DP MATEMÁTICA - 2019

Dependência de Matemática

1º ano do Ensino Médio





  

TRABALHO DE DEPENDÊNCIA
1ª Série do Ensino Médio         
 MATEMÁTICA – 2019

Orientações:
.
ATENÇÃO:

ü  Observar que para o conteúdo há uma lista de exercícios que corresponde ao bimestre.

 ü  Data de entrega deste trabalho: Impreterivelmente nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 (alunos frequentes) referente ao 1º semestre.


      Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º bimestre no dia da prova, 28 de setembro de 2019.

    Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.

ü   OS TRABALHOS DEVERÃO  OBEDECER CRITERIOSAMENTE A SEQUÊNCIA SOLICITADA.

·         USAR  FOLHA DE PAPEL ALMAÇO, MANUSCRITO, À CANETA AZUL OU PRETA, NÃO RASURAR, NÃO USAR CORRETIVO(BRANQUINHO).
·         PARA A PARTE TEÓRICA O(A) ALUNO(A) DEVERÁ FAZER UMA PESQUISA E DEFINIR CADA ITEM SOLICITADO, DEVERÁ TAMBÉM CONSTAR DE UM EXEMPLO ALGÉBRICO OU GEOMÉTRICO.
·         TODOS OS EXERCÍCIOS DEVERÃO SER RESOLVIDOS E DEMONSTRADOS TODOS OS CÁLCULOS.
·         FAZER CAPA DIGITADA QUE CONSTEM O NOME e NÚMERO DA SÉRIE ATUAL E A SÉRIE DA DP.


Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da dependência

1º semestre

NÚMEROS E SEQUÊNCIAS
– Conjuntos numéricos.
– Regularidades numéricas: sequências.
– Progressões aritméticas ( P.A.), progressões geométricas ( P.G.)

 ESTUDO DAS FUNÇÕES
– Relação entre duas grandezas.
– Proporcionalidades: direta  e inversa, direta com o quadrado.
– Função de 1ºgrau, função de 2ºgrau;

2º semestre
FUNÇÕES EXPONENCIAL E LOGARÍTMICA
- Crescimento exponencial: equações e inequações
- Logarítmos: definição e propriedades
- Função logarítmica
GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA
- Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
- Polígonos regulares – inscrição e circunscrição
- Resolução de triângulos não retângulos: Lei do Seno e Lei do Cosseno

Exercícios
1º semestre
. Conjuntos
   1) Dados os conjuntos A = {a, b, c}, B = {b, c, d} e C = {a, c, d, e}, o conjunto
    (A - C) U (C - B) U (A ∩ B ∩ C) é:
a) {a, b, c, e}
b) {a, c, e}
c) A 
d) {b, d, e}
e) {b, c, d, e}

   2) Dados os conjuntos A = {1, 2, -1, 0, 4, 3, 5} e B = {-1, 4, 2, 0, 5, 7} assinale a afirmação verdadeira:
a) A U B = {2, 4, 0, -1}  
b) A ∩ (B - A) = Ø   
c) A ∩ B = {-1, 4, 2, 0, 5, 7, 3} 
d) (A U B) ∩ A = {-1, 0}
e) Nenhuma das respostas anteriores

3) Quantos números ímpares há entre 18 e 272?
    A)   100
    B)   115
    C)   127
    D)   135

4) Os números x, y e 32 são diretamente proporcionais aos números 40, 72, 128. Determine os números x e y.
5)  Sabendo que a, b, c e 120 são diretamente proporcionais aos números 180, 120, 200 e 480, determine os números a, b e c.

6) Dada a função de primeiro grau f(x) = 2x + 3, qual é o valor de f(10)?

7) Qual é o coeficiente linear da função f(x) = 2x - 1?
8)Faça o gráfico das funções de primeiro grau definidas de R em R:
a) f(x) = x+3
b) g(x) = -x+3
c) h(x) = 3x-4
d) r(x) = -2x+2

. Função de 2º grau
9) Os zeros da função quadrática de R em R definida por y = x 2 – 2x – 15 são:
a) 3 e 5       b) – 3 e 5       c) 3 e –5        d) –3 e –5     e) 1 e –15 6.
10) Dada a função y = x2 + 2x – 3, determine:
a) os zeros dessa função;   
b) o vértice;     
c) o valor máximo ou mínimo 


Exercícios para o 2º semestre











Referências :
Livros:

CONEXÕES COM A MATEMÁTICA - Fábio Martins de Leonardo – editora Moderna.
MATEMÁTICA: CONTEXTO & APLICAÇÕES - Luiz Roberto Dante – editora Ática.
Apostila do Aluno de Matemática SEE -  1ª Ano do Ensino Médio Volume 1

Sites:




2º Série - Matemática 

  Data de entrega deste trabalho: Impreterivelmente nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 (alunos frequentes) referente ao 1º semestre.

      Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º bimestre no dia da prova, 28 de setembro de 2019.

 Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.

Procedimento

    ·         Você precisará de um computador conectado à internet e acesso ao youtube.
    ·         SEMPRE assista ao vídeo indicado antes de fazer os exercícios.
    ·         Faça uma CAPA impressa utilizando uma folha sulfite, que contenha as seguintes informações:
1.       Parte superior da folha
 EE PROFESSOR GABRIEL ORTIZ

2.       DP MATEMÁTICA 2º ANO – 2019

3.       SEU NOME, SEGUIDO DA SÉRIE QUE VOCÊ ESTUDA E A SÉRIE ATUAL
 (Para os ex-alunos, não se esqueça de citar o ano que deixou a unidade escolar)
     ·  Agora é importante:  Responda TODAS as questões em folhas de almaço, na ordem correta, copiando a questão, colocando o número dela e resolvendo COM CANETA AZUL OU PRETA.
    

1º SEMESTRE



Assista o vídeo a seguir e responda as questões 1 até a questão 3
Copie e cole no navegador o endereço abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=osOAG-hTRtU

QUESTÃO 1 
O que é um fenômeno periódico?


QUESTÃO 2 
Quais corpos celestes foram importantes para a elaboração de calendários?
(    ) Marte Lua                                                  (   )  Sol e Vênus                (    ) Terra e Plutão
(    ) Ursa Maior e Ursa Menor                   (   ) Sol e Lua

Questão 3 
Cite ao menos 4 fenômenos periódicos citados no vídeo que você assistiu.


Assista o vídeo a seguir e responda da questão 4 até a questão 9.
Copie e cole no navegador o endereço abaixo:

http://bit.do/dp2anoexercicio4

Questão 4 
Qual o valor do raio de uma circunferência trigonométrica?   _______
Questão 5 
O eixo das ordenadas  ( y ) representa o valor do seno ou cosseno? ___________

Questão 6 
O eixo das abscissas  (x ) representa o valor do seno ou cosseno? ___________

Questão 7 
Desenhe uma pequena circunferência trigonométrica, indique os valores zero, noventa, cento e oitenta, duzentos e setenta e trezentos e sessenta graus. Indique os valores + ou – que os SENOS assumem em cada um dos 4 quadrantes da circunferência trigonométrica.

Questão 8 
Desenhe uma pequena circunferência trigonométrica, indique os valores zero, noventa, cento e oitenta, duzentos e setenta e trezentos e sessenta graus. Indique os valores + ou – que os COSSENOS assumem em cada um dos 4 quadrantes da circunferência trigonométrica.

Questão 9 
Responda V ( verdade ) ou F ( falso )

9.a) Sen 30 = Sen 150    (    )                           
9.b) Sen 30 = Sen 210    (    )
9.c) O maior valor de um seno é 1 ?  (    )           
9.d) Sem 180 = -1  (    )
9.e) No terceiro quadrante todos senos são negativos ? (    )



Assista o vídeo a seguir e responda a questão 10.
Copie e cole no navegador o endereço abaixo:

http://bit.do/dp2anoexercicio10

Questão 10 
Converta  60 e 210 para radianos.



Assista o vídeo a seguir e responda a questão 11.
Copie e cole no navegador o endereço abaixo:

http://bit.do/dp2anoexercicio11

Questão 11 
Desenhe uma matriz Z, tipo identidade de ordem 3 x 3

Questão 12 
Calcule e desenhe a matriz P que é o resultado de 3Z

Questão 13 
Calcule e desenhe a matriz R que é o resultado Z + P




Matemática – 2ª série – 2º Semestre

        1)      CAPA
a.       Poderá ser impressa em sulfite branco , com os seguintes conteúdos:
                                                              i.      E E PROF GABRIEL ORTIZ
                                                            ii.      TRABALHO DE DP MATEMÁTICA 2ª SÉRIE – 2018
                                                          iii.      Seu nome completo

      2)      CONTEÚDO
a.       Em folhas de papel almaço e MANUSCRITO de forma legível.

     3)      DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
a.       Título: Breve biografia de  EUCLIDES   (https://www.infoescola.com/biografias/euclides/)
b.      Título: Axiomas ou Postulados Geométricos (https://www.somatematica.com.br/emedio/espacial/espacial1.php)
c.       Título: Poliedros ou Sólidos de Platão – Escreva o texto e recorte e cole as figuras no almaço.  (https://brasilescola.uol.com.br/matematica/os-solidos-platao.htm)
d.      Título: Prismas (https://www.infoescola.com/geometria-espacial/prisma/)
                                                              i.      Definiçao
                                                            ii.      Nomenclatura
                                                          iii.      Elementos de um prisma
                                                           iv.      Classificação de prismas
                                                             v.      Fórmula de volume dos Prismas e Princípio de Cavalieri (https://www.todamateria.com.br/volume-do-prisma/)
e.      Título: Cubo (https://www.todamateria.com.br/cubo/)
                                                              i.      Composição do Cubo
                                                            ii.      Diagonais do Cubo
                                                          iii.      Área das Faces do Cubo
                                                           iv.      Volume do Cubo
f.        Título: Paralelepípedo (https://www.todamateria.com.br/paralelepipedo/)
                                                              i.      Faces, Vértices e Arestas
                                                            ii.      Classificação
                                                          iii.      Fórmulas
g.       Título: Cilindro ( https://www.todamateria.com.br/cilindro/ )
                                                              i.      Componentes do Cilindro
                                                            ii.      Classificação dos Cilindros
                                                          iii.      Fórumulas do Cilindro
h.      Título: Esfera (https://www.todamateria.com.br/a-esfera-na-geometria-espacial/ )
                                                              i.      Componentes da Esfera
                                                            ii.      Fórmulas da Esfera
i.        Título: Fontes de Pesquisa
https://www.infoescola.com
https://www.somatematica.com.br
https://brasilescola.uol.com.br

https://www.todamateria.com.br

3° ano do Ensino Médio 


Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da

 dependência (DP)

Trabalho manuscrito relativo ao 1º semestre de 2019
Orientações para execução do trabalho


  Data de entrega deste trabalho: Impreterivelmente nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019 (alunos frequentes) referente ao 1º semestre.

      Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º bimestre no dia da prova, 28 de setembro de 2019.

 Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.

·        O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
·        Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
·        Fazer capa digitada que constem os dados acima.
·        As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
·        Só será validada a questão que contiver a respectiva resolução, tanto para as questões do bloco de Exercícios 1 como para o bloco de Exercícios 2 (testes).
·        Todo conteúdo deste trabalho pode ser encontrado nos endereços eletrônicos e material didático indicados no tópico sugestão para estudo.

1º Semestre


Geometria analítica

· Pontos: distância entre dois pontos, ponto médio e alinhamento de três pontos.
· Reta: equação na forma geral e reduzida e estudo dos coeficientes.
· Ponto e reta: distância de um ponto a uma reta.
· Circunferência: equação reduzida.


Polinômios e números complexos

·  Números complexos: operações e representação geométrica.
·  Polinômios: valor numérico e operações: adição, subtração, multiplicação e divisão (incluindo divisão por x-a e Briot-Ruffini).

Sugestão para estudo
1.    Vídeos:
Copie e cole no navegador os endereços abaixo:
·         https://www.youtube.com/watch?v=Nb-eJqXy_zU   (Plano Cartesiano e Distância de dois pontos)
·         https://www.youtube.com/watch?v=Tz55iYKzTac  (Ponto médio e Baricentro do triângulo)
·         https://www.youtube.com/watch?v=3vgdWqHqyIM (Área de triângulo e polígonos)
·         https://www.youtube.com/watch?v=l7u2Nqow1fs  (Equação Geral e Reduzida da reta e Coeficiente angular)
·         https://www.youtube.com/watch?v=J7JN-nNciJk   (Distância entre ponto e reta e Ângulo entre retas)
·         https://www.youtube.com/watch?v=BOKfEYdM3is  (Equação Reduzida e Geral da circunferência)
·         https://www.youtube.com/watch?v=suOlXkoxF64   (Introdução aos números Complexos, Equação de 2°grau e Potência de i)
·         https://www.youtube.com/watch?v=nTHLsPCUnP0  (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão de números complexos)
·         https://www.youtube.com/watch?v=I1ZDfCLHwA8   (Divisão de P(x) por (x-a) e pelo método de Briot Ruffini)
·         https://www.youtube.com/watch?v=X4YFOpuqBEU  (Divisão de P(x) pelo método da chave)
·         https://www.youtube.com/watch?v=SPJS_hyqqa0   (Divisão de P(x) pelo método da chave e Teorema do Resto)

2.    Bibliografia:
·         Matemática Ciência e aplicações – Gelson, Osvaldo, David, Roberto, Nilze – Volume 3 do E.M. – Editora Saraiva –
·         Matemática – Manoel Paiva  – volume 3 do E.M. –  Editora Moderna –
·         Conexões com a Matemática – Fabio Martins de Leonardo – volume 3 – E.M. – Editora Moderna –






Bibliografia dos exercícios propostos

·          Matemática – Manoel Paiva – Volume 3 – Editora Moderna – 1ª Edição 2009 –
·          Matemática para o Ensino Médio – Marcondes, Gentil & Sergio – Volume Único – Editora Ática – 2ª Edição 1999 –
·          Matemática –  Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn e Roberto Périgo – Volume Único – Atual Editora  – 5ª Edição 2011 –




Matemática  – 3ª série - 2° semestre de 2019

Trabalho manuscrito relativo ao 1º semestre de 2019

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Estudo das funções

· Definir e dar as principais propriedades das funções: trigonométricas (seno, cosseno e tangente), exponencial, logarítmica e polinomial (de 1° e 2° graus).

· Gráficos: Apresentar, como exemplo, um gráfico de cada função definida no item anterior.

· Apresentar, para cada uma dessas funções, um estudo constando a análise de sinal, o sentido de crescimento e decrescimento e a taxa de variação.


Estatística

·  Definir e dar exemplo das Medidas de tendência central: média, mediana e moda.

·  Definir e dar exemplo das Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão.

·  Comente sobre os Elementos de amostragem e qual sua importância.

E X E R C Í C I O S:

          




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