Dependência
de Filosofia- Ensino Médio
Orientações:
aluno
em DP em Filosofia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em
trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os
quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 10) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada
semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
·
Para
os ex-alunos: as atividades abaixo descritas para os 1º e
2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, dia 28 de setembro de 2019.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
Para os alunos frequentes: os trabalhos deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
1ª série - Conteúdos: 1º Semestre
-
Definição de Filosofia (A etimologia da palavra e o surgimento da Filosofia)
-
Mitologia grega (Definição e sua importância na Grécia Antiga/ A distinção do
conhecimento mitológico e do saber filosófico)
-
Conceito de mito e senso comum;
- Os
pré-socráticos;
-
Biografias e principais ideias dos filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles;
- O
mito da caverna de Platão;
-
Empirismo e Criticismo;
-
John Locke e Immanuel Kant (biografias e principais ideias sobre a origem do
conhecimento).
-
Natureza X Cultura;
- Os
conceitos de cultura. (O que é cultura?);
-
Conceito de relativismo cultural.
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Série e número atual:
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CAMPO RESERVADO AO PROFESSOR: Número de Acerto: ______________NOTA: _____
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO - TEMA:
MITOLOGIA GREGA
Analise as afirmativas
seguintes e assinale V para aquelas que você considerar VERDADEIRAS e F para
aquelas que você considerar FALSAS. Nas afirmativas falsas, corrija os erros.
1. ( ) Antes da filosofia as respostas sobre
todas as coisas eram dadas através da mitologia, ou seja, todas as respostas
eram duvidosas uma vez que mitos são ficções de um povo.
2. ( ) Na Grécia Antiga as pessoas seguiam uma
religião monoteísta, ou seja, acreditavam em vários deuses.
3. ( ) Cosmologia é a explicação mitológica
sobre a origem do universo.
4. ( ) O mito era objeto de crença, de fé,
portanto, não era questionado.
5. ( ) Os mitos eram transmitidos,
principalmente, através da literatura oral.
6. ( ) O mito era uma narrativa sobre a origem
do mundo.
7. ( ) Na mitologia grega, Poseidon era o deus
responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte.
8. ( )
Hera: a deusa grega da beleza, da paixão sexual, do amor, da fecundidade e do
casamento.
9. ( ) As ninfas são espíritos, geralmente
alados, habitantes de lagos e riachos, bosques, florestas, prados e montanhas.
10. ( ) O
mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais
entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens.
11. ( ) As várias cosmogonias surgiram num
período em que não havia nenhuma ciência.
12. ( ) Cosmogonia ncia que que predominava um
discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a
narrativa, porque não confiam naquele que narra.
13. ( ) Tanto o mito quanto a Filosofia são
formas que o homem utiliza para explicar o mundo.
14. ( ) Para melhor circunscrever o conceito de
mito, precisamos de outro componente: o mistério.
15. ( ) Os centauros eram figuras com corpo de
homem, cifres e patas de bode; estavam associados às ninfas.
16. ( ) Ares na mitologia grega, era o deus da
guerra. Filho de Zeus e Perséfone.
17. ( ) Hefesto era a divindade do fogo, dos
metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino.
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completo: _________________________________________
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e número atual: _____________________________________
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RESERVADO AO PROFESSOR: Número de
Acerto: ______________NOTA: _____
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO - TEMA:
OS PRÉ-SOCRÁTICOS, SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
Analise as afirmativas seguintes e
assinale V para aquelas que você considerar verdadeiras e F para aquelas que
você considerar falsas. Nas afirmativas falsas, corrija os erros:
1. ( )
Atribui-se ao filósofo grego Tales de Mileto a invenção da palavra Filosofia.
2. ( ) Os primeiros problemas que preocuparam os
filósofos da Escola de Mileto estavam relacionados com a origem dos seres e do
universo.
3. ( ) Assim
como os sofistas, Sócrates tinham compromisso com a verdade.
4. ( ) As primeiras escolas filosóficas que
surgiram nos principais centros gregos são chamadas de pré-platônicas.
5. ( ) A alegoria da caverna é a metáfora que
serve de base para Platão expor a dialética dos graus do conhecimento.
6. ( ) Anaximandro, discípulo de Anaxímenes,
acredita que a essência das coisas era o ar.
7. ( ) Heráclito acreditava que a realidade é
algo dinâmico, está em permanente transformação.
8. ( ) A palavra FILOSOFIA é derivada de dois
termos romanos: philo e sophia.
9. ( ) Platão nada deixou escrito, dialogava em
praça pública, foi mestre de Aristóteles e superou seu mestre ao explicar a
relação entre corpo (matéria) e alma (forma)
10. ( ) Cosmologia é a explicação racional sobre
o mundo.
11. ( ) Para Empédocles não havia um único
elemento responsável pela origem das coisas.
12. ( ) Para Xenófanes a arché das coisas era a
terra.
13. ( )
Segundo Pitágoras, das pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos, as que iam
para comerciar durante os jogos é que se assemelham ao filósofo.
14. ( ) Para os primeiros filósofos era
necessário encontrar a finalidade das coisas.
15. ( ) Heráclito acreditava que a essência das
coisas era o apeiron.
16. ( ) Cosmogonia e cosmologia são explicações
sobre a origem do mundo.
17. ( ) Aristóteles define a ciência como
conhecimento verdadeiro, conhecimento pelas causas.
18. ( ) Dois métodos aristotélicos : a ironia
representada pela frase “Conheça-te a ti mesmo” e a maiêutica- que significa a
arte de dar a luz, representada pela frase “Só sei que nada sei”.
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e número atual: _______________________________________
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Acerto: ______________NOTA_____
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO -
TEMA: Senso Comum e O mito da caverna
1- Defina
o que é senso comum e o conhecimento filosófico. Explique-os exemplificando e
responda, qual o mais complexo e por quê?
2- Utilize
o livro didático “FILOSOFANDO - Introdução à Filosofia” e responda as quatro
questões referentes a Leitura Complementar
ALEGORIA DA CAVERNA do Capítulo 13 “ A busca da verdade”.
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 10
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 10
Observação: Copie as questões e responda na
sequência.
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RESERVADO AO PROFESSOR: Número de
Acerto: ______________NOTA: _____
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO - TEMA:
Natureza e Cultura
1-Faça o entendimento, o fichamento de
todo o conteúdo do Capítulo 4: “Natureza e Cultura” do livro didático “FILOSOFANDO-
Introdução à Filosofia”
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 3
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Capítulo 3
Orientação para realização da
atividade: você deve expor as principais ideias do autor e seu entendimento
sobre o assunto. Organize o entendimento por texto, ou seja, indique o texto e
realize o fichamento. (Lembre-se que, este mesmo conteúdo será cobrado
posteriormente na Avaliação que fará no 2º semestre).
2-Após o fichamento responda as
questões: 1,2,3 e 7 da página 53 (Revendo o capítulo)
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Página 41
Observação: no livro 2015, 2016 e 2017 - Página 41
Obs: copie as questões e responda
na sequência.
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e número atual: _____________________________________
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Acerto: ______________NOTA: ___
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO-
Criticismo e Empirismo
·
Analise as afirmativas seguintes e assinale V
para aquelas que você considerar VERDADEIRAS
e F para aquelas que você considerar FALSAS.
Nas afirmativas falsas, corrija os erros.
1. ( )
Segundo John Locke, as ideias são inatas e todas as ideias derivam das
sensações ou percepções geradas pelos sentidos.
2-( )
Segundo Immanuel Kant, todo conhecimento deriva da razão.
3-( ) A
palavra empirismo tem origem no grego empeiria, que significa experiência.
4.( ) Kant afirmava que todo conhecimento
começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nós dá o
conhecimento.
5.( ) Segundo John Locke , nada vem a mente
sem antes ter passado antes pelos sentidos.
6.( ) O apriorismo kantiano foi formulado pelo filosofo Immanuel Kant
para resolver o impasse entre o racionalismo e o empirismo.
7.( ) Segundo John Locke existem dois tipos de
conhecimento: os que provêm da experiencia e os que fazemos de nossas operações
internas.
8. ( ) Immanuel Kant é considera o pai da
filosofia moderna e segundo ele, as ideias são inatas e todo conhecimento
deriva da razão.
9.( ) Kant afirma haver conhecimentos a priori
e a posteriori, portanto o conhecimento puro e o empírico.
10. ( ) Kant procurou superar o impasse criado
entre o ceticismo e o dogmatismo com a teoria filosófica conhecida como
Criticismo.
11.( ) Uma doutrina é cética quando duvida ou
nega a possibilidade de conhecermos a verdade.
12. ( ) O dogmatismo defende a possibilidade de
atingirmos a verdade.
13.( ) A concepção empirista de ciência é uma
característica marcante da filosofia inglesa moderna, da qual se destacam John
Locke e Francis Bacon.
14.( ) O criticismo de Kant consiste no seu
questionamento acerca das condições de possibilidades do conhecimento.
15.( ) Assim como Immanuel Kant, John Locke
filósofo alemão, fundador da filosofia crítica, afirma que a fonte do
conhecimento é a razão.
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e número atual: ______________________________________
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RESERVADO AO PROFESSOR: Número de
Acerto: ______________NOTA: ____
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO- Cultura e Relativismo Cultural
1- Pesquise
os conceitos de cultura, relativismo
cultural e etnocentrismo.
2- Pesquise
e apresente aqui, exemplos reais de Cultura, relativismo cultural e
etnocentrismo ocorridos no Brasil. (obs: você pode colar imagens, reportagens,
ou descrever tais situações. Não esqueça de indicar as fontes).
3- Realize
uma pesquisa sobre Ernest Cassirer (biografia e suas ideias em relação à
cultura).
4- O
que Ernest Cassirer quis dizer ao afirmar que o homem é um ser simbólico? Explique.
Conteúdos: 2º Semestre
-
Platão e a concepção organicista de Estado;
-
Thomas Hobbes e a concepção contratualista de Estado;
-
Dois modelos de Estado: Liberal e Anarquista (definição)
-
Karl Marx (biografia, contexto histórico, capitalismo segundo Marx, conceito
geral de ideologia e conceito de ideologia para Marx)
-
Direitos humanos (origem da noção de direitos humanos e definição);
**OBSERVAÇÃO: Caro aluno, todo o conteúdo
solicitado será a base para a formulação da AVALIAÇÂO que ocorrerá no dia 28 de setembro de 2019.
Portanto, realize as atividades propostas com seriedade. O material indicado: o livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia
Portanto, realize as atividades propostas com seriedade. O material indicado: o livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia
Nome completo: _____________________________________________
Série e número atual:________________________
CAMPO RESERVADO AO PROFESSOR:Número de Acerto: ______NOTA:
____________
ATIVIDADE DE
FILOSOFIA REFERENTE AO 1ºANO
1. Pensamento político de Platão e Thomas Hobbes.
1- Realize uma
pesquisa sobre Platão (biografia e contexto histórico) e sua teoria política. Em seguida explique por que o filósofo propôs
uma concepção de Estado organicista. (obs: para um trabalho satisfatório,
investigue/pesquise os motivos que levaram o filósofo a propor, tal concepção
de Estado).
2- Pesquise a
biografia de Thomas Hobbes, o contexto histórico e seu pensamento político. Em
seguida, explique por que o filosofo propôs uma concepção contratualista de
Estado. (obs: para um trabalho satisfatório, investigue/pesquise os motivos que
levaram o filósofo a propor a tal concepção de Estado, de poder).
3- Após a realização
da pesquisa responda:
a a ) Como era dividida a
sociedade grega do século IV a.C em que Platão vivia?
b) Ainda em relação
questão anterior, quem eram reconhecidos cidadão na Grecia?
c) Qual a diferença
entre o conceito de democracia presente na época de Platão e o conceito
presente hoje, no século XXI?
d) Por que Platão
compara a alma à cidade? E por que chamou de concepção organicista?
e) Segundo Platão, o
homem teria uma alma dividida em três partes. Quais são estas partes, suas
funções, quem deveria assumir tais funções e qual a responsabilidade desses?
f f ) Explique o que
Thomas Hobbes quis dizer com “O homem é lobo do homem”?
g) O que seria o pacto
social proposto por Hobbes?
h) Segundo Thomas Hobbes,
como evitar a guerra de todos contra todos?
i) i) Segundo Hobbes, por
que o poder soberano pode manter a paz? Explique.
4- Agora que conhece o
pensamento de dois grandes filósofos em relação à política, posicione-se em
relação a cada uma.
A) Platão:
B) Thomas Hobbes:
2. Dois modelos de
Estado: Liberal e Anarquista
1.
Realize uma pesquisa sobre a teoria política
anarquista. Seus principais teóricos e as suas principais ideias.
Após
realizar sua pesquisa responda:
a)
Como o anarquismo resolveria problemas
nacionais, uma vez que ele questiona o poder centralizado e defende a autonomia
e a descentralização do poder para incluir todos os indivíduos em decisões de
seu interesse?
2- Realize
uma pesquisa sobre a teoria politica liberal. Seus principais teóricos e suas
ideias centrais.
3- Faça o rascunho dos seguintes
textos do Capítulo20- A autonomia da
política, do livro didático: Filosofando- Introdução à Filosofia.
a) Texto 1: A formação
do Estado nacional (pág. 251)
b) Texto 3: Soberania
e Estado moderno, O direito natural, As teorias contratualistas;
c) Texto 5: A teoria
política de Locke,
d) Texto 7: O
liberalismo clássico, Conceito de liberalismo, Liberalismo: três aspectos,
Montesquieu e a autonomia dos poderes.
3. Capitalismo segundo
Karl Marx
1- Utilize o livro
didático: Filosofando- Introdução à Filosofia- Capítulo 8. Faça o rascunho dos
seguintes textos:
texto 1- Conceito geral de ideologia;
texto 2- Conceito marxista de ideologia; características da ideologia;
texto 3- Ideologia em ação, as histórias em quadrinhos, publicidade e
mídia.
texto 4- O discurso não ideológico e outras concepções de ideologia.
2- Copie e responda as
questões: 01, 02 e 11 da página 100.
4.
Direitos Humanos
1 -
Sem recorrer às pesquisas responda:
a)
O que são direitos humanos para você?
b)
Você acredita que direitos humanos
visam apenas defender os criminosos? Justifique.
2-
Utilize o livro didático:
Filosofando- Introdução à filosofia. Faça o rascunho de todo o capítulo 18-
Direitos Humanos.
Orientação: você deve colocar o
título do texto e fazer o rascunho. Por exemplo:
Para começar (este é o primeiro texto).
Após colocar o título, faça a leitura e escreva o rascunho. O segundo texto é
“Direitos humanos: para quem?”, em seguida faça a leitura, o entendimento e o
rascunho. E assim sucessivamente até a página 235.
3-
Copie e responda as questões: 07, 10,
11, 13 e 14.
4-
Após a leitura e entendimento do
capítulo18, você continua com o mesmo pensamento, com a mesma resposta dada na
questão 1, A e B? Justifique.
Bibliografia
-Caderno do aluno
(apostila);
-Livros didáticos adotados
pela escola: “Convite à Filosofia”- Marilena Chauí e/ou
“Introdução à Filosofia”- Maria Lucia de Arruda Aranha e Maria Helena
Pires Martins;
-Dicionário básico de
Filosofia- Danilo Marcondes
-Como apoio de estudos, além
das bibliografias indicadas acima, o aluno poderá aprimorar seus estudos com vídeos
aulas do sistema Poliedro disponibilizadas
no youtube. Basta que o aluno procure por tema.
DP FILOSOFIA - 2ª SÉRIE - 2019
Descrição
ORIENTAÇÕES:
·
O aluno em DP em Filosofia referente ao 2º ano do Ensino
Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º
valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo
5,0) com base nos conteúdos das atividades
propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
·
Os
conteúdos requeridos para a produção da dissertação correspondem aos assuntos a
serem tratados na prova final.
Orientações
·
O aluno
deverá produzir, de acordo com o tema de cada semestre, uma dissertação com
o mínimo de 25 linhas escrita à mão, sem rasuras e seguindo todos os
padrões (cabeçalho, caneta azul ou preta, letra cursiva
legível, obedecer às regras de paragrafação, limpeza,
clareza e objetividade).
·
O texto
deverá se apresentar em folha de papel almaço, com pauta, e ter uma capa
digitada com identificação completa do aluno.
·
Abaixo são
fornecidas referências bibliográficas e indicações de sites e de vídeos com material sobre os temas. O aluno deve
estudá-lo a fim de embasar sua produção escrita e de realizar a prova. Também é
fornecido indicação de material explicativo a respeito da estrutura de uma
dissertação filosófica.
Prazos e datas
·
Os atuais
alunos receberão orientações e acompanhamento de sua produção escrita em aula
ao longo do semestre vigente. Os trabalhos deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
·
Aos
ex-alunos a data de entrega da dissertação será no dia da prova, 28 de setembro de 2019.
1º SEMESTRE – A
LIBERDADE
TEMA: SOMOS TOTALMENTE LIVRES OU
SOMOS TOTALMENTE CONDICIONADOS POR ALGUMA COISA? O QUE É LIBERDADE E O QUE É
SER DETERMINADO POR ALGUMA COISA? QUAL A POSSIBILIDADE DE SERMOS OU DE NOS
TORNARMOS LIVRES? ATÉ QUE PONTO PODEMOS SER LIVRES? CONSIDERE AS DIFERENTES CONCEPÇÕES
ACERCA DA LIBERDADE NOS TEXTOS-BASE ABAIXO.
EXPLICAÇÃO: “... a não ser aqueles filósofos que afirmaram a liberdade
como um poder incondicional da vontade (como Sartre), os demais sempre levaram
em conta a tensão entre nossa liberdade e os condicionamentos - naturais,
culturais, psíquicos – que nos fazem ser o que somos, mas que em certas
circunstâncias podem ser superados por nossa ação. Essa superação é a
liberdade”.
(CHAUÍ, Marilena.
Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulo
29.)
TEXTOS-BASE
1. ... devemos a Aristóteles a
definição do campo das ações éticas. Estas não só são definidas pela virtude,
pelo bem e pela obrigação, mas também pertencem àquela esfera da realidade na
qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha.
Em outras palavras, o curso da
natureza segue leis necessárias e universais, não havendo como nem por que
deliberar e escolher, pois as leis naturais regem como as coisas vão
necessariamente acontecer. [...]. Mas deliberamos e decidimos sobretudo aquilo
que, para ser e acontecer, depende de nossa vontade e de nossa ação. [...].
Deliberamos sobre o possível, sobre aquilo que pode ser ou deixar de ser,
porque para ser e acontecer depende de nós, de nossa vontade e de nossa ação.
[...].
Com isso, Aristóteles acrescenta
à consciência moral, trazida por Sócrates, a idéia da vontade livre guiada pela
razão como o outro elemento fundamental da ética.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo:
Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulo 28; p. 322.
2. ... o homem está condenado a
ser livre. Condenado, porque não se criou a si próprio, e no entanto livre,
porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer. O
existencialista não crê na força da paixão [...] tal paixão é uma desculpa
[...] o homem é responsável por essa paixão. O existencialista não pensará
também que o homem pode encontrar auxílio num sinal dado sobre a terra [...] o
homem decifra ele mesmo esse sinal como lhe aprouver. [...] o homem, sem
qualquer apoio e sem qualquer auxílio, está condenado a cada instante a
inventar o homem.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. In Sartre. São Paulo: Abril Cultural, 1973;
p. 15-16. (Os pensadores).
3. Tudo aquilo que somos, nós o
somos sobre a base de uma situação de fato que fazemos nossa e que
transformamos sem cessar por uma espécie de regulagem que nunca é uma liberdade
incondicionada.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia
da percepção. Trad. C. A. R. de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999; p.
236.
REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo:
Ática, 2016, 3 ed. Unidade 9, capítulos 28 e 29; p. 388.
COTRIM, Gilberto e
FERNANDES, Mirna. Fundamentos de
Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Unidade 4, capítulo 18.
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES MARTINS, Maria Helena. Filosofando. Introdução à Filosofia. São
Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade 4, capítulo 19.
SAVIAN Filho, Juvenal. Filosofia e
filosofias: existência e sentidos. São Paulo: Autêntica, 2016. Unidade 2,
capítulo 8.; p. 217.
DICIONÁRIO BÁSICO
DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996,
3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio.
“Dissertação filosófica: o que é e como elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)
VÍDEOS
Série Humano, demasiado humano (disponível no youtube)
Currículo Mais –
Plataforma da Secretaria Estadual de Educação
Ética –TV Cultura
Sartre e Merleau-Ponty (https://www.youtube.com/watch?v=b7-6hirv0qU)
Platão e Aristóteles (Prof. Gui
– Poliedro – disponível no youtube)
2ºSEMESTRE –
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
TEMA: COMO É POSSÍVEL QUE ALGO COMO AUSCHWITZ TENHA
OCORRIDO? O QUE AUSCHWITZ REPRESENTA PARA A HUMANIDADE? RELACIONE AUSCHWITZ COM
FENÔMENOS DE INTOLERÂNCIA ATUAIS. É POSSÍVEL EVITAR QUE AQUILO QUE AUSCHWITZ
REPRESENTA SE REPITA NA HISTÓRIA? POR QUÊ? COMO? SE POSSÍVEL, COMPARE O
TEXTO-BASE COM O FILME A onda EM UMA
DE SUAS VERSÕES.
TEXTO-BASE: “A educação após Auschwitz” de Theodor Adorno
(Texto completo
disponível em
TRECHO FUNDAMENTAL
A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de
todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não
ser possível nem necessário justificá-la. [...]. Qualquer debate acerca de metas educacionais
carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se
repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação. Fala-se da
ameaça de uma regressão à barbárie. Mas não se trata de uma ameaça, pois
Auschwitz foi a regressão; a barbárie continuará existindo enquanto persistirem
no que têm de fundamental as condições que geram esta regressão. [...].
É preciso reconhecer os mecanismos que tornam as pessoas
capazes de cometer tais atos, é preciso revelar tais mecanismos a eles
próprios, procurando impedir que se tornem novamente capazes de tais atos, na
medida em que se desperta uma consciência geral acerca desses mecanismos. [...]. A educação tem sentido
unicamente como educação dirigida a uma auto-reflexão crítica. [...].
Quando falo de educação após Auschwitz, refiro-me a duas
questões: primeiro, à educação infantil, sobretudo na primeira infância; e,
além disto, ao esclarecimento geral, que produz um clima intelectual, cultural
e social que não permite tal repetição; portanto, um clima em que os motivos
que conduziram ao horror tornem-se de algum modo conscientes. [...].
O único poder efetivo contra o princípio de Auschwitz
seria autonomia, para usar a expressão kantiana; o poder para a reflexão, a
autodeterminação, a não-participação. [...].
Além disso seria necessário esclarecer quanto à
possibilidade de haver um outro direcionamento para a fúria ocorrida em
Auschwitz. Amanhã pode ser a vez de um outro grupo que não os judeus, por
exemplo os idosos, que escaparam por pouco no Terceiro Reich, ou os
intelectuais, ou simplesmente alguns grupos divergentes.[...]
TEXTOS
COMPLEMENTARES
KANT, Immanuel. O que é ilustração. [trecho]. In COTRIM,
Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos
de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2017, 4 ed.; p. 286.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. [trecho
sobre a consciência moral]. In MARCONDES, Danilo (org.). Textos básicos de Ética. De Platão a Foucault. Rio de Janeiro:
Zahar, 2007, 4 ed.; p. 126-131.
REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo:
Ática, 2016, 3 ed. Unidade 7, capítulo 22.
COTRIM, Gilberto e
FERNANDES, Mirna. Fundamentos de
Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Unidade 3, capítulo 17.
DICIONÁRIO BÁSICO
DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996,
3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio.
“Dissertação filosófica: o que é e como elaborar
(disponível em
FILME (versões)
A onda (Alemanha, 2008, 1h50’-
dir.: Dennis Gansel)
A onda (EUA, 1981, 46’ dir.:
Alex Grasshoff)
CONTEÚDO DP FILOSOFIA REFERENTE A 3ª SÉRIE
1º SEMESTRE
Descrição
As atividades consistirão em (a)
uma produção escrita (valor: 2,5), conforme orientação abaixo, e (b) uma
prova objetiva (valor: 5,0) referente aos conteúdos dos dois semestres. Os
conteúdos requeridos para a produção da dissertação correspondem a parte dos
assuntos a serem tratados na prova do semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Orientações
O aluno deverá produzir, de acordo
com o tema de cada semestre, uma dissertação com o mínimo de 25 linhas,
escrita à mão. Abaixo, são fornecidas referências bibliográficas e indicações
de sites e de vídeos com material
sobre os temas. O aluno deve estudá-lo a fim de embasar sua produção escrita
e de realizar a prova. Também é fornecido indicação de material explicativo a
respeito da estrutura de uma dissertação filosófica.
Prazos e datas
Os alunos MATRICULADOS EM 2019 receberão
orientações e acompanhamento de sua produção escrita em aula ao longo do
semestre vigente. Os trabalhos deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
Os casos de conclusão de curso têm aqui as informações necessárias e complementares para a realização da DP. Os alunos concluintes entregarão as dissertações no dia da aplicação da prova., dia 28 de setembro de 2019. |
1º SEMESTRE – NATUREZA
E CULTURA
TEMA: O HOMEM
É UM SER NATURAL OU CULTURAL? QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE NATUREZA E CULTURA? POR
QUE SE PODE DIZER QUE O HOMEM É SIMULTANEAMENTE UM SER NATURAL E CULTURAL?
QUAIS AS IMPLICAÇÕES DISSO? COMO EXPLICAR A DIVERSIDADE CULTURAL (de práticas,
valores, instituições, orientações, etc)?
EXPLICAÇÃO: Muitas
das práticas, instituições, orientações e muitos dos valores humanos estéticos
ou morais apresentam-se no mundo em rica diversidade, destoando, desta forma,
de uma suposta normatividade natural. Há também, por outro lado, discursos em
favor de uma adequação das condutas humanas a uma natureza biológica
supostamente incontornável, algumas vezes acompanhados de atitudes de
intolerância e de violência. Diante disso, pode-se dizer que há uma essência
humana universal ou uma natureza humana biologicamente determinada? Ou, em
lugar disso, pode-se afirmar que o ser humano se caracteriza precisamente por
ser uma permanente construção cultural, donde resulta toda sua diversidade?
TEXTO-BASE
É impossível sobrepor, no homem, uma primeira
camada de comportamentos que chamaríamos de ‘naturais’ e um mundo cultural ou
espiritual fabricado. No homem, tudo é natural e tudo é fabricado, como se
quiser, no sentido em que não há uma só palavra, uma só conduta que não deva
algo ao ser simplesmente biológico- e que ao mesmo tempo não se furte à
simplicidade da vida animal. (MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia
da percepção. Trad. C. A. R.
de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999; p. 257)
TÓPICOS
Alguns tópicos devem ser estudados a
fim de que o aluno possa elaborar sua dissertação com desenvoltura:
§ Estado de natureza
§ Estado de sociedade
§ Estado civil
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§ Natureza humana
§ Condição humana
§ Essência e existência
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§ Linguagem, trabalho e política
§ Modos de produção
§ Alienação do trabalho
§ Diversidade cultural
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REFERÊNCIAS
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES
MARTINS, Maria Helena. Filosofando.
Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade II,
capítulos 3 a 5.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade VII,
capítulo 23.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo:
Saraiva, 2016, 4 ed. Capítulos 7 (O ser humano); 8 (A linguagem); 9 (O trabalho); e p. 353 (Aristóteles: o
animal político).
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA.
Hilton Japiassú e Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e
ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação
filosófica: o que é e como elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)
VÍDEOS
Currículo Mais – Plataforma da
Secretaria Estadual de Educação
Ética –TV
Cultura
Sartre e Merleau-Ponty (https://www.youtube.com/watch?v=b7-6hirv0qU)
2º Semestre
2º SEMESTRE – A
DESIGUALDADE
TEMA: A DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS É
NATURAL OU HISTORICAMENTE PRODUZIDA? A DESIGUALDADE SOCIAL ENTRE OS HOMENS É
JUSTIFICÁVEL? SIM OU NÃO? POR QUÊ? DISCUTA O CONCEITO DE JUSTIÇA COM BASE NAS
VISÕES CLÁSSICAS DE PLATÃO E ARISTÓTELES E NA VISÃO SETECENTISTA DE ROUSSEAU:
QUAL A VISÃO DE PLATÃO A ESSE RESPEITO? E A DE ARISTÓTELES? NO QUE DIFEREM
PLATÃO E ARISTÓTELES DE ROUSSEAU A ESSE RESPEITO? QUAL A VISÃO DE ROUSSEAU
SOBRE A DESIGUALDADE?
EXPLICAÇÃO: As concepções de Platão e de
Aristóteles acerca da desigualdade ente os homens refletem de formas distintas
sociedades desiguais. Vinda à luz noutro momento histórico, o século XVIII, a
concepção de Rousseau a esse respeito capta transformações sociais que iriam
desembocar na Revolução Francesa. Para os primeiros, a desigualdade social se
explicava pela desigualdade natural entre os homens. Para o segundo, a
desigualdade social é algo distinto da desigualdade natural, tendo surgido a
partir da invenção da propriedade e dado origem às guerras. Diante disso,
pode-se considerar a desigualdade justificável? Pode-se considerar a
desigualdade evitável? Pode-se considerar a desigualdade superável?
TEXTO-BASE
Concebo, na espécie humana, dois tipos de
desigualdade: uma que chamo natural ou física, por ser estabelecida pela
natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo
e das qualidades do espírito e da alma; a outra, que se pode chamar de
desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção e
que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens.
Esta consiste nos vários privilégios de que gozam alguns em prejuízo dos
outros, como serem mais ricos, mais poderosos e homenageados do que estes, ou
ainda por fazerem-se obedecer por eles.
Não se pode perguntar qual a fonte da desigualdade natural, porque a
resposta estaria enunciada na simples definição da palavra. Pode-se, ainda
menos, procurar a existência de qualquer ligação essencial entre essas duas
desigualdades, pois, em outras palavras, seria perguntar se aqueles que mandam
valem necessariamente mais do que os que obedecem, se a força do corpo ou do
espírito, a sabedoria e a virtude sempre se encontram, nos mesmos indivíduos,
na proporção do poder ou da riqueza: tal seria uma boa questão para discutir
entre escravos ouvidos por seus senhores, mas que não convém a homens razoáveis
e livres, que procuram a verdade.
(...) O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo
cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas
suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios,
misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as
estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: defendei-vos
de ouvir este impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de
todos e que a terra não pertence a ninguém! (ROUSSEAU. Discurso sobre a origem e os fundamentos da
desigualdade entre os homens. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1978, p.
235 e 259-260)
TÓPICOS
Alguns tópicos devem ser estudados a fim de que o aluno possa
elaborar sua dissertação com desenvoltura:
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REFERÊNCIAS
ARRUDA ARANHA, Maria Lúcia e PIRES MARTINS, Maria Helena. Filosofando. Introdução à Filosofia. São
Paulo: Moderna, 2009, 4 ed. Unidade V, capítulos 17 a 21.
CHAUÍ, Marilena.
Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2016, 3 ed. Unidade XII, capítulo
32 a 34.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2016, 4 ed. Capítulo
19 (A política); p. 277-282 (Iluminismo. A razão em busca da liberdade); e p.
287-299 (Pensamento do século XIX).
DICIONÁRIO BÁSICO DE FILOSOFIA. Hilton Japiassú e Danilo
Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1996, 3 ed. rev. e ampliada.
GALLO, Silvio. “Dissertação filosófica: o que é e como
elaborar (disponível em http://profemorais.blogspot.com.br/2016/03/dissertacao-filosofica-o-que-e-e-como.html)
VÍDEOS
Currículo Mais – Plataforma da Secretaria Estadual de
Educação
Ética –TV Cultura
Platão e Aristóteles (Prof. Gui – Poliedro – disponível
no youtube)
Rousseau: Desigualdade e Contrato - Brasil Escola (disponível em: