DP EDUCAÇÃO
FÍSICA - 1ª SÉRIE
· O aluno em DP em Educação Física referente a 1ª
série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre
valendo 2,5 e o 2º valendo 2,5) e uma prova ( valendo 5,0) dentre os quais
serão obtidos uma média). com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
· Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º
semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
· Para os alunos frequentes: Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
- O trabalho deverá ser desenvolvido
de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a
série a qual se refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados
acima.
- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
·
O trabalho deve estar dentro das normas da ABNT, tendo
obrigatoriamente que conter:
- Capa e contracapa
- Sumário
-Introdução e Conclusão
- Bibliografia
1° ANO – PRIMEIRO SEMESTRE
Esporte - Coletivo
Pesquise
A importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do esporte como espetáculo.
1. Qual a importância do sistema 4x2 do jogo de voleibol e táticas no desempenho esportivo?
Medidas e avaliação da composição corporal.
2. Pesquise o que é IMC e como calcular.
1. A importância das técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo
2. Pesquise e diferencie a ginástica rítmica e ginástica artística.
– Interesses mercadológicos envolvidos no estabelecimento de padrões de beleza corporal
- Produtos e práticas alimentares e de exercícios físicos associados à busca de padrões de beleza
- Consumo e gasto calórico: alimentação, exercício físico e obesidade
Esporte - Coletivo
Pesquise
- Voleibol - Sistemas de jogo e táticas
A importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do esporte como espetáculo.
1. Qual a importância do sistema 4x2 do jogo de voleibol e táticas no desempenho esportivo?
- Corpo, saúde e beleza - Padrões e estereótipos de beleza corporal - Pesquise
Medidas e avaliação da composição corporal.
2. Pesquise o que é IMC e como calcular.
- Esporte - Modalidade individual: Pesquise
1. A importância das técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo
2. Pesquise e diferencie a ginástica rítmica e ginástica artística.
4. Diferencie ritmo vital de ritmo como organização expressiva de movimento.
- Corpo, saúde e beleza - Corpo e beleza em diferentes períodos históricos – Pesquise
– Interesses mercadológicos envolvidos no estabelecimento de padrões de beleza corporal
- Produtos e práticas alimentares e de exercícios físicos associados à busca de padrões de beleza
- Consumo e gasto calórico: alimentação, exercício físico e obesidade
6. Monte um cardápio
semanal, segundo a pirâmide alimentar com exemplos de alimentação saudável.
7. Diferencie
ritmo vital de ritmo como organização expressiva de movimento.
8.Estabeleça
uma relação entre o padrão de beleza contemporâneo e o modelo grego.
Recursos para estudar:
Recursos para estudar:
-Sites;
*Confederação Brasileira de Basquetebol-CBO
www.cob.org.br
Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica
www.cbginastica.com.br
*Instituto de Metabolismo e Nutrição
www.nuticaoclinica.com.br
*Pirâmide alimentar
www.natue.com.br
www.papodegordo.com.br;
-Vídeos:
*Ginástica Rítmica (história) – You tube;
www.youtube.com
Trabalho de psicologia : Anorexia e Bulimia.
Dp Educação Física – 1ª série – 2º semestre
Pesquise:
1- Esporte: Sistema de jogo e táticas em modalidade
coletiva: Rúgbi e o Futebol Americano:
-
aponte as diferenças;
-
historia das modalidades.
2- Corpo, saúde e beleza: Atividade física, exercício
físico e saúde:
- conceitos;
-
diferenças entre atividade física e exercício físico;
-capacidades
físicas: força, resistência e flexibilidade: explique e de exemplos de
exercícios.
3- Ginástica: pratica contemporânea: Ginástica Aeróbica:
- o
que são exercícios aeróbicos? ;
-
tipos de movimentos utilizados na ginástica aeróbica. Pesquisar e explicar.
4- Luta: Esgrima:
-
principais movimentos e descrição de cada um;
-
vestimentas e armas.
Recursos
para estudar:
- Confederação
Brasileira de Rúgbi - WWW.brasilrugbi.com.br
- Confederação
Brasileira de Ginástica - WWW.cbginastica.com.br
- Confederação
Brasileira de Esgrima – WWW.brasilesgrima.com.br
- Revista
Nova Escola – WWW.novaescola.org.br/saudeeatividadefisica
Educação
Física - 2ª série
1º Semestre
Temas:
1. Ginástica Contemporânea e Alternativa.
Sites para estudo:
2. Como monitorar a frequência cardíaca durante a
atividade física.
·
Personal
trainer ensina passo a passo como verificar manualmente os batimentos cardíacos
3. Aula de ginástica localizada, que trabalha os músculos: glúteo,
abdômen, bíceps, tríceps e perna, com diferentes formas de exercícios, que
visam a melhoria da resistência geral, equilíbrio, força, flexibilidade e
ritmo.
4. Aula de Educação Física com os alunos do 3º Ano - Ensino
Médio do Colégio Castro Alves.
5. Batalha Dança de Rua - Manos e
Minas 11/06/2011
·
Matéria
que mostra Batalha Dança de Rua que aconteceu CJJ.
Com base nos vídeos, responder as seguintes
questões:
- Como
fazer para tirar o batimento Cardíaco por minuto?
- Entre as
práticas conhecidas de Ginástica, quase as mais procuradas?
- Fora da
Academia, quais atividades podem ser feitas pela população em geral?
- Tem
alguma Atividade Física de Academia que você se identifica ou gostaria de
praticar? Por que?
- Segundo
os vídeos que você assistiu, como podemos considerar o “mercado do corpo”?
- Como
montar um pequeno programa de trabalho de grupos musculares? Explique.
- Liste 5
Atividades de Academia?
- Quais
pessoas que não podem, ou devem fazer Atividades Físicas com restrição?
Por que?
- Podemos
adaptar estas Atividades Físicas para serem feitas em outros locais? Quais
e como?
- Quais são
os objetivos propostos e os efeitos prometidos para as práticas oferecidas
nas academias?
- Quais são
as características físicas das pessoas que aparecem nas propagandas de
Academias? Por que?
- Vendo o
vídeo sobre o Hip Hop, percebe-se que há um maior número de homens
participando? Você saberia me dizer o porquê?
- As danças
das meninas são as mesmas que os dos meninos no Hip Hop? Explique.
- Numa
batalha de danças, você conseguiu observar o que tem de semelhanças com as
Ginásticas já conhecidas com os esportes? Quais seriam?
- Com estes
conhecimentos apreendidos, podemos dizer que realizar atividades físicas
em nosso dia-a-dia fica impossível? Relate para mim.
2º Semestre
Trabalho de pesquisa com os seguintes temas:
Pesquise:
1. Fatores
de riscos à saúde:
- sedentarismo,
- alimentação dietas e suplementos alimentares,
- fumo, álcool, drogas, doping e anabolizantes,
- estresse e repouso;
- Doença hipocinéticas e relação com a atividade física e o exercício físico;
2. Mídias
- A transformação do esporte em espetáculo televisivo e suas consequências;
- O esporte como negócio.
- As mídias sobre o esporte: vitória ou derrota, rendimento máximo e recompensa extrínseca e Intrínseca;
3. Ginástica
Ginástica alternativa: alongamento e relaxamento
- Princípios orientadores;
- Técnicas e exercícios;
1. Pesquisar sobre o Boxe
- História do boxe - como e onde se originou?
- História do boxe no Brasil
- As mulheres e o Boxe
- Os principais campeonatos nacionais e internacionais
- Pequena biografia dos boxeadores: Eder Jofre, Maguila e Acelino Popó.
- Pesquise sobre os golpes mais utilizados, eplicando no mínimo cinco.
2. Produção de texto:
- Faça um texto com no mínimo 25 linhas relacionando o Boxe como manifestação de preconceito e discriminação social.
3. Tema: Princípios de treinamento físico
Pesquise sobre as capacidades físicas abaixo e explique:
- Agilidade
- Flexibilidade
- Força
- Resistência
- Velocidade
4. Pesquise e explique o que é treinamento físico.
5. E quais são os benefícios para a saúde e o corpo.
2º Semestre
Trabalho de pesquisa com os seguintes temas:
Corpo, Saúde e Beleza
Pesquise
Pesquise
- Doenças hipocinéticas e sua relação com a atividade física e o exercício físico;
Lazer e trabalho
- Pesquise sobre os espaços públicos para a prática esportiva e sobre as políticas para uso destes equipamentos;
Luta e
atividade rítmica
Pesquisar sobre o M.M.A
Pesquisar sobre o M.M.A
- História do M.M.A - como e onde se originou?
- História do M.M.A no Brasil
- As mulheres e o M.M.A
- Os principais campeonatos nacionais e internacionais
- Pequena biografia de dois lutadores brasileiros.
- Princípios orientadores, regras e técnicas do esporte M.M.A. e sua espetacularização através das mídias.