave, fusível, medidores elétricos, curto circuito, lâmpadas e reostato;
- Potência e energia elétrica;
- Consumo de energia;
- Propostas para economia e uso inteligente de energia elétrica.

Roteiro de estudo
·                    Procure o título do assunto indicado para cada bimestre nos endereços físicos e eletrônicos sugeridos;
·                    Estude e faça resumos esquemáticos de cada assunto;
·                    Resolva os exercícios e atividades propostas segundo a orientação para execução do trabalho;
·                    Se tiver dúvidas, retorne ao material de apoio sugerido.


Apoio Sugerido
Vídeos no youtube:

·                    www.mesalva.com

·                    www.fisicafabricio.com.br/

·                    Canal “OS FISICONAUTAS” – Aulas e Exercícios resolvidos

 

Sites:

 

·                    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrodinamica/consumo.php

·                    https://www.sabereletrica.com.br 

·                    www.todamateria.com.br/energia-eletrica

·                    http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades/2016/04/160428_aparelhos_consumo_eletricidade_fn

 

Bibliografia:

 

·                    Física Básica – Nicolau e Toledo – Ed. Atual

·                    Física – Volume 3 – Bonjorno, Clinton e Luiz – Ed. FTD

·                    Compreendendo a Física – Volume 3 – Alberto Gaspar – Ed. Ática

·                    Física para o Ensino Médio – Volume 3 – Kazuito e Fuke – Ed. Saraiva

 

Orientações para execução do trabalho
·                    O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta e em papel almaço.
·                    Na capa, o trabalho deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
·                    Deve-se fazer um pequeno resumo de todos os tópicos elencados no 1º semestre.
·                    As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
·                    As questões com cálculos só serão validades com as devidas resoluções.
·        Todo conteúdo deste trabalho pode ser encontrado nos endereços eletrônicos e material didático indicados no tópico Apoio Sugerido.

Atividade 1

1. Penteando o cabelo, o pente se carrega negativamente, pois:
a) perde cargas elétricas positivas;
b) ganha cargas elétricas positivas;
c) perde cargas elétricas negativas;
d) ganha cargas elétricas negativas.
2. Quando o pente se carrega negativamente:
a) os cabelos se carregam positivamente;
b) os cabelos se carregam positiva ou negativamente;
c) também os cabelos se carregam negativamente;
d) os cabelos não se carregam eletricamente.
3. Conduzem bem a eletricidade:
a) borracha e vidro;
b) mica e porcelana;
c) vidro e plástico;
d) metais;
e) plástico e madeira.
4. Um corpo se eletriza devido à perda ou ganho de:
a) prótons;
b) íons positivos
c) ânions;
d) nêutrons;
e) elétrons.
5. Quando há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado, está ocorrendo:
a) magnetização;
b) eletrização por atrito;
c) eletrização por contato;
d) o fenômeno da indução.
6. Num corpo neutro, o número de elétrons é:
a) maior que o de prótons;
b) maior que o de nêutrons;
c) menor que o de prótons;
d) igual ao de prótons.
7. Uma pequena esfera metálica carregada, toca em uma esfera metálica isolada, muito maior, e inicialmente descarregada. Pode-se dizer que:
a) a esfera pequena perde toda sua carga;
b) a esfera pequena perde um pouco de sua carga;
c) a esfera pequena perde a maior parte de sua carga;
d) a esfera pequena não perde carga.
8. Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque:
a) a barra metálica é isolante e o corpo humano bom condutor;
b) a barra metálica é condutora e o corpo humano isolante;
c) tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores;
d) tanto a barra metálica como o corpo humano são isolantes.
9. Os corpos eletrizados por atrito, contato e indução ficam carregados, respectivamente, com cargas de sinais:
a) iguais, iguais e iguais;
b) iguais, iguais e contrários;
c) contrários, contrários e iguais;
d) contrários, iguais e iguais;
e) contrários, iguais e contrários.
10. Atrita-se um bastão de vidro com um pano de lã inicialmente neutros. Pode-se afirmar que:
a) só a lã fica eletrizada;
b) só o bastão fica eletrizado;
c) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) o bastão e a lã se eletrizam com cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos.
11. Na eletrização por indução:
a) há passagem de cargas do indutor para o induzido;
b) há passagem de cargas do induzido para o indutor;
c) a passagem de cargas dependerá do sinal de carga do indutor;
d) há separação de cargas no induzido, devido à presença do indutor.
12. Dois corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal se:
a) atraem;
b) repelem;
c) anulam;
d) destroem.
13. Um corpo, inicialmente neutro, fica eletrizado com carga positiva, quando:
a) adicionamos prótons;
b) adicionamos elétrons;
c) removemos elétrons;
d) removemos prótons.
14. Dizemos que um corpo está eletrizado negativamente, quando:
a) tem falta de elétrons;
b) tem excesso de elétrons;
c) tem falta de prótons;
d) tem falta de nêutrons.
15. Suponha um corpo A eletrizado por atrito contra um corpo B. Pode-se dizer que:
a) somente o corpo A se eletriza;
b) somente o corpo B se eletriza;
c) os dois corpos se eletrizam com cargas de mesmo sinal;
d) os dois corpos se eletrizam com cargas de sinais contrários.
16. Se aproximarmos um condutor A, eletricamente carregado, de um condutor B neutro, sem que haja contato, então o condutor B:
a) não é atraído e nem repelido pelo condutor A, porque B é neutro;
b) é repelido pelo condutor carregado, porque adquire carga de sinal contrário à de A;
c) é atraído por A, porque adquire carga de sinal contrário ao de A;
d) á atraído por A, devido ao fenômeno da indução.
17. Dois corpos isolados, A e B, se atraem por força de interação elétrica. Podemos afirmar que:
a) necessariamente o corpo A está eletrizado;
b) necessariamente o corpo B está eletrizado;
c) necessariamente os corpos A e B estão eletrizados com cargas de sinais contrários;
d) pelo menos um dos dois corpos está eletrizado.

 

Atividade 2

 

Paulo mora com sua família em um bairro da zona leste de São Paulo que é abastecido por uma tensão de rede igual a 120V. Quando não está estudando ele adora escutar rock que vai de Sepultura a Jimmy Hendrix. Os pais reclamam do som “alto” e também das contas, pois o kWh de sua casa custa R$ 0,50. Seu aparelho de som tem 2400 W de potência e chega a ficar ligado quase o dia todo. O chuveiro é outro motivo de reclamação, a irmã passa 15 min (1/4 h) em um banho de 6600 W de potência e caso alguém abra a torneira elétrica de 2200 W (ambos ligados em 220 V), o disjuntor ultrapassa a corrente máxima e desarma.
Certa vez, uma das lâmpadas do quarto de Paulo queimou e nenhuma outra do spot com 3 lâmpadas acendia. Ele então acessou o Spotify do seu celular e aproveitou para sonhar com as notas, nada musicais, que irá tirar no bimestre.  


    Use o texto para responder as questões a seguir e também P = Ui e E = P.Δt . Justifique as respostas com os cálculos correspondentes. Lembre-se que 1h = 60 min.

1 - Encontre no texto as seguintes grandezas físicas:

a)           Voltagem do aparelho de som de Paulo – V = _______

b)           Potência do aparelho de som de Paulo – P = _______

c)            Voltagem do chuveiro e da torneira usados na casa de Paulo – V = _______

d)           Potência do chuveiro – P=______

e)           Potência da torneira – P=______

f)             Duração de cada banho da irmã de Paulo – Δt = ______

g)           Valor do kWh = R$_______

2 - Qual a corrente elétrica que passa pelo som de Paulo na potência máxima?

3- Qual a resistência elétrica do aparelho de som do Paulo?

4– Se o som ficar ligado por 60h por mês na máxima potência, qual a energia consumida em kWh?

5- Quantos reais, em energia elétrica, a irmã de Paulo gasta no final do mês só de banho, supondo que ela toma um banho por dia?


Bônus - Qual a corrente mínima para que um disjuntor, ligado à torneira e ao chuveiro, não desarme?

 

Atividade 3

 

1. (G1 - cftmg 2018) Duas esferas condutoras idênticas, inicialmente eletricamente neutras, encontram-se suspensas por fios inextensíveis e isolantes. Sobre elas, um jato de ar perpendicular ao plano da figura é lançado durante um determinado tempo.


Após esse procedimento, observa-se, então, que ambas as esferas estão fortemente eletrizadas, e, quando o sistema alcança novamente o equilíbrio estático, as tensões nos fios __________ e as esferas se __________.

A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas acima é
a) diminuíram e atraíram   
b) diminuíram e repeliram   
c) aumentaram e repeliram   
d) aumentaram e atraíram   
  
2. (G1 - utfpr 2018) Assinale a alternativa correta.

A grandeza intensidade de corrente elétrica tem como unidade de medida ampère e essa unidade é definida pela razão (divisão) entre duas outras unidades, que são, respectivamente,
a) coulomb e segundo.   
b) volt e segundo.   
c) coulomb e volt.    
d) joule e volt.   
e) volt e ohm.   
  
3. (G1 - cftmg 2018) No circuito elétrico das residências, há algumas chaves disjuntoras de segurança que se desligam automaticamente em caso de sobrecarga. Na cozinha de uma casa pode ocorrer de funcionarem, ao mesmo tempo, uma geladeira de 1000 W um forno de 2100 W uma lâmpada de 50 W e um liquidificador de 150 W. Se essa casa possui uma rede elétrica de 110 W o disjuntor da cozinha deve ser capaz de suportar uma corrente, em amperes, de, no mínimo,
a) 15   
b) 30   
c) 45   
d) 60   
  
4. (G1 - ifsp 2017) Dois dos principais efeitos causados pela passagem de uma corrente elétrica são:

I. Efeito térmico ou Joule – uma corrente elétrica, pela sua passagem, provoca uma variação de temperatura num condutor.
II. Efeito magnético – toda corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético no espaço em torno de si. Isto pode ser verificado experimentalmente aproximando-se uma bússola de um condutor sendo percorrido por corrente elétrica: a agulha sobre deflexão.

Considerando um condutor metálico percorrido por uma corrente de intensidade de 1 A assinale a alternativa correta.
a) A corrente de intensidade de 1A corresponde a 2 Coulomb (c)  por segundo.   
b) Em 12 s a quantidade de carga que atravessará uma região do condutor será de 10 C   
c) Esta corrente elétrica corresponde a um fluxo de 
                                elétrons por segundo, considerando a carga elementar igual a
   
d) A velocidade média dos elétrons que constituem a corrente é igual à velocidade da luz no vácuo.   

e) O sentido convencional da corrente é igual ao movimento dos elétrons livres dentro do condutor.   
  
5. (G1 - ifsp 2017) Pode-se ter ideia do consumo de um aparelho, isto é, da quantidade de energia elétrica que ele transforma em outras formas de energia caso se conheça sua potência elétrica e o tempo que ele fica ligado. Os fabricantes dos aparelhos geralmente informam a potência na própria carcaça do aparelho. A potência elétrica de um aparelho indica a quantidade de energia elétrica em um certo intervalo de tempo. Pode-se dizer que a potência é a rapidez com que se realiza um trabalho. Por exemplo: uma lâmpada de 150 W transforma 150 J de energia elétrica em luz e energia térmica em cada segundo de funcionamento; uma de 25 W transforma, neste mesmo tempo, seis vezes menos energia.
   
Com relação às situações encontradas em ligações residenciais, assinale a alternativa correta.
a) O custo mensal para manter um secador de cabelo de potência elétrica 10 W ligado, durante 5 h todos os dias, supondo que o preço de  de energia elétrica seja 1kWh será de R$ 0,16, será de R$ 0,34.  
b) Um eletricista modifica a instalação elétrica de uma casa e substitui um chuveiro elétrico ligado em 110 V por outro, de mesma potência, mas ligado em 220 V  Observa-se que esse chuveiro passará, então, a consumir mais energia elétrica.   
c) Considerando que uma conta de energia elétrica indica um consumo de energia elétrica de  durante um mês, pode-se afirmar que esse valor de energia, escrito em unidade do sistema internacional, é    
d) Um chuveiro elétrico de potência  quando ligado em  tem sua potência reduzida pela metade quando ligado em   

e) Considerando que em uma residência com  moradores, que tomam um banho diário, um de cada vez, em um chuveiro elétrico de 3kW  se cada banho tem duração de 10  minutos, o consumo de um mês (30 dias) da energia elétrica consumida pelo chuveiro será de 300 kWh.  

6. (G1 - ifsul 2017) A imagem abaixo ilustra a associação de resistores em um circuito misto.

Considerando que todos os resistores possuem a mesma resistência elétrica R, a resistência equivalente da associação é igual a
a) R
b) 4R
c) 3R/5
d) 4R/3
7. (G1 - col. navl 2017)  Em uma aula prática, um grupo de alunos recebeu como tarefa a montagem de um dispositivo elétrico que fosse capaz de produzir a maior potência possível quando ligado a uma fonte de 125 V. Para isso, receberam  resistores iguais, conforme mostrado na figura a seguir.

Sendo assim, para cumprir essa atividade de forma correta, o grupo associou
a) quatro resistores em série e obteve um dispositivo de 625 W.   
b) quatro resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 625 W   
c) três resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 680 W   
d) dois resistores em paralelo e obteve um dispositivo de 470 W   
e) dois resistores em série e obteve um dispositivo de 470 W.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

      O salto em distância é uma modalidade olímpica de atletismo em que os competidores combinam velocidade, força e agilidade para saltarem o mais longe possível a partir de um ponto pré-determinado. Sua origem remonta aos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna ele é disputado no masculino desde a primeira edição, em Atenas no ano de 1896, e no feminino desde os jogos de Londres, em 1948.
            Foi apenas na 5ª edição das Paraolimpíadas, em Toronto (Canadá), em 1976, que atletas amputados ou com comprometimento visual puderam participar pela primeira vez. Com isso, o atletismo passou a contar com as modalidades de salto em distância e salto em altura.
            A Física está presente no salto em distância, de forma simplificada, em quatro momentos:


1º momento: Antes de saltar o indivíduo corre por uma raia, flexiona as pernas, dando um último passo, antes da linha que limita a área de corrida, que exerce uma força contra o chão. Desta forma o atleta faz uso da Terceira Lei de Newton, e é a partir daí que executa o salto.
2º momento: A Segunda Lei de Newton nos deixa claro que, para uma mesma força, quanto maior a massa corpórea do atleta menor sua aceleração, portanto, atletas com muita massa saltarão, em princípio, uma menor distância, se não exercerem uma força maior sobre o chão, quando ainda em contato com o mesmo.
3º momento: Durante a fase de voo do atleta ele é atraído pela força gravitacional e não há nenhuma força na direção horizontal atuando sobre ele, considerando que a força de atrito com o ar é muito pequena. No pouso, o local onde ele toca por último o solo é considerado a marca para sua classificação (alcance horizontal).
4º momento: Chegando ao solo, o atleta ainda se desloca, deslizando por uma determinada distância que irá depender da força de atrito entre a região de contato com o solo, principalmente entre a sola da sua sapatilha e o pavimento que constitui o piso. No instante em que o atleta para completamente, a resultante das forças sobre ele é nula.


8. (G1 - cftrj 2017)  Considerando que um atleta possa produzir até 2600 W  de potência durante um salto em distância, determine o número máximo de lâmpadas de 120 V/1,5 A, associadas em série, que poderiam ser acesas utilizando-se a potência produzida neste salto.

a) 10 lâmpadas.   
b) 12 lâmpadas.   
c) 14 lâmpadas.   
d) 15 lâmpadas.   
  
9. (G1 - ifsp 2016)  A tabela a seguir mostra a série triboelétrica.















Através essa série é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a lã fica carregado negativamente.
O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado:
a) positivamente, pois ganhou prótons.   
b) positivamente, pois perdeu elétrons.   
c) negativamente, pois ganhou elétrons.   
d) negativamente, pois perdeu prótons.   
e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro ser eletrizado.   
  
10. (G1 - ifce 2016)  Dois corpos A  e B de materiais diferentes, inicialmente neutros e isolados de outros corpos, são atritados entre si. Após o atrito, observamos que
a) um fica eletrizado negativamente e o outro, positivamente.   
b) um fica eletrizado positivamente e o outro continua neutro.   
c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua neutro.   
d) ambos ficam eletrizados negativamente.   
e) ambos ficam eletrizados positivamente.   
  

11. (G1 - cps 2016)  Tendo em vista a grande dificuldade em armazenar energia elétrica, a invenção da pilha representou um marco histórico importante.

Para demonstrar a versatilidade da pilha em circuitos elétricos fechados, um professor elaborou uma experiência usando uma pilha, duas chaves, duas lâmpadas e alguns pedaços de fio, construindo um circuito elétrico capaz de atender, em momentos distintos, as seguintes funções:

I. acender as duas lâmpadas ao mesmo tempo;
II. acender apenas uma lâmpada e manter, ao mesmo tempo, a outra apagada, podendo esta ação ser feita para ambas as lâmpadas;
III. manter apagadas as duas lâmpadas.

Sabendo que as tensões e correntes obtidas no circuito construído eram suficientes para que as lâmpadas se acendessem sem se queimarem, assinale a alternativa que contenha o esquema que corresponde ao circuito construído pelo professor.
a)  







  
b)    








c)   







d)


   
e)    





12. (G1 - ifsul 2016)  As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes. A tabela abaixo permite perceber essa diferença, basta comparar os valores de potência elétrica para os dois diferentes tipos de lâmpadas. Para cada linha da tabela, o fluxo luminoso é o mesmo (lumens), diferindo apenas no valor da potência elétrica que cada lâmpada precisa para atingir o mesmo resultado luminoso.




Nesse contexto, suponha que, em uma residência, sejam trocadas dez lâmpadas incandescentes de 100 W por dez lâmpadas de LED de mesmo fluxo luminoso. Considere que cada lâmpada permanece ligada 3h por dia e que o custo do kWh  é igual a 0,90. Qual é, aproximadamente, a economia gerada na conta de luz com a troca das lâmpadas ao final de trinta dias?
a) R$ 72,00    
b) R$ 64,20
c) R$  18,00 
d) R$   16,20

13. (G1 - ifce 2016)  Suponha que você se mude de São Paulo (SP), onde a tensão da rede elétrica residencial é 110 v  para Fortaleza (CE), onde a tensão é 220 V e traga consigo um aquecedor elétrico. Para manter a mesma potência do aquecedor, a resistência original de 4   deve ser substituída por outra, cujo valor, em  é 
a) 4
b) 8
c) 16
d) 32
e) 64      
  
14. (G1 - cftmg 2016)  Em uma residência, há um refrigerador que funciona continuamente e cuja potência de operação é de 5200 W.  O número de lâmpadas de 40 w  que devem ficar ligadas, durante 3 horas, para que seu consumo de energia seja o mesmo do refrigerador, durante um dia, é dado por
a) 52
b) 102
c) 520
d) 1040

  
15. (G1 - ifce 2016) Em um chuveiro elétrico os valores da potência e da tensão elétrica valem 6600 W  (watts) e 220 V  (volts), respectivamente. Quando o chuveiro estiver ligado, o valor da corrente elétrica que circula nele, em ampères, vale
a) 20
b) 15
c) 30
d) 35
e) 4
16. O circuito elétrico representado no diagrama abaixo contém um gerador ideal de 21  Volts com resistência interna desprezível alimentando cinco resistores.




Qual o valor da medida da intensidade da corrente elétrica, expressa em amperes, que percorre o amperímetro A  conectado ao circuito elétrico representado? 

a) 0,5 A
b) 1,0 A
c) 1,5 A
d) 2,0 A
e) 2,5 A

17. (G1 - ifpe 2016) Em muitas casas brasileiras, para um maior conforto, é comum ter instalado um chuveiro elétrico. Seu funcionamento se dá graças à resistência presente em seu interior, cuja função é produzir aquecimento. Todo equipamento com essas características está inserido no grupo dos resistivos.

De acordo com essas informações, assinale a alternativa que apresenta apenas equipamentos que pertencem ao grupo dos resistivos.
a) Ferro elétrico, geladeira, secador de cabelos.    
b) Chapinha para cabelos, secador de cabelos, computador.    
c) Aquecedor , ar condicionado, ferro elétrico.    
d) Secador de cabelos, chapinha para cabelos, ferro elétrico.   
e) Televisão, lâmpada incandescente, forno elétrico.
      

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O texto a seguir refere-se à(s) questão(ões) propostas abaixo
“No dia 20 de dezembro de 2013, a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).


Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientização mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial.”
(http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015-international-year-of-light/ Acesso em 10 de set. 2015.


18. (G1 - cftrj 2016) Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. O conjunto de células fotoelétricas é chamado Placa Fotovoltaica, e o uso hoje é bastante comum em lugares afastados da rede elétrica convencional. Existem placas de várias potências e diferentes tensões para os mais diversos usos.
a) 864 A
b) 90,0 A
c) 12,0 A
d) 6,0 A


Uma placa fotovoltaica com 72, W de potência de pico, por exemplo,capaz de prover uma diferença de potencial de 12 V.  Qual a corrente elétrica gerada por esta placa?   
    


Física – 3ª série – 2º Semestre


3° BIMESTRE

·        Eletromagnetismo:
- Ímãs naturais e artificiais;
- Teoria dos domínios magnéticos;
- Magnetismo terrestre;
- Indução magnética;
- Motores elétricos.


4° BIMESTRE

·        Física Moderna:
- Física de partículas;
- Aceleradores de partículas.        

Roteiro de estudo


·  Procure o título do assunto indicado para cada bimestre nos endereços físicos e eletrônicos sugeridos;
·   Estude e faça resumos esquemáticos de cada assunto;
· Resolva os exercícios e atividades propostas segundo a orientação para execução do trabalho;
·   Se tiver dúvidas, retorne ao material de apoio sugerido.


Apoio Sugerido

Vídeos no you tube:

·        www.mesalva.com

·        www.fisicafabricio.com.br/

·        Canal “OS FISICONAUTAS” – Exercícios resolvidos

·        Nerdologia.

 

Atividades de DP de Física – 2º semestre
Além dos resumos propostos na orientação geral
Pesquisar e relatar sobre a vida e obra de Hans Christian Oersted
Responder os exercícios propostos






 


Bons estudos

 

Professora Mônica Lemos


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