DP FILOSOFIA 2019



Dependência de Filosofia-  Ensino Médio

Orientações: aluno em DP em Filosofia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 10) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
 Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
    
·        Para os ex-alunos: as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, dia 28 de setembro de 2019.
     Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.

Para os alunos frequentes: os trabalhos deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.

                                                                
1ª série - Conteúdos: 1º Semestre


- Definição de Filosofia (A etimologia da palavra e o surgimento da Filosofia)
- Mitologia grega (Definição e sua importância na Grécia Antiga/ A distinção do conhecimento mitológico e do saber filosófico) 
- Conceito de mito e senso comum;  
- Os pré-socráticos;
- Biografias e principais ideias dos filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles;
- O mito da caverna de Platão;
- Empirismo e Criticismo;
- John Locke e Immanuel Kant (biografias e principais ideias sobre a origem do conhecimento).
- Natureza X Cultura;
- Os conceitos de cultura. (O que é cultura?);
- Conceito de relativismo cultural.

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO  - TEMA: MITOLOGIA GREGA

Analise as afirmativas seguintes e assinale V para aquelas que você considerar VERDADEIRAS e F para aquelas que você considerar FALSAS. Nas afirmativas falsas, corrija os erros.

1. (    ) Antes da filosofia as respostas sobre todas as coisas eram dadas através da mitologia, ou seja, todas as respostas eram duvidosas uma vez que mitos são ficções de um povo.

2. (    ) Na Grécia Antiga as pessoas seguiam uma religião monoteísta, ou seja, acreditavam em vários deuses.

3. (    ) Cosmologia é a explicação mitológica sobre a origem do universo.

4. (    ) O mito era objeto de crença, de fé, portanto, não era questionado.

5. (    ) Os mitos eram transmitidos, principalmente, através da literatura oral.

6. (     ) O mito era uma narrativa sobre a origem do mundo.

7. (    ) Na mitologia grega, Poseidon era o deus responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte.

8. (     ) Hera: a deusa grega da beleza, da paixão sexual, do amor, da fecundidade e do casamento.

9. (    ) As ninfas são espíritos, geralmente alados, habitantes de lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.

10.  (    ) O mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens.


11. (     ) As várias cosmogonias surgiram num período em que não havia nenhuma ciência.

12. (    ) Cosmogonia ncia que que predominava um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque não confiam naquele que narra.


13. (    ) Tanto o mito quanto a Filosofia são formas que o homem utiliza para explicar o mundo.


14. (    ) Para melhor circunscrever o conceito de mito, precisamos de outro componente: o mistério. 


15. (     ) Os centauros eram figuras com corpo de homem, cifres e patas de bode; estavam associados às ninfas.


16. (     ) Ares na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus e Perséfone.


17. (    ) Hefesto era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino.


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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO  - TEMA: OS PRÉ-SOCRÁTICOS, SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES

Analise as afirmativas seguintes e assinale V para aquelas que você considerar verdadeiras e F para aquelas que você considerar falsas. Nas afirmativas falsas, corrija os erros:

       1.       (    ) Atribui-se ao filósofo grego Tales de Mileto a invenção da palavra Filosofia.

     2.  (  ) Os primeiros problemas que preocuparam os filósofos da Escola de Mileto estavam relacionados com a origem dos seres e do universo.

         3.       (    ) Assim como os sofistas, Sócrates tinham compromisso com a verdade. 

        4.       (   ) As primeiras escolas filosóficas que surgiram nos principais centros gregos são chamadas de pré-platônicas.

        5.       (   ) A alegoria da caverna é a metáfora que serve de base para Platão expor a dialética dos graus do conhecimento.

      6.       (   ) Anaximandro, discípulo de Anaxímenes, acredita que a essência das coisas era o ar.

      7.       (   ) Heráclito acreditava que a realidade é algo dinâmico, está em permanente transformação.

      8.       (    ) A palavra FILOSOFIA é derivada de dois termos romanos: philo e sophia.

     9.       (   ) Platão nada deixou escrito, dialogava em praça pública, foi mestre de Aristóteles e superou seu mestre ao explicar a relação entre corpo (matéria) e alma (forma)

     10.   (    ) Cosmologia é a explicação racional sobre o mundo.

     11.   (    ) Para Empédocles não havia um único elemento responsável pela origem das coisas.

     12.   (    ) Para Xenófanes a arché das coisas era a terra.

    13.   (   ) Segundo Pitágoras, das pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos, as que iam para comerciar durante os jogos é que se assemelham ao filósofo.

     14.   (     ) Para os primeiros filósofos era necessário encontrar a finalidade das coisas.

     15.   (     ) Heráclito acreditava que a essência das coisas era o apeiron.

     16.   (     ) Cosmogonia e cosmologia são explicações sobre a origem do mundo.

     17.   (    ) Aristóteles define a ciência como conhecimento verdadeiro, conhecimento pelas causas.

    18.   (   ) Dois métodos aristotélicos : a ironia representada pela frase “Conheça-te a ti mesmo” e a maiêutica- que significa a arte de dar a luz, representada pela frase “Só sei que nada sei”. 




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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO  - TEMA:  Senso Comum e  O mito da caverna

1-      Defina o que é senso comum e o conhecimento filosófico. Explique-os exemplificando e responda, qual o mais complexo e por quê?

2-      Utilize o livro didático “FILOSOFANDO - Introdução à Filosofia” e responda as quatro questões referentes a Leitura Complementar  ALEGORIA DA CAVERNA do Capítulo 13 “ A busca da verdade”.
       Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 10

Observação: Copie as questões e responda na sequência.


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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO  - TEMA: Natureza e Cultura

1-Faça o entendimento, o fichamento de todo o conteúdo do Capítulo 4: “Natureza e Cultura” do livro didático “FILOSOFANDO- Introdução à Filosofia”

Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 3

Orientação para realização da atividade: você deve expor as principais ideias do autor e seu entendimento sobre o assunto. Organize o entendimento por texto, ou seja, indique o texto e realize o fichamento. (Lembre-se que, este mesmo conteúdo será cobrado posteriormente na Avaliação que fará no 2º semestre).
2-Após o fichamento responda as questões: 1,2,3 e 7 da página 53 (Revendo o capítulo)

Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Página 41

Obs: copie as questões e responda na sequência.

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO-  Criticismo e Empirismo

·         Analise as afirmativas seguintes e assinale V para aquelas que você considerar VERDADEIRAS e F para aquelas que você considerar FALSAS. Nas afirmativas falsas, corrija os erros.

1. (  )  Segundo John Locke, as ideias são inatas e todas as ideias derivam das sensações ou percepções geradas pelos sentidos.

2-(     )  Segundo Immanuel Kant, todo conhecimento deriva da razão.

3-(     )  A palavra empirismo tem origem no grego empeiria, que significa experiência.

4.(     ) Kant afirmava que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nós dá o conhecimento.

5.(     ) Segundo John Locke , nada vem a mente sem antes ter passado antes pelos sentidos.

6.(    ) O apriorismo kantiano  foi formulado pelo filosofo Immanuel Kant para resolver o impasse entre o racionalismo e o empirismo.

7.(     ) Segundo John Locke existem dois tipos de conhecimento: os que provêm da experiencia e os que fazemos de nossas operações internas.

8. (     ) Immanuel Kant é considera o pai da filosofia moderna e segundo ele, as ideias são inatas e todo conhecimento deriva da razão.

9.(     ) Kant afirma haver conhecimentos a priori e a posteriori, portanto o conhecimento puro e o empírico.

10. (    ) Kant procurou superar o impasse criado entre o ceticismo e o dogmatismo com a teoria filosófica conhecida como Criticismo.

11.(     ) Uma doutrina é cética quando duvida ou nega a possibilidade de conhecermos a verdade.

12. (    ) O dogmatismo defende a possibilidade de atingirmos a verdade.

13.(     ) A concepção empirista de ciência é uma característica marcante da filosofia inglesa moderna, da qual se destacam John Locke e Francis Bacon.

14.(    ) O criticismo de Kant consiste no seu questionamento acerca das condições de possibilidades do conhecimento.

15.(     ) Assim como Immanuel Kant, John Locke filósofo alemão, fundador da filosofia crítica, afirma que a fonte do conhecimento é a razão.

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO- Cultura e Relativismo Cultural

1-      Pesquise os conceitos de cultura, relativismo cultural e etnocentrismo.

2-      Pesquise e apresente aqui, exemplos reais de Cultura, relativismo cultural e etnocentrismo ocorridos no Brasil. (obs: você pode colar imagens, reportagens, ou descrever tais situações. Não esqueça de indicar as fontes).

3-      Realize uma pesquisa sobre Ernest Cassirer (biografia e suas ideias em relação à cultura). 

4-      O que Ernest Cassirer quis dizer ao afirmar que o homem é um ser simbólico? Explique.



Conteúdos:  2º Semestre

- Platão e a concepção organicista de Estado;
- Thomas Hobbes e a concepção contratualista de Estado;
- Dois modelos de Estado: Liberal e Anarquista (definição)
- Karl Marx (biografia, contexto histórico, capitalismo segundo Marx, conceito geral de ideologia e conceito de ideologia para Marx)
- Direitos humanos (origem da noção de direitos humanos e definição);

**OBSERVAÇÃO: Caro aluno, todo o conteúdo solicitado será a base para a formulação da AVALIAÇÂO que ocorrerá no dia 28 de setembro de 2019.
 Portanto, realize as atividades propostas com seriedade. O material indicado: o livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia

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ATIVIDADE DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO
1.     Pensamento político de Platão e Thomas Hobbes.


1-    Realize uma pesquisa sobre Platão (biografia e contexto histórico) e sua teoria política.  Em seguida explique por que o filósofo propôs uma concepção de Estado organicista. (obs: para um trabalho satisfatório, investigue/pesquise os motivos que levaram o filósofo a propor, tal concepção de Estado).

2-    Pesquise a biografia de Thomas Hobbes, o contexto histórico e seu pensamento político. Em seguida, explique por que o filosofo propôs uma concepção contratualista de Estado. (obs: para um trabalho satisfatório, investigue/pesquise os motivos que levaram o filósofo a propor a tal concepção de Estado, de poder).

3-    Após a realização da pesquisa responda:
a         a )    Como era dividida a sociedade grega do século IV a.C em que Platão vivia?
           b)    Ainda em relação questão anterior, quem eram reconhecidos cidadão na Grecia?
        c)    Qual a diferença entre o conceito de democracia presente na época de Platão e o conceito presente hoje, no século XXI?
      d)    Por que Platão compara a alma à cidade? E por que chamou de concepção organicista?
         e)  Segundo Platão, o homem teria uma alma dividida em três partes. Quais são estas partes, suas funções, quem deveria assumir tais funções e qual a responsabilidade desses?

f           f ) Explique o que Thomas Hobbes quis dizer com “O homem é lobo do homem”?
           g)  O que seria o pacto social proposto por Hobbes?
           h) Segundo Thomas Hobbes, como evitar a guerra de todos contra todos?
i)          i)  Segundo Hobbes, por que o poder soberano pode manter a paz? Explique.

4- Agora que conhece o pensamento de dois grandes filósofos em relação à política, posicione-se em relação a cada uma.
        A)   Platão:
        B)   Thomas Hobbes:

   
        2.    Dois modelos de Estado: Liberal e Anarquista

1.    Realize uma pesquisa sobre a teoria política anarquista. Seus principais teóricos e as suas principais ideias.

Após realizar sua pesquisa responda:

      a)    Como o anarquismo resolveria problemas nacionais, uma vez que ele questiona o poder centralizado e defende a autonomia e a descentralização do poder para incluir todos os indivíduos em decisões de seu interesse?


2- Realize uma pesquisa sobre a teoria politica liberal. Seus principais teóricos e suas ideias centrais. 

3- Faça o rascunho dos seguintes textos do Capítulo20- A autonomia da política, do livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia.

     a)   Texto 1: A formação do Estado nacional (pág. 251)
    b)   Texto 3: Soberania e Estado moderno, O direito natural, As teorias contratualistas;
    c)   Texto 5: A teoria política de Locke,
   d)   Texto 7: O liberalismo clássico, Conceito de liberalismo, Liberalismo: três aspectos, Montesquieu e a autonomia dos poderes.

     3.    Capitalismo segundo Karl Marx

1-    Utilize o livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia- Capítulo 8. Faça o rascunho dos seguintes textos:
texto 1- Conceito geral de ideologia;
texto 2- Conceito marxista de ideologia; características da ideologia;
texto 3- Ideologia em ação, as histórias em quadrinhos, publicidade e mídia.
texto 4- O discurso não ideológico e outras concepções de ideologia.

2-    Copie e responda as questões: 01, 02 e 11 da página 100.


      4.    Direitos Humanos

1    -    Sem recorrer às pesquisas responda:
    a)    O que são direitos humanos para você?

     b)    Você acredita que direitos humanos visam apenas defender os criminosos? Justifique.

2-    Utilize o livro didático: Filosofando- Introdução à filosofia. Faça o rascunho de todo o capítulo 18- Direitos Humanos.
Orientação: você deve colocar o título do texto e fazer o rascunho. Por exemplo:
Para começar (este é o primeiro texto). Após colocar o título, faça a leitura e escreva o rascunho. O segundo texto é “Direitos humanos: para quem?”, em seguida faça a leitura, o entendimento e o rascunho. E assim sucessivamente até a página 235.

3-    Copie e responda as questões: 07, 10, 11, 13 e 14.

4-    Após a leitura e entendimento do capítulo18, você continua com o mesmo pensamento, com a mesma resposta dada na questão 1, A e B? Justifique.




  
Bibliografia
-Caderno do aluno (apostila);
-Livros didáticos adotados pela escola: “Convite à Filosofia”- Marilena Chauí  e/ou  “Introdução à Filosofia”- Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins;
-Dicionário básico de Filosofia- Danilo Marcondes
-Como apoio de estudos, além das bibliografias indicadas acima, o aluno poderá aprimorar seus estudos com vídeos aulas do sistema Poliedro disponibilizadas no youtube. Basta que o aluno procure por tema.






DP FILOSOFIA - 2ª SÉRIE -  2019

Descrição

ORIENTAÇÕES:

·         O aluno em DP em Filosofia referente ao 2º ano do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
          Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
·         Os conteúdos requeridos para a produção da dissertação correspondem aos assuntos a serem tratados na prova final.

Orientações
·         O aluno deverá produzir, de acordo com o tema de cada semestre, uma dissertação com o mínimo de 25 linhas escrita à mão, sem rasuras e seguindo todos os padrões (cabeçalho, caneta azul ou preta, letra cursiva legível, obedecer às regras de paragrafação, limpeza, clareza e objetividade).
·         O texto deverá se apresentar em folha de papel almaço, com pauta, e ter uma capa digitada com identificação completa do aluno.
·         Abaixo são fornecidas referências bibliográficas e indicações de sites e de vídeos com material sobre os temas. O aluno deve estudá-lo a fim de embasar sua produção escrita e de realizar a prova. Também é fornecido indicação de material explicativo a respeito da estrutura de uma dissertação filosófica.

Prazos e datas
·         Os atuais alunos receberão orientações e acompanhamento de sua produção escrita em aula ao longo do semestre vigente. Os trabalhos deverão ser entregues  nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.

·         Aos ex-alunos a data de entrega da dissertação será no dia da prova, 28 de setembro de 2019.

1º SEMESTRE – A LIBERDADE

TEMA:  SOMOS TOTALMENTE LIVRES OU SOMOS TOTALMENTE CONDICIONADOS POR ALGUMA COISA? O QUE É LIBERDADE E O QUE É SER DETERMINADO POR ALGUMA COISA? QUAL A POSSIBILIDADE DE SERMOS OU DE NOS TORNARMOS LIVRES? ATÉ QUE PONTO PODEMOS SER LIVRES? CONSIDERE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES ACERCA DA LIBERDADE NOS TEXTOS-BASE ABAIXO.

EXPLICAÇÃO: “... a não ser aqueles filósofos que afirmaram a liberdade como um poder incondicional da vontade (como Sartre), os demais sempre levaram em conta a tensão entre nossa liberdade e os condicionamentos - naturais, culturais, psíquicos – que nos fazem ser o que somos, mas que em certas circunstâncias podem ser superados por nossa ação. Essa superação é a liberdade”.
(CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulo 29.)

TEXTOS-BASE
1. ... devemos a Aristóteles a definição do campo das ações éticas. Estas não só são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também pertencem àquela esfera da realidade na qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha.
Em outras palavras, o curso da natureza segue leis necessárias e universais, não havendo como nem por que deliberar e escolher, pois as leis naturais regem como as coisas vão necessariamente acontecer. [...]. Mas deliberamos e decidimos sobretudo aquilo que, para ser e acontecer, depende de nossa vontade e de nossa ação. [...]. Deliberamos sobre o possível, sobre aquilo que pode ser ou deixar de ser, porque para ser e acontecer depende de nós, de nossa vontade e de nossa ação. [...].
Com isso, Aristóteles acrescenta à consciência moral, trazida por Sócrates, a idéia da vontade livre guiada pela razão como o outro elemento fundamental da ética.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulo 28; p. 322.
2. ... o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si próprio, e no entanto livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer. O existencialista não crê na força da paixão [...] tal paixão é uma desculpa [...] o homem é responsável por essa paixão. O existencialista não pensará também que o homem pode encontrar auxílio num sinal dado sobre a terra [...] o homem decifra ele mesmo esse sinal como lhe aprouver. [...] o homem, sem qualquer apoio e sem qualquer auxílio, está condenado a cada instante a inventar o homem.
SARTRE, Jean-Paul.  O existencialismo é um humanismo. In Sartre. São Paulo: Abril Cultural, 1973; p. 15-16. (Os pensadores).

3. Tudo aquilo que somos, nós o somos sobre a base de uma situação de fato que fazemos nossa e que transformamos sem cessar por uma espécie de regulagem que nunca é uma liberdade incondicionada.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. C. A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999; p. 236.

REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulos 28 e 29; p. 388.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Unidade 4, capítulo 18.
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES MARTINS, Maria Helena. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade 4, capítulo 19.
SAVIAN Filho, Juvenal. Filosofia e filosofias: existência e sentidos. São Paulo: Autêntica, 2016. Unidade 2, capítulo 8.; p. 217.
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação filosófica: o que é e como elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)

VÍDEOS
Série Humano, demasiado humano (disponível no youtube)
Currículo Mais – Plataforma da Secretaria Estadual de Educação
Ética –TV Cultura
Sartre e Merleau-Ponty (https://www.youtube.com/watch?v=b7-6hirv0qU)
Platão e Aristóteles (Prof. Gui – Poliedro – disponível no youtube)


2ºSEMESTRE – FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

TEMA: COMO É POSSÍVEL QUE ALGO COMO AUSCHWITZ TENHA OCORRIDO? O QUE AUSCHWITZ REPRESENTA PARA A HUMANIDADE? RELACIONE AUSCHWITZ COM FENÔMENOS DE INTOLERÂNCIA ATUAIS. É POSSÍVEL EVITAR QUE AQUILO QUE AUSCHWITZ REPRESENTA SE REPITA NA HISTÓRIA? POR QUÊ? COMO? SE POSSÍVEL, COMPARE O TEXTO-BASE COM O FILME A onda EM UMA DE SUAS VERSÕES.

TEXTO-BASE: “A educação após Auschwitz” de Theodor Adorno
                         (Texto completo disponível em


TRECHO FUNDAMENTAL
A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. [...]. Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação. Fala-se da ameaça de uma regressão à barbárie. Mas não se trata de uma ameaça, pois Auschwitz foi a regressão; a barbárie continuará existindo enquanto persistirem no que têm de fundamental as condições que geram esta regressão. [...].
É preciso reconhecer os mecanismos que tornam as pessoas capazes de cometer tais atos, é preciso revelar tais mecanismos a eles próprios, procurando impedir que se tornem novamente capazes de tais atos, na medida em que se desperta uma consciência geral acerca desses mecanismos. [...]. A educação tem sentido unicamente como educação dirigida a uma auto-reflexão crítica. [...].
Quando falo de educação após Auschwitz, refiro-me a duas questões: primeiro, à educação infantil, sobretudo na primeira infância; e, além disto, ao esclarecimento geral, que produz um clima intelectual, cultural e social que não permite tal repetição; portanto, um clima em que os motivos que conduziram ao horror tornem-se de algum modo conscientes. [...].
O único poder efetivo contra o princípio de Auschwitz seria autonomia, para usar a expressão kantiana; o poder para a reflexão, a autodeterminação, a não-participação. [...].
Além disso seria necessário esclarecer quanto à possibilidade de haver um outro direcionamento para a fúria ocorrida em Auschwitz. Amanhã pode ser a vez de um outro grupo que não os judeus, por exemplo os idosos, que escaparam por pouco no Terceiro Reich, ou os intelectuais, ou simplesmente alguns grupos divergentes.[...]

TEXTOS COMPLEMENTARES
KANT, Immanuel. O que é ilustração. [trecho]. In COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2017, 4 ed.; p. 286.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. [trecho sobre a consciência moral]. In MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de Ética. De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, 4 ed.; p. 126-131.

REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade 7, capítulo 22.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Unidade 3, capítulo 17.
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação filosófica: o que é e como elaborar
 (disponível em


FILME (versões)
A onda (Alemanha, 2008, 1h50’- dir.: Dennis Gansel)

A onda (EUA, 1981, 46’ dir.: Alex Grasshoff)



CONTEÚDO  DP FILOSOFIA REFERENTE A 3ª SÉRIE  

1º SEMESTRE


Descrição
As atividades consistirão em (a) uma produção escrita (valor: 2,5), conforme orientação abaixo, e (b) uma prova objetiva (valor: 5,0) referente aos conteúdos dos dois semestres. Os conteúdos requeridos para a produção da dissertação correspondem a parte dos assuntos a serem tratados na prova do semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.

Orientações
O aluno deverá produzir, de acordo com o tema de cada semestre, uma dissertação com o mínimo de 25 linhas, escrita à mão. Abaixo, são fornecidas referências bibliográficas e indicações de sites e de vídeos com material sobre os temas. O aluno deve estudá-lo a fim de embasar sua produção escrita e de realizar a prova. Também é fornecido indicação de material explicativo a respeito da estrutura de uma dissertação filosófica.

Prazos e datas
Os alunos MATRICULADOS EM 2019 receberão orientações e acompanhamento de sua produção escrita em aula ao longo do semestre vigente.  Os trabalhos deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
Os casos de conclusão de curso têm aqui as informações necessárias e complementares para a realização da DP. 
Os alunos concluintes entregarão as dissertações no dia da aplicação da prova., dia 28 de setembro de 2019.



1º SEMESTRE – NATUREZA E CULTURA
TEMA: O HOMEM É UM SER NATURAL OU CULTURAL? QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA? POR QUE SE PODE DIZER QUE O HOMEM É SIMULTANEAMENTE UM SER NATURAL E CULTURAL? QUAIS AS IMPLICAÇÕES DISSO? COMO EXPLICAR A DIVERSIDADE CULTURAL (de práticas, valores, instituições, orientações, etc)?

EXPLICAÇÃO: Muitas das práticas, instituições, orientações e muitos dos valores humanos estéticos ou morais apresentam-se no mundo em rica diversidade, destoando, desta forma, de uma suposta normatividade natural. Há também, por outro lado, discursos em favor de uma adequação das condutas humanas a uma natureza biológica supostamente incontornável, algumas vezes acompanhados de atitudes de intolerância e de violência. Diante disso, pode-se dizer que há uma essência humana universal ou uma natureza humana biologicamente determinada? Ou, em lugar disso, pode-se afirmar que o ser humano se caracteriza precisamente por ser uma permanente construção cultural, donde resulta toda sua diversidade?

TEXTO-BASE
 É impossível sobrepor, no homem, uma primeira camada de comportamentos que chamaríamos de ‘naturais’ e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem, tudo é natural e tudo é fabricado, como se quiser, no sentido em que não há uma só palavra, uma só conduta que não deva algo ao ser simplesmente biológico- e que ao mesmo tempo não se furte à simplicidade da vida animal. (MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. C. A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999; p. 257)
TÓPICOS
Alguns tópicos devem ser estudados a fim de que o aluno possa elaborar sua dissertação com desenvoltura:

§  Estado de natureza
§  Estado de sociedade
§  Estado civil
§  Natureza humana
§  Condição humana
§  Essência e existência

§  Linguagem, trabalho e política
§  Modos de produção
§  Alienação do trabalho
§  Diversidade cultural


REFERÊNCIAS
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES MARTINS, Maria Helena. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade II, capítulos 3 a 5.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade VII, capítulo 23.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Capítulos 7 (O ser humano); 8 (A linguagem);  9 (O trabalho); e p. 353 (Aristóteles: o animal político).
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação filosófica: o que é e como elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)

VÍDEOS
Currículo Mais – Plataforma da Secretaria Estadual de Educação
Ética –TV Cultura
Sartre e Merleau-Ponty (https://www.youtube.com/watch?v=b7-6hirv0qU)



2º Semestre








2º SEMESTRE – A DESIGUALDADE
TEMA: A DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS É NATURAL OU HISTORICAMENTE PRODUZIDA? A DESIGUALDADE SOCIAL ENTRE OS HOMENS É JUSTIFICÁVEL? SIM OU NÃO? POR QUÊ? DISCUTA O CONCEITO DE JUSTIÇA COM BASE NAS VISÕES CLÁSSICAS DE PLATÃO E ARISTÓTELES E NA VISÃO SETECENTISTA DE ROUSSEAU: QUAL A VISÃO DE PLATÃO A ESSE RESPEITO? E A DE ARISTÓTELES? NO QUE DIFEREM PLATÃO E ARISTÓTELES DE ROUSSEAU A ESSE RESPEITO? QUAL A VISÃO DE ROUSSEAU SOBRE A DESIGUALDADE?
EXPLICAÇÃO: As concepções de Platão e de Aristóteles acerca da desigualdade ente os homens refletem de formas distintas sociedades desiguais. Vinda à luz noutro momento histórico, o século XVIII, a concepção de Rousseau a esse respeito capta transformações sociais que iriam desembocar na Revolução Francesa. Para os primeiros, a desigualdade social se explicava pela desigualdade natural entre os homens. Para o segundo, a desigualdade social é algo distinto da desigualdade natural, tendo surgido a partir da invenção da propriedade e dado origem às guerras. Diante disso, pode-se considerar a desigualdade justificável? Pode-se considerar a desigualdade evitável? Pode-se considerar a desigualdade superável?
TEXTO-BASE
 Concebo, na espécie humana, dois tipos de desigualdade: uma que chamo natural ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito e da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção e que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos vários privilégios de que gozam alguns em prejuízo dos outros, como serem mais ricos, mais poderosos e homenageados do que estes, ou ainda por fazerem-se obedecer por eles.

Não se pode perguntar qual a fonte da desigualdade natural, porque a resposta estaria enunciada na simples definição da palavra. Pode-se, ainda menos, procurar a existência de qualquer ligação essencial entre essas duas desigualdades, pois, em outras palavras, seria perguntar se aqueles que mandam valem necessariamente mais do que os que obedecem, se a força do corpo ou do espírito, a sabedoria e a virtude sempre se encontram, nos mesmos indivíduos, na proporção do poder ou da riqueza: tal seria uma boa questão para discutir entre escravos ouvidos por seus senhores, mas que não convém a homens razoáveis e livres, que procuram a verdade.

(...) O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: defendei-vos de ouvir este impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém! (ROUSSEAU. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1978, p. 235 e 259-260)
TÓPICOS
Alguns tópicos devem ser estudados a fim de que o aluno possa elaborar sua dissertação com desenvoltura:


§  Estado de natureza
§  Estado de sociedade
§  Estado civil
§  Contrato social
§  Desigualdade natural
§  Desigualdade social
§  Direitos naturais
§  Direitos civis
§  Propriedade privada
§  Igualdade jurídica
§  Liberalismo político
§  Liberalismo econômico
§  Materialismo histórico
§  Materialismo dialético



















REFERÊNCIAS
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES MARTINS, Maria Helena. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade V, capítulos 17 a 21.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade XII, capítulo 32 a 34.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Capítulo 19 (A política); p. 277-282 (Iluminismo. A razão em busca da liberdade); e p. 287-299 (Pensamento do século XIX).
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação filosófica: o que é e como elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)

VÍDEOS
Currículo Mais – Plataforma da Secretaria Estadual de Educação

Ética –TV Cultura

Platão e Aristóteles (Prof. Gui – Poliedro – disponível no youtube)

Rousseau: Desigualdade e Contrato - Brasil Escola (disponível em: 










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