DP Biologia- 2109

PROGRAMA DE DP - BIOLOGIA



1ª SÉRIES – BIOLOGIA

Orientações básicas:

      ·         O aluno em DP em Biologia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.     
    ·         Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
   ·         Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
     ·         Para os alunos frequentes: Trabalho  do 1° semestres deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho.
  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
  • Seguir as orientações dos respectivos professores quanto a data de entrega. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado pelo professor da turma.

Observação: os conteúdos respeitarão o currículo do Estado de São Paulo. E, para a realização das atividades e avaliações é necessário que o aluno estude os conteúdos solicitados. 

Realize as pesquisas a seguir e as atividades propostas para cada semestre

1º SEMESTRE

Parte I

o   Fotossíntese em algas e vegetais
o   Metabolismo animal
o   Produtores, consumidores, decompositores
o   Fluxo de energia nos seres vivos
o   Ciclo do Carbono
o   Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas
o   Equilíbrio nos ecossistemas

Links para consulta:

Fotossíntese: Super didático

O que é metabolismo?

Cadeia e Teia alimentar

Cadeia e Teia alimentar

O ciclo do carbono

Relações Ecológicas

Equilíbrio no Ecossistema

Referências Bibliográficas:




Atividades:
1) Esquematize o processo da fotossíntese:
2) Esquematize o ciclo do carbono:

 Parte II

o   Crescimento populacional
o   Cadeia alimentar (A relação entre produtores, consumidores e decompositores)

Links para consulta:

Reflexão sobre o controle populacional

Cadeia alimentar: Fluxo de energia e Matéria

Referências Bibliográficas:



  

Atividades:

1) Cite os principais fatores causadores de mortalidade em uma determinada população:
2) Esquematize uma cadeia alimentar de um oceano:
2º SEMESTRE

Parte I

o   Qualidade de vida das populações humanas

o   Saúde como bem-estar físico, mental e social.
o   A distribuição desigual da saúde


Links para consulta:

Qualidade de vida

Saúde física, mental e social

A desigualdade da saúde

Referências Bibliográficas:




Atividades:
1) Destaque fatores que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas?
2) Comente sobre os planos de saúde e atendimentos. Faça uma breve comparação com o atendimento público.


Parte II

o   A saúde humana e o ambiente
o   Principais doenças infectocontagiosas
o   Principais doenças veiculadas pela água
o   Métodos de prevenção contra as doenças
o   A importância do saneamento básico

Links para consulta:

Como o meio ambiente pode interferir a sua saúde

Doenças infectocontagiosas

Doenças veiculadas pela água

Vacinas, soros e antibióticos

Saneamento básico

Referências Bibliográficas:





Atividades:
1) Esquematize o ciclo da Dengue e da Malária:

2) Quais as diferenças entre vacinas e soros?


CONTEÚDO DP – 2º ANO 2019 - BIOLOGIA


Orientações: aluno em DP em BIOLOGIA referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.

Os alunos matriculados em 2019 deverão entregar os trabalhos do 1º semestre nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.

Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º semestre no dia da prova, 28 de setembro de 2019.

DP de BIOLOGIA 2º ANO

1º Semestre


1)Faça o desenho esquemático de
a)Célula animal típica
b)Célula vegetal típica
c)Célula bacteriana típica

2)Liste todas as organelas e estruturas encontradas nos tipos celulares desenhados e dê suas funções.

3)Explique, detalhadamente, a descoberta do modelo de DNA. Não se esqueça de falar sobre os cientistas que a descobriram.

4)Defina:
a)Gene
b)Genótipo
c)Cromossomo
d)Cromatina
e)Nucleotídeo

5)Faça o desenho esquemático de:
a)Fita dupla de DNA, com pelo menos 4 pares de bases
b)Fita de RNA

6)Faça uma pesquise e explique os tipos de RNAs conhecidos e descreva suas funções. 

7)Escolha 3 doenças genéticas e as descreva apontando a causa genética, a herança genética e o tratamento.


Links a serem consultados: (são dicas de estudo, faça sua própria pesquisa também)
https://www.youtube.com/watch?v=JEZE9ykJGpg

2º SEMESTRE

1)Defina :

a)Gene dominante
b)Gene recessivo
c)Fenótipo
d)Genótipo
e)Cariótipo

2)Explique o que causa cada uma das síndromes a seguir:

a)Síndrome de Down
b)Síndrome de Turner
c)Síndrome de Klinefelter
d)Daltonismo
e)Hemofilia
f)Síndrome de Edwards
g)Síndrome de Patau
h)Síndrome Cri-Du-Chat

3)Um casal cujo pai é hemofílico está esperando um filho. Qual a probabilidade dessa criança nascer também hemofílica? Deixe os cálculos e todo o raciocínio para a resolução dessa questão.

4)Explique a herança causadora da Alopécia Androgenética.

5) Quem foi Gregor Mendel? Qual sua contribuição com a genética?

6)Explique a técnica de clonagem empregada para a geração da ovelha Dolly. Compare com a técnica de clonagem desenvolvida pela EMBRAPA para a geração da vaca Vitória.

7) O que são transgênicos? Dê 2 exemplos de duas críticas positivas e 2 exemplos de críticas negativas do uso dos transgênicos.


Links a serem consultados: (são sugestões, faça sua própria pesquisa também!)

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=prA82ejgMiA

Textos para consulta:
https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/mendel-and-his-peas

BIOLOGIA – 3ª série 

      ·         O aluno em DP em Biologia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.     
      ·         Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
      ·         Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
       ·         Para os alunos frequentes: Trabalho  do 1° semestres deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho. 

Orientação geral:

    ·         o trabalho deverá ser manuscrito e em folha de papel almaço;  
    ·         capa digitada com identificação completa do aluno;
    ·         usar caneta azul ou preta;
    ·         ser escrito com letra cursiva e legível;
    ·         obedecer às regras de paragrafação;
    ·         limpeza (sem rasuras), organização, clareza e objetividade;
    ·         assistir aos vídeos abaixo para orientação e sugestões de estudo.
  
1º semestre

Realize as pesquisas a seguir:

1)Taxonomia
a) Apresente histórico.
b) Faça a definição completa.
c) Elabore regras de nomenclatura dos nomes científicos. Cite exemplos.

2) Cladogramas
a) Apresente a definição.
b) Por que e quando o utilizamos? Para que serve?
c) Esquematize um exemplo.
3) Cite as principais características dos grupos:
a) Bactérias
b) Vírus
c) Protozoários

4) Cite e explique detalhadamente 3 doenças causadas por cada ser presente na questão anterior. Não se esqueça de incluir modo de contágio, profilaxia, tratamento e ação da doença.

5) De forma detalhada, explique cada um dos filos de invertebrados a seguir, não se esqueça de dar exemplos de cada grupo.
a) Poríferos
b) Cnidários
c) Platelmintos
d) Nematelmintos
e) Anelídeos
f) Moluscos
g) Artrópodes
h) Equinodermata

Links para ajudar nos estudos (apenas para referência, faça também sua própria pesquisa).









2º Semestre

     1)    De forma detalhada, explique quais são as principais características do filo Chordata.

2)    Diferencie os subfilos Protochordata e Vertebrata. Dê exemplos.

   3)    De forma detalhada, explique as características gerais e a importância de cada uma das classes de vertebrados a seguir, não se esqueça de dar exemplos de cada grupo.
a) Ciclostomados
b) Peixes
c) Anfíbios
d) Répteis
e) Aves
f) Mamíferos

4) Atualmente são aceitas 5 divisões dentro do Reino Plantae. Quais são? Pesquise e fale sobre as principais características e importância de cada grupo.
5) Para a Biologia, qual é o conceito mais aceito para evolução?
6) Quem foram Darwin, Wallace e Lamarck?
7)Explique:
a) Seleção Natural.
b) Lei do uso e desuso.
c) Herança dos caracteres adquiridos.

Links para ajudar nos estudos (apenas para referência, faça também sua própria pesquisa):





















Visualizações !!