PROGRAMA DE DP - BIOLOGIA
1ª SÉRIES –
BIOLOGIA
Orientações básicas:
·
O aluno em DP em Biologia referente a 1ª série
do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0
e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (
valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
·
Para
os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e
2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de
2019.
·
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo,
sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada,
separando os semestres.
·
Para
os alunos frequentes: Trabalho do 1°
semestres deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho.
- O trabalho deve ser desenvolvido de forma
manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
- Seguir as orientações dos respectivos professores quanto a data de
entrega. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado pelo
professor da turma.
Observação: os
conteúdos respeitarão o currículo do Estado de São Paulo. E, para a realização
das atividades e avaliações é necessário que o aluno estude os conteúdos
solicitados.
Realize
as pesquisas a seguir e as atividades propostas para cada semestre
1º SEMESTRE
Parte I
o
Fotossíntese em algas e vegetais
o
Metabolismo animal
o
Produtores, consumidores,
decompositores
o
Fluxo de energia nos seres vivos
o
Ciclo do Carbono
o
Relações ecológicas harmônicas e
desarmônicas
o
Equilíbrio nos ecossistemas
Links para consulta:
Fotossíntese:
Super didático
O
que é metabolismo?
Cadeia
e Teia alimentar
Cadeia
e Teia alimentar
O
ciclo do carbono
Relações
Ecológicas
Equilíbrio
no Ecossistema
Referências Bibliográficas:
Atividades:
1) Esquematize o processo da fotossíntese:
2) Esquematize o ciclo do
carbono:
Parte II
o
Crescimento populacional
o
Cadeia alimentar (A relação entre
produtores, consumidores e decompositores)
Links para consulta:
Reflexão
sobre o controle populacional
Cadeia
alimentar: Fluxo de energia e Matéria
Referências Bibliográficas:
Atividades:
1) Cite os principais fatores
causadores de mortalidade em uma determinada população:
2) Esquematize uma cadeia
alimentar de um oceano:
Parte I
o
Qualidade de vida das populações
humanas
o
Saúde como bem-estar físico,
mental e social.
o
A distribuição desigual da saúde
Links para consulta:
Qualidade
de vida
Saúde
física, mental e social
A
desigualdade da saúde
Referências Bibliográficas:
Atividades:
1) Destaque fatores que possam
melhorar a qualidade de vida das pessoas?
2) Comente sobre os planos de
saúde e atendimentos. Faça uma breve comparação com o atendimento público.
Parte II
o
A saúde humana e o ambiente
o
Principais doenças
infectocontagiosas
o
Principais doenças veiculadas
pela água
o
Métodos de prevenção contra as
doenças
o
A importância do saneamento
básico
Links para consulta:
Como
o meio ambiente pode interferir a sua saúde
Doenças
infectocontagiosas
Doenças
veiculadas pela água
Vacinas,
soros e antibióticos
Saneamento
básico
Referências Bibliográficas:
Atividades:
1) Esquematize o ciclo da
Dengue e da Malária:
2) Quais as diferenças entre
vacinas e soros?
CONTEÚDO
DP – 2º ANO 2019 - BIOLOGIA
Orientações: aluno em DP em BIOLOGIA referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Os alunos matriculados em 2019 deverão entregar os trabalhos do 1º semestre nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º semestre no dia da prova, 28 de setembro de 2019.
DP de BIOLOGIA 2º ANO
1º Semestre
1)Faça
o desenho esquemático de
a)Célula
animal típica
b)Célula
vegetal típica
c)Célula
bacteriana típica
2)Liste
todas as organelas e estruturas encontradas nos tipos celulares desenhados e dê
suas funções.
3)Explique,
detalhadamente, a descoberta do modelo de DNA. Não se esqueça de falar sobre os
cientistas que a descobriram.
4)Defina:
a)Gene
b)Genótipo
c)Cromossomo
d)Cromatina
e)Nucleotídeo
5)Faça
o desenho esquemático de:
a)Fita
dupla de DNA, com pelo menos 4 pares de bases
b)Fita
de RNA
6)Faça
uma pesquise e explique os tipos de RNAs conhecidos e descreva suas funções.
7)Escolha
3 doenças genéticas e as descreva apontando a causa genética, a herança genética
e o tratamento.
Links
a serem consultados: (são dicas de estudo, faça sua própria pesquisa também)
https://www.youtube.com/watch?v=JEZE9ykJGpg
2º SEMESTRE
1)Defina
:
a)Gene
dominante
b)Gene
recessivo
c)Fenótipo
d)Genótipo
e)Cariótipo
2)Explique
o que causa cada uma das síndromes a seguir:
a)Síndrome
de Down
b)Síndrome
de Turner
c)Síndrome
de Klinefelter
d)Daltonismo
e)Hemofilia
f)Síndrome
de Edwards
g)Síndrome
de Patau
h)Síndrome
Cri-Du-Chat
3)Um
casal cujo pai é hemofílico está esperando um filho. Qual a probabilidade dessa
criança nascer também hemofílica? Deixe os cálculos e todo o raciocínio para a
resolução dessa questão.
4)Explique
a herança causadora da Alopécia Androgenética.
5)
Quem foi Gregor Mendel? Qual sua contribuição com a genética?
6)Explique
a técnica de clonagem empregada para a geração da ovelha Dolly. Compare com a
técnica de clonagem desenvolvida pela EMBRAPA para a geração da vaca Vitória.
7)
O que são transgênicos? Dê 2 exemplos de duas críticas positivas e 2 exemplos
de críticas negativas do uso dos transgênicos.
Links
a serem consultados: (são sugestões, faça sua própria pesquisa também!)
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=prA82ejgMiA
Textos
para consulta:
https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/mendel-and-his-peas
BIOLOGIA – 3ª série
·
O aluno em DP em Biologia referente a 1ª série
do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0
e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (
valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
·
Para
os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e
2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de
2019.
·
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo,
sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada,
separando os semestres.
·
Para
os alunos frequentes: Trabalho do 1°
semestres deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho.
Orientação geral:
·
o
trabalho deverá ser manuscrito e em folha de papel almaço;
·
capa
digitada com identificação completa do aluno;
·
usar
caneta azul ou preta;
·
ser
escrito com letra cursiva e legível;
·
obedecer
às regras de paragrafação;
·
limpeza
(sem rasuras), organização, clareza e objetividade;
·
assistir
aos vídeos abaixo para orientação e sugestões de estudo.
1º semestre
Realize as pesquisas a seguir:
1)Taxonomia
a)
Apresente histórico.
b)
Faça a definição completa.
c)
Elabore regras de nomenclatura dos nomes científicos. Cite exemplos.
2) Cladogramas
a)
Apresente a definição.
b) Por
que e quando o utilizamos? Para que serve?
c) Esquematize
um exemplo.
3) Cite as principais
características dos grupos:
a) Bactérias
b) Vírus
c) Protozoários
4) Cite
e explique detalhadamente 3 doenças causadas por cada ser presente na questão
anterior. Não se esqueça de incluir modo de contágio, profilaxia, tratamento e
ação da doença.
5) De
forma detalhada, explique cada um dos filos de invertebrados a seguir, não se
esqueça de dar exemplos de cada grupo.
a) Poríferos
b) Cnidários
c) Platelmintos
d) Nematelmintos
e) Anelídeos
f) Moluscos
g) Artrópodes
h) Equinodermata
Links
para ajudar nos estudos (apenas para referência, faça também sua própria
pesquisa).
2º Semestre
1) De
forma detalhada, explique quais são as principais características do filo
Chordata.
2)
Diferencie os subfilos Protochordata e
Vertebrata. Dê exemplos.
3)
De forma detalhada, explique as características
gerais e a importância de cada uma das classes de vertebrados a seguir, não se
esqueça de dar exemplos de cada grupo.
a) Ciclostomados
b) Peixes
c) Anfíbios
d) Répteis
e) Aves
f) Mamíferos
4) Atualmente são aceitas 5 divisões
dentro do Reino Plantae. Quais são? Pesquise e fale sobre as principais
características e importância de cada grupo.
5) Para a Biologia, qual é o conceito mais aceito para
evolução?
6) Quem foram Darwin, Wallace e Lamarck?
7)Explique:
a) Seleção Natural.
b) Lei do uso e desuso.
c) Herança dos caracteres adquiridos.
Links para ajudar nos estudos (apenas para referência, faça
também sua própria pesquisa):