DP EDUCAÇÃO FÍSICA 2019

DP EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª SÉRIE

·        O aluno em DP em Educação Física referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 2,5 e o 2º valendo 2,5) e uma prova ( valendo 5,0) dentre os quais serão obtidos uma média).   com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
       Data da Prova: 28 de setembro de 2019.        
·        Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
    Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.

·        Para os alunos frequentes: Os trabalhos  do 1º semestre deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
  • O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  •  Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
·         O trabalho deve estar dentro das normas da ABNT, tendo obrigatoriamente que conter:
- Capa e contracapa
- Sumário
-Introdução e Conclusão
- Bibliografia

1° ANO – PRIMEIRO SEMESTRE   

Esporte - Coletivo

Pesquise

  • Voleibol - Sistemas de jogo e táticas 

 A importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do esporte como espetáculo.

1. Qual a importância do sistema 4x2 do jogo de voleibol e táticas no desempenho esportivo? 


  •  Corpo, saúde e beleza - Padrões e estereótipos de beleza corporal - Pesquise
Quais são os Indicadores que levam à construção de representações sobre corpo e beleza?
Medidas e avaliação da composição corporal.

2. Pesquise o que é IMC e como calcular. 


  •  Esporte -  Modalidade individual: Pesquise

1. A importância das técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do espetáculo esportivo

2. Pesquise e diferencie a ginástica rítmica e ginástica artística.

4. Diferencie ritmo vital de ritmo como organização expressiva de movimento. 
  •  Corpo, saúde e beleza  - Corpo e beleza em diferentes períodos históricos – Pesquise
5. Padrões de beleza e suas relações com contextos históricos e culturais
– Interesses mercadológicos envolvidos no estabelecimento de padrões de beleza corporal
- Produtos e práticas alimentares e de exercícios físicos associados à busca de padrões de beleza
- Consumo e gasto calórico: alimentação, exercício físico e obesidade
 

6. Monte um cardápio semanal, segundo a pirâmide alimentar com exemplos de alimentação saudável. 

7. Diferencie ritmo vital de ritmo como organização expressiva de movimento. 

8.Estabeleça uma relação entre o padrão de beleza contemporâneo e o modelo grego.


Recursos para estudar:

-Sites;
 *Confederação Brasileira de Basquetebol-CBO
 www.cob.org.br

Confederação Brasileira de Ginástica Rítmica
www.cbginastica.com.br

*Instituto de Metabolismo e Nutrição
www.nuticaoclinica.com.br
*Pirâmide alimentar
 www.natue.com.br
www.papodegordo.com.br;

-Vídeos:
*Ginástica Rítmica (história) – You tube;
www.youtube.com

Trabalho de psicologia : Anorexia e Bulimia.

Dp Educação Física – 1ª série – 2º semestre


Pesquise:

1- Esporte: Sistema de jogo e táticas em modalidade coletiva: Rúgbi e o Futebol Americano:
- aponte as diferenças;
- historia das modalidades.

2- Corpo, saúde e beleza: Atividade física, exercício físico e saúde:
- conceitos;
- diferenças entre atividade física e exercício físico;
-capacidades físicas: força, resistência e flexibilidade: explique e de exemplos de exercícios.

3- Ginástica: pratica contemporânea: Ginástica Aeróbica:
- o que são exercícios aeróbicos? ;
- tipos de movimentos utilizados na ginástica aeróbica. Pesquisar e explicar.

4- Luta: Esgrima:
- principais movimentos e descrição de cada um;
- vestimentas e armas.

Recursos para estudar:

- Confederação Brasileira de Rúgbi - WWW.brasilrugbi.com.br
- Confederação Brasileira de Ginástica - WWW.cbginastica.com.br
- Confederação Brasileira de Esgrima – WWW.brasilesgrima.com.br


Educação Física - 2ª série
1º Semestre
Temas:

1. Ginástica Contemporânea e Alternativa.

Sites para estudo:


2. Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física.
·         Personal trainer ensina passo a passo como verificar manualmente os batimentos cardíacos
             www.minhavida.com.br
            3. Aula de ginástica localizada, que trabalha os músculos: glúteo, abdômen, bíceps, tríceps e perna, com diferentes formas de exercícios, que visam a melhoria da resistência geral, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo.
4. Aula de Educação Física com os alunos do 3º Ano - Ensino Médio do Colégio Castro Alves.
          5. Batalha Dança de Rua - Manos e Minas 11/06/2011
·         Matéria que mostra Batalha Dança de Rua que aconteceu CJJ.
Com base nos vídeos,  responder as seguintes questões:
  1. Como fazer para tirar o batimento Cardíaco por minuto?
  2. Entre as práticas conhecidas de Ginástica, quase as mais procuradas?
  3. Fora da Academia, quais atividades podem ser feitas pela população em geral?
  4. Tem alguma Atividade Física de Academia que você se identifica ou gostaria de praticar? Por que?
  5. Segundo os vídeos que você assistiu, como podemos considerar o “mercado do corpo”?
  6. Como montar um pequeno programa de trabalho de grupos musculares? Explique.
  7. Liste 5 Atividades de Academia?
  8. Quais pessoas que não podem, ou devem fazer Atividades Físicas com restrição? Por que?
  9. Podemos adaptar estas Atividades Físicas para serem feitas em outros locais? Quais e como?
  10. Quais são os objetivos propostos e os efeitos prometidos para as práticas oferecidas nas academias?
  11. Quais são as características físicas das pessoas que aparecem nas propagandas de Academias? Por que?
  12. Vendo o vídeo sobre o Hip Hop, percebe-se que há um maior número de homens participando? Você saberia me dizer o porquê?
  13. As danças das meninas são as mesmas que os dos meninos no Hip Hop? Explique.
  14. Numa batalha de danças, você conseguiu observar o que tem de semelhanças com as Ginásticas já conhecidas com os esportes? Quais seriam?
  15. Com estes conhecimentos apreendidos, podemos dizer que realizar atividades físicas em nosso dia-a-dia fica impossível? Relate para mim.


2º Semestre 


Trabalho de pesquisa com os seguintes temas:

Pesquise:


1. Fatores de riscos à saúde:
  • sedentarismo,
  • alimentação dietas e suplementos alimentares,
  • fumo, álcool, drogas, doping e anabolizantes,
  • estresse e repouso;
  • Doença hipocinéticas e relação com a atividade física e o exercício físico;
2. Mídias
  • A transformação do esporte em espetáculo televisivo e suas consequências;
  • O esporte como negócio.
  • As mídias sobre o esporte: vitória ou derrota, rendimento máximo e recompensa extrínseca e Intrínseca;
3. Ginástica

 Ginástica alternativa: alongamento e relaxamento
  • Princípios orientadores;
  • Técnicas e exercícios;


3° SÉRIE– ED. FÍSICA - 1º SEMESTRE

1. Pesquisar sobre o Boxe

  • História do boxe - como e onde se originou?
  • História do boxe no Brasil
  • As mulheres e o Boxe
  • Os principais campeonatos nacionais e internacionais
  • Pequena biografia dos boxeadores: Eder Jofre, Maguila e Acelino Popó. 
  • Pesquise sobre os golpes mais utilizados, eplicando no mínimo cinco.
2. Produção de texto:
  • Faça um texto com no mínimo 25 linhas relacionando o Boxe como manifestação de preconceito e discriminação social.

3.  Tema: Princípios de treinamento físico

Pesquise sobre as capacidades físicas abaixo e explique:
  • Agilidade
  • Flexibilidade
  • Força
  • Resistência
  • Velocidade
4. Pesquise e explique o que é treinamento físico.
5. E quais são os benefícios para a  saúde e o corpo.




2º Semestre 


Trabalho de pesquisa com os seguintes temas:

Corpo, Saúde e Beleza

Pesquise
  •    Doenças hipocinéticas e sua relação com a atividade física e o exercício físico;

Lazer e trabalho

  • Pesquise sobre os  espaços públicos para a prática esportiva e sobre as políticas para uso destes equipamentos;


Luta e atividade rítmica

Pesquisar sobre o M.M.A

  • História do M.M.A - como e onde se originou?
  • História do M.M.A no Brasil
  • As mulheres e o M.M.A
  • Os principais campeonatos nacionais e internacionais
  • Pequena biografia de dois lutadores brasileiros. 
  •  Princípios orientadores, regras e técnicas do esporte M.M.A. e sua espetacularização através das mídias.


Visualizações !!