DP QUÍMICA - 2019


Química - 1ª série

1° semestre

Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da dependência (DP)
Trabalho manuscrito relativo ao 1° e 2° semestres de 2019
Orientações para execução do trabalho

     ·  O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
     ·   Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
     ·   Fazer capa digitada que constem os dados acima.
     ·   As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
     ·   Só será validada a questão que contiver a respectiva resolução.

     ·   Os alunos matriculados em 2019 deverão entregar os trabalhos do 1º semestre,  entre os dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo de entrega.

    Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º semestre no dia da prova.


     ·   Toda produção de texto deverá conter  mínimo de 20 e  máximo de 30 linhas.

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório sobre o funcionamento da máquina de café e a sua utilidade para a extração dos óleos essenciais.
      ·         Máquina de café para extração de óleos essenciais: uma proposta experimental

Grandezas químicas
Assistir às videoaulas e resolver os exercícios. Apresentar os cálculos para todos os exercícios. Questão sem os devidos cálculos será anulada; resolução a caneta.


1- Dada a equação química balanceada:
Alumínio + ácido clorídrico -----à cloreto de alumínio + hidrogênio
2 Al        + 6 HCl               ------à 2 AlCl3                    + 3 H2
Dados: Massa moleculares das substâncias.
Al = 27gmol,    HCl = 37gmol,    AlCl3 = 135gmol,     H2 = 2gmol

1). Qual a quantidade de mols respectivamente de Al, HCl, AlCl3 e H2
a) 1, 3, 2, 3                   b) 2, 3, 2, 3                   c) 2, 6, 2, 3                   d) 1, 6, 1, 3

2). Sabendo-se que foram utilizados 54g de alumínio. Qual a massa de HCl necessária?
a) 74g                          b) 37g                          c) 222g             d) 111g

3). Sabendo-se que foram utilizados 54g de alumínio. Qual a massa de AlCl3 produzida?
a) 135g             b) 270g                         c) 405g                         d) 540g

4). Sabendo-se que foram utilizados 54g de alumínio. Qual a massa de H2 produzida?
a) 6g                            b) 12g                          c) 18g                          d) 3g

5). Sabendo-se que foram utilizados 108g de alumínio. Qual a massa de H2 produzida?
a) 6g                         b) 12g                          c)18g                         d) 3g


2-   Observe a ilustração e responda às seguintes questões:

a)     Determine a massa molar do metanol

b)     Determine o número de mol de moléculas de metanol
c)     Determine o número de átomos da massa mencionada
d)     Determine o número de átomos de hidrogênio da massa mencionada
e)     Determine o número de mol de átomos da massa mencionada



2° semestre

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório.
     ·  Tecidos e a nanotecnologia

Estequiometria
Assistir às videoaulas e resolver os exercícios. Apresentar os cálculos para todos os exercícios. Questão sem os devidos cálculos será anulada; resolução a caneta.



1- A combustão completa da glicose, C6H12O6, é responsável pelo fornecimento de energia ao organismo humano. Na combustão de 1,0 mol de glicose, o número de gramas de água formada é igual a:
C6H12O6(s)    +    6 O2(g)    à   6 CO2(g)    +    6 H2O
a)     6                      b) 18                      c) 180                    d)12                 e) 108
Dados= Massa Molar(g/mol): C=12; O=16;  H=1;

2- Uma célula de combustível (hidrogênio-oxigênio) tem as funções de fornecer eletricidade e água potável em um ônibus espacial. Os projetistas da missão sabem quanto de água é formada quando certa quantidade de O2 reage com o H2.
A equação química para a reação é:
            2H2(g)    +    O2(g)      à     2 H2O(L)   +   energia
Quando 0,25 mol de O2 reage com H2, a quantidade de água formada é:
Dados= Massa Molar(g/mol): O=16;  H=1;

a)     18,0g                           d) 9,0g
b)     36,0g                           e) 2,0g
c)     4,5g

3- (Unesp) O sódio metálico reage violentamente com a água, de acordo com a equação.
                        2Na   +  2 H2O   à  2 NaOH   +   H2
Considerando que a massa de sódio metálico que foi consumido é igual a 4,6g. Calcule a massa de hidróxido de sódio que foi produzido.
(Dados: Na=23  e   NaOH=40)
a)     0,4g                 b)4g                 c)8g                 d)16g                e)32g

4- (Unesp) O carbonato de cálcio (CaCO3), principal constituinte do calcário, é um sal usado na agricultura para corrigir a acidez do solo. Esse sal, ao ser aquecido vigorosamente, sofre decomposição térmica, produzindo óxido de cálcio (CaO) e gás carbônico (CO2). Considerando que 10.000g de carbonato de cálcio puro sofreram decomposição térmica, a quantidade de óxido de cálcio produzido será de:
                        CaCO3    à   CaO   +    CO2
(Dados:Massa molar g/mol -  CaCO3= 100g e CaO=56g )
a)       2200g             b)  2800g          c)  4400g          d)  5600g          e)11200g


5- Em setembro de 1998, cerca de 10.000 toneladas de ácido sulfúrico (H2SO4) foram derramadas pelo navio Bahamas no litoral do Rio Grande do Sul. Para minimizar o impacto ambiental de um desastre desse tipo, é preciso neutralizar a acidez resultante. Para isso pode-se, por exemplo, lançar calcário, minério rico em carbonato de cálcio (CaCO3), na região atingida. A equação química que representa a neutralização do H2SO4 por CaCO3 , com a proporção aproximada entre as massas dessas substâncias é:
     H2SO4       +          CaCO3        →     CaSO4    +     H2O   +   CO2

Pode-se avaliar o esforço de mobilização que deveria ser empreendido para enfrentar tal situação, estimando a quantidade de caminhões necessária para carregar o material neutralizante. Para transportar certo calcário que tem 80% de CaCO3 , esse número de caminhões, cada um com carga de 30 toneladas, seria próximo de:
a) 100               b) 200               c) 300               d) 400               e) 500

6- Para produzir 60 g de uréia, CO(NH2)2, a partir da reação:

2 NH3   +    CO2            à         CO(NH2)2   +    H2O
a massa de amônia consumida deve ser igual a:
Dados= Massa Molar(g/mol): C=12; O=16;  H=1; N=14
a)     17 g           b)18 g               c)34 g               d)44 g               e) 78 g

7- Uma maneira de remover dióxido de carbono de naves espaciais é o uso de cal (CaO), que se transforma em carbonato de cálcio (CaCO3). Durante uma viagem espacial foram produzidos 50 Kg de CaCO3. A quantidade de dióxido de carbono expirada pelos astronautas é: (Dados: massa molar: C = 12; Ca= 40; O = 16)
CaO   +    CO2  à         CaCO3
a)     44 g
b)     22 g
c)     56 g
d)     44 g
e)     50 g

8- A glicose é a principal fonte de energia para o ser humano. Seu processo de consumo pelo organismo é o inverso da fotossíntese e está representado a seguir:
C6H12O6(s)    +    6 O2(g)    à   6 CO2(g)    +    6 H2O
Calcule:
     a)  A  massa de glicose necessária para produzir 1 mol de água.
     b)  O volume de CO2 produzido a 1 atm de pressão e 0°C, quando são consumidos 67,2 L de O2 nas mesmas condições de temperatura e pressão.
     c)  O número de moléculas de água produzidas a partir de 90g de glicose.
Dados= Massa Molar(g/mol): C=12; O=16;  H=1;





Química

2ª série
1° semestre

Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da dependência (DP)
Trabalho manuscrito relativo ao 1° e 2° semestres de 2019
Orientações para execução do trabalho
  • O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
  • Só será validada a questão que contiver a respectiva resolução.

  • Os trabalhos  do 1º semestre deverão ser entregues entre os dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo de entrega.
  • Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º bimestre no dia da prova.

  • Toda produção de texto deverá conter mínimo de 20 e máximo de 30 linhas.

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório.
·         “Luzes”  capilar: dos salões de beleza à educação química

Concentração e diluição
Assistir às videoaulas e resolver os exercícios. Apresentar os cálculos para todos os exercícios. Questão sem os devidos cálculos será anulada; resolução a caneta.

1- Evapora-se totalmente o solvente de 250 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração 8,0 g/L. Quantos gramas de MgCl2 são obtidos ?
a)     8,0 g                                  d)   2,0 g
b)     6,0 g                                  e)   1,0 g
c)     4,0 g

2- A secreção média de lágrimas de um ser humano é de 1 mL por dia. Admitindo que as lágrimas possuam sais com concentração de 6 g/L, indique a massa de sais perdida em um dia.
a)     0,6 mg                   d) 0,06 mg
b)     0,6 g                      e) 0,006 g
c)     0,06 g

3- A sacarina é um adoçante artificial que possui um sabor centenas de vezes mais intenso que o açúcar comum. No rótulo de uma garrafa de refrigerante light, a concentração de sacarina deste refrigerante é igual a:
( Dados; volume 1,5 L e sacarina = 116 mg)
a)     0,005 g/L                d) 1,0 g/L
b)     0,08 g/L                  e) 1,5 g/L
c)     0,5 g/L

4- Sabendo que uma colher de chá contêm cerca de 5 g de açúcar comum, quantas colheres cheias devemos adicionar a um copo de laranjada com 200 mL de volume para que a concentração de açúcar comum seja de 50 g/L?
a)     1 colher
b)     2 colheres
c)     3 colheres
d)     4 colheres
e)     5 colheres

5-Uma bisnaga de xilocaína a 2%, de massa total 250 g, apresenta quantos gramas de solvente?
a)     0,5 g
b)     5 g
c)     24,5 g
d)     245 g
e)     240g

6- Uma cozinheira bem informada sabe que a água contendo sal de cozinha dissolvido ferve a uma temperatura mais elevada do que a água pura e que isso pode ser vantajoso em certas preparações. Essa cozinheira coloca  117 g de NaCl em uma panela grande. A alternativa que indica corretamente o volume necessário de água para a cozinheira preparar uma solução 0,25 mol/L de NaCl é: (Dado: massa atômica do Na = 23, Cl=35,5)
a)     0,125L                               d)   29,3 L
b)     2,00 L                                e)   468 L
c)     8,00 L


7- “... Os legumes também devem ser colocados de molho com a casca, durante 30 minutos, numa solução de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária”. O texto refere-se a recomendações que o jornal Folha de S. Paulo faz para se evitar contaminação pelo bacilo do cólera. Se uma colher de sopa tem capacidade para 10 mL e a água sanitária usada contém 37,25 g de hipoclorito de sódio. NaOCl, por litro de produto, a solução para lavar os legumes tem molaridade aproximadamente igual a:  (dado: Na= 23, Cl = 35,5; ) = 16)
a)     0,005                                 d)   0,050
b)     3,725                                 e)   0,372
c)     0,745

8- Em um balão volumétrico de 500 mL colocaram-se 9,6 g de MgCl2 e completou-se o volume com H2O destilada. Sabendo-se que o MgCl2 foi totalmente dissolvido, identifique a concentração aproximada de íons Mg2+ nessa soluçãao:
a)     0,05 M
b)     0,1 M
c)     0,2 M
d)     0,4 M
e)     3,2 M

9- Submetendo-se 3 L de uma solução 1 M de cloreto de cálcio à evaporação até um volume final de 400 mL, sua concentração molar será:
a)     3,00                                   d)   7,00
b)     4,25                                   e)   7,50
c)     5,70

10- Diluição é uma operação muito empregada em nosso dia-a-dia, por exemplo, preparamos um refresco a partir de um suco concentrado.
Considere 100 mL de determinado suco em que a concentração do soluto seja de 0,4 mol/L. O volume de água, em mL, que deverá ser acrescentado para que a concentração do soluto caia para 0,04 mol/L, será de:
a)     1 000
b)        900
c)        500
d)        400

2° semestre

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório.
·         A química na odontologia

Eletroquímica - Pilhas

Assistir à videoaula e resolver os exercícios; resolução a caneta.

1. Pilhas geram corrente elétrica a partir de transformações químicas. Observe o esquema a seguir e responda as questões abaixo:









Cu2+   +   e-       →     Cu                  E0 =  0,153 V
Mg2+   +   e-                  →     Mg                 E0 =  -2,73 V


Responda:
a) Qual eletrodo é o cátodo?
b) Qual eletrodo é o ânodo?
c) Qual o polo positivo?
d) Qual o polo negativo?
e) Qual a espécie química que se oxida?
f) Qual a espécie química que se reduz?
g) Qual a placa que apresenta a massa aumentada?
h) Qual a placa que apresenta a massa diminuída?
i) Qual a solução concentrada?
j) Qual a solução diluída?


QUÍMICA
3ª SÉRIE
1° semestre

Conteúdos e atividades requeridos para o cumprimento da dependência (DP)
Trabalho manuscrito relativo ao 1° e 2° semestres de 2019
Orientações para execução do trabalho

       ·   O trabalho deve ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
     · Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
       ·  Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  •   As questões devem ser copiadas e respondidas em seguida, uma a uma.
    · Só será validada a questão que contiver a respectiva resolução.

     ·    Os trabalhos  do 1º semestre deverão ser entregues entre os dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo de entrega.

    Os ex-alunos deverão entregar os trabalhos do 1º e 2º semestre no dia da prova.

      ·   O relatório deverá conter mínimo de 20 e  máximo de 30 linhas.

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório.
      ·        Quitosana: da química básica à bioengenharia

Classificação das cadeias carbônicas

Assistir às videoaulas e resolver os exercícios; resolução a caneta.


1- O composto (S)-(+)-Sulcatol, cuja fórmula estrutural é mostrada abaixo, é um  feromônio  sexual do besouro da madeira ( Gnathotricus retusus):




Com base ao  (S)-(+)-Sulcatol, pode-se afirmar que ele possui cadeiacarbônica:
a)      aberta, homogênea, insaturada e ramificada
b)      fechada, heterogênea, insaturada e ramificada
c)      aberta, homogênea, insaturada e normal
d)      aberta, homogênea, saturada e ramificada
e)      fechada, insaturada, heterogênea e ramificada

2- Uma cadeia carbônica aberta, homogênea, saturada, apresenta um átomo de carbono quaternário, dois átomos de carbono terciário e três átomos de carbono secundário. Escreva a fórmula estrutural e molecular do composto que representa essa cadeia.


3- (PUC) Um composto orgânico de cadeia aberta, insaturada, ramificada, com carbono quaternário, tem cadeia principal com quatro carbonos. Qual a sua fórmula estrutural e molecular?

4- Na estrutura abaixo
                      CH3   
                      |                  
CH3 – CH2 – C – CH – CH = C – CH2 – O – CH3
                      |      |               |
                     CH3 CH3           CH3    

a) Indique as quantidades de carbonos primário, secundário, terciário e quaternário.
b) Classifique a cadeia
c) Dê a fórmula molecular

5- A substância de fórmula    CH3 – CH2 – C – CH3 tem cadeia carbônica
                                                               ||

                       O
a) aberta e saturada                                                          
b) insaturada e homogênea
c) ramificada e homogênea                                                  d)ramificada e saturada
c) insaturada e heterogênea

2° semestre

Após a leitura do texto abaixo, elabore um relatório.
      ·  Terpenos, aromas e a química dos compostos naturais

Funções orgânicas
Assista às videoaulas 7, 8, 9, 10 e 11 para responder os exercícios abaixo.
1- Observe as fórmulas, dadas a seguir, de quatro substâncias químicas:
CH3OH

CH3COH
CH3CH2COCH3
CH3COOCH3
Na ordem de cima para baixo, essas substâncias pertencem, respectivamente, às funções orgânicas:
a) álcool, aldeído, cetona e éster                 d) éster, ácido carboxílico, álcool e cetona
b) álcool, aldeído, éster e cetona                 e) éster, álcool, éter e cetona
c) álcool, éter, cetona e éster

2- Com relação aos radicais metil e fenil:
a) escreva as fórmulas estruturais de compostos das funções:
I) álcool,          II) éter e          III) cetona, que contenham os dois radicais em cada composto.
b) escreva os nomes dos compostos.

3- Escreva:
a) as fórmulas estruturais da amina terciária e do éster com o menor número possível de átomos de carbono.
b) os nomes dos compostos, utilizando a nomenclatura oficial.

4- O bactericida Formecin A, cuja fórmula estrutural é:


As funções presente são: ____________________________________________

5- (Fuvest-SP) O alucinógeno mescalina tem a seguinte fórmula estrutural:


Nela estão presentes as funções orgânicas: ________________________________________

6- (MACK-SP)

As funções orgânicas presentes na substância epinefrina, dada anteriormente, são: ________________________________________________________________

7- (PUC) a Capsaicina constitui o princípio ativo característico (ardor ou sabor) das pimentas.
Com fórmula estrutural:


Apresenta grupos funcionais de: _________________________________________________
  














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