DP HISTÓRIA 2019



D. P. História – 1ª série 


Orientações: aluno em DP em História referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.

 Os alunos matriculados em 2019, deverão entregar os trabalhos  do 1º semestre nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
 Aos ex-alunos a data de entrega das atividades  do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019. 


1º semestre
           
As atividades abaixo deverão ser realizadas em folha de papel almaço (enunciado + resposta):

I– Pré-história

1 - Pesquise e defina os dois períodos que compõem a Pré-História, o Paleolítico e o Neolítico, destacando os itens abaixo relacionados:
a) Paleolítico: utensílios de pedra; domínio do fogo; nomadismo; caça e coleta; fala; pinturas rupestres.
b) Neolítico: agricultura; domesticação de animais; sedentarismo; divisão do trabalho; sociedades complexas.

2 – Assista os vídeos abaixo e responda as questões propostas:

 DNA - Quem realmente você é?
https://www.youtube.com/watch?v=Hb4MbYCHqPg&t=1s
a - Qual é o tema principal do vídeo?
b - Como o DNA pode demonstrar a origem dos homens?
c - Explique o contexto da afirmação de uma das participantes do projeto: "Vou um pouco longe agora mas acho que isso devia ser obrigatório".

02 - Animação - A Descoberta do Fogo
a - Como era a relação do homem com o fogo?
b - Na sua opinião quais foram as vantagens do homem em dominar o fogo?

03 - Hipóteses de Ocupação da América
https://www.youtube.com/watch?v=yVHa7GpuEro
 a - Descreva as duas teorias da ocupação da América

04- Pedro Leopoldo, o berço de Luzia
https://www.youtube.com/watch?v=m8RfOvotIGE

a - Caracterize o povo de Luzia (localização geográfica, modo de vida, tempo que ocuparam a região etc).
b - Como ocorreu a descoberta de Luzia?
c - O pesquisador afirma que dois grupos ocuparam a região, o primeiro o povo de Luzia e o segundo que pode ser dividido em 2 categoria. Caracterize os dois povos.
d - Como a descoberta de Luzia alterou as teorias sobre a ocupação da América.
e - Explique o que é o "modelo dos dois componentes biológicos principais".
f- O estudo da pré-história conta com a colaboração de várias áreas do conhecimento. Escolha 02 áreas do conhecimento apresentadas no vídeo e descreva as suas atuações.

II- Antiguidade Oriental

1 - Pesquise os itens abaixo e exemplifique:
a) surgimento do Estado e da escrita.
b) Estados Teocráticos de Regadio.
c) Modo de Produção Asiático.
d) Cidades-Estado (exemplos)

2 – Pesquise sobre os povos abaixo, principalmente sobre os pontos destacados agora:

a) Mesopotâmia: principais povos que ocuparam a região; Código de Hamurabi; Jardins Suspensos da Babilônia; aspectos culturais.
b) Egito: momos, império, religião, aspectos culturais.
c) Fenícios: comércio, alfabeto
d) Hebreus: monoteísmo, escravidão no Egito e na Mesopotâmia, Bíblia, Dez Mandamento, Diáspora.
e) Persas: Império, relação com os povos dominados, religião, aspectos culturais.

Sugestões de vídeos para consulta (animações produzidas pela TV Escola)
Mesopotâmia:
Egito:
Hebreus:
Persas:
Fenícios:

III – Grécia

Pesquisar sobre o tema e destacar os aspectos abaixo:

a) Civilização creto-micênica
b) Odisseia e Ilíada
c)polis
d)principais características de Atenas e de Esparta
e)Democracia ateniense (características e seus limites)
f)Guerras Médicas
g)Liga de Delos e Confederação do Peloponeso
h)Guerra do Peloponeso
i)Domínio dos macedônicos
j)Alexandre, o Grande e suas conquistas
k) Fim do império de Alexandre e a divisão do território
l) influências da cultura grega para o mundo atual

Sugestões de Vídeo:

IV – Elabore um texto conclusivo de no mínimo 30 linhas demonstrando como os elementos das culturas estudadas estão presentes na atualidade.

                                       2º semestre



                
Tema: Roma
Pesquisar e responder as questões abaixo:

a) Indique as etapas da história romana.
b) Caracterize os membros da sociedade romana (patrícios, plebeus, clientes, cavaleiros ou classe equestre e escravos).
c) Quais eram os principais órgãos administrativos da república?
d) Caracterize a expansão territorial romana, os conflitos com Cartago, o Mare Nostrum  e suas principais consequências desse processo.
e) Indique as condições históricas que levaram os irmãos Graco a formularem a proposta da reforma agrária e como ela foi recebida pelo governo romano.
f) Caracterize a crise Republicana, destacando:  as ditaduras, os triunviratos, a morte de Júlio César e a ascensão de Otávio (primeiro imperador). Assista o vídeo da morte de César, no filme Cleopatra, e indique como ele se relaciona com o Senado e porque este arquitetou a sua morte https://www.youtube.com/watch?v=mhrY1drQMIQ
g) Caracterize a Pax Romana.
h) Explique a política do Pão e Circo, complemente a sua resposta com o trecho do filme o Gladiador https://www.youtube.com/watch?v=zuSxJVDASo0
i) Indique os motivos da crise do império (limites da expansão territorial, falta de escravos e invasões bárbaras). Assista o trecho do filme rei Arthur e mostre como o império romano se relacionava com os povos “bárbaros”. https://www.youtube.com/watch?v=a4NhBlGwijQ
j) Caracterize o nascimento do cristianismo e o seu papel no fim do império romano.
k) Caracterize a divisão do império e o seu fim.

Temas: Islã e Império Bizantino
 Islã
1 - Assista ao vídeo e responda as questões propostas:
a)Explique como viviam os povos do deserto antes do islamismo e como ele contribui para estabelecer a união destes grupos.
b)O que era o culto da Pedra Negra?
c)Como Maomé se transformou no profeta do Islã?
d)Qual característica o islamismo divide com o cristianismo e o judaísmo?
e) Explica o que foi a Hégira?
f)Defina os conceitos: Islã, Muçulmano e Alcorão.
g) Em 632, a fé islâmica uniu os povos árabes e iniciaram um processo de expansão, também conhecido como Jihad. Aponte as áreas conquistadas.
h)Os muçulmanos contribuíram para o desenvolvimento de várias ciências, como a medicina, a química e a matemática. Explique a forma deles expressarem os números e porque ela foi usada pelo mundo inteiro.
i)Explique a origem dos contos das “Mil e uma noites” e cite alguns.
j)Caracterize a influência do Islã.

Bizantinos
2 – Assista ao vídeo e responda as questões abaixo:
a)Explique a origem do conflito entre os  xiitas e sunitas.
b)Aponte como esse conflito ainda se manifesta na atualidade.
c)O que é o Estado Islâmico e como ele atua?
3 – Assista ao vídeo e responda as questões abaixo:
Caracterize a luta do Malala pela melhoria a educação feminina.

Tema: Império Bizantino
Assista ao vídeo e responda as questões propostas:
a)Por que Constantino, em 306, mudou a capital do Império Romano?
b)Qual foi o objetivo de Teodósio ao dividir o império em 2? E qual foi o destino do Império do Ocidente e o do Oriente?
c)Caracterize o governo de Justiniano, que assumiu o poder em 506, destacando suas conquistas,  o processo de unificação promovido pela religião católica e a construção da Igreja de Santa Sofia.
d) Identifique os conflitos entre os seguidores da Igreja cristã sediada em Roma e os membros do clero em Constantinopla e o resultado destas divergências.

Tema: Feudalismo
Assista ao vídeo e responda as questões propostas:
a)Caracterize os reinos bárbaros e a aliança entre os germânicos e os cristãos no reinado de Clóvis e Carlos Magno.
b)Explique qual era a divisão de um feudo.
c) Aponte a formação da sociedade feudal e aponte o papel da Igreja no feudalismo.
d)Quais foram as funções das universidades medievais.

Programa para dependência de História – 2ª série

·        O aluno em DP em HISTÓRIA referente a 2ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
 Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.        
·        Para os alunos matriculados em 2019: Trabalho deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
·        Para os ex-alunos: as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
Fazer capa digitada que constem os dados acima.


 1º Semestre

Os conteúdos abaixo deverão ser estudados para que o aluno tenha condições de responder as atividades e fazer a prova.


·                    Renascimento e Reforma Religiosa: características culturais e religiosas da Europa no início da Idade Moderna.
·                     Formação e características do Estado Absolutista na Europa Ocidental
·                     A Europa e o Novo Mundo: relações econômicas, sociais e culturais do sistema colonial.
·                     Iluminismo e Liberalismo: revoluções inglesa (século XVII) e francesa (século XVIII) e independência dos Estados Unidos


1.     Renascimento Urbano e Comercial
Assista ao vídeo

2.     Expansão Europeia nos Séculos XV e XVI
Assista ao vídeo

3.     A Expansão Marítima e as Conquistas
Assista ao vídeo

4.     Os domínios Coloniais Portugueses
Assista aos vídeos



5.     Renascimento
Assista ao vídeo

6.     Reforma Religiosa e a Contrarreforma
 Assista ao vídeo

7.     Formação e Características do Estado Absolutista na Europa Ocidental
Assista ao vídeo



Imprimir as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.

Atividade 1

1. O renascimento teve início na Península Itálica, numa época em que na região já havia uma economia próspera, geradora de excedente que puderam ser investidos na cultura.

a) Que fatores contribuíram para o pioneirismo da Península Itálica no movimento renascentista?
b) Identifique o papel dos mecenas nesse processo.

2. Que características do Renascimento observamos nas obras de Leonardo da Vinci.





1. Mona Lisa, 2. Estudo sobre ombros, 3. Esboço de paraquedas criado por Leonardo da Vinci

3. Leia o texto e responda as questões:

Erasmo e as indulgências

       “Persuadidos dos perdões e das indulgências, ao negociante, ao militar, ao juiz, basta atirarem a uma bandeja uma pequena moeda, para ficarem tão limpos e tão puros dos seus numerosos roubos como quando saíram da pia bastimal”. Tantos falsos juramentos, tantas impurezas, tantas bebedeiras, tantas brigas, tantos assassínios, tantas imposturas, tantas perfídias, tantas traições, numa palavra, todos os delitos se redimem com um pouco dinheiro, e de tal maneira se redimem que se julga poder voltar a cometer de novo toda sorte de más ações.”
ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio da loucura. São Paulo: Atenas, s/d. Versão digitalizada do site Domínio Público.

a) Qual a critica que Erasmo faz à venda de Indulgências?
b) Para ele, as indulgências conseguiam regenerar os pecadores? Justifique.

4. A principal função dos teóricos absolutistas era construir a imagem positiva do rei. Além de enaltecer as qualidades do governante, eles tinham que induzir o povo a acreditar que o rei era um ser supremo.
Cite e explique as teorias formuladas pelos teóricos, Maquiavel, Bodin, Bossuet e Hobbes para justificar o absolutismo monárquico.

5. Leia o texto e faça o que se pede.
       “O mercantilismo não é, efetivamente, uma política econômica que vise ao bem-estar social. Como se diria hoje; visa ao desenvolvimento nacional a todo custo. Toda forma de estímulos é legitimada, a intervenção do Estado deve criar todas as condições de lucratividade para as empresas poderem exportar excedentes ao máximo.”
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). 2. Ed. São Paulo: Hucitec, 1981. P. 61.

Explique a ideia central do texto, relacionando-o às práticas mercantilistas estudadas.


Atividade 2

        1)  A representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789.            Indique dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o significado político  e social da jornada popular de 14 de julho de 1789.   





http://www.infoescola.com/historia/queda-da-bastilha/

Revolução Francesa

            O conflito entre a estrutura oficial, com seus interesses estabelecidos, e as novas forças sociais que despontavam nos cenários econômico e social era mais intenso na França do que em outros locais. Novas classes surgiam para além dos três Estados, entre as quais um grupo social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva: a Burguesia. Os burgueses defendiam que somente por meio do livre mercado, isento de regras criadas pelo Estado, poder-se-ia garantir a igualdade e a prosperidade econômica.

Em agosto de 1789, a Assembleia Constituinte aprovou a famosa “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. Inspirada nos ideais iluministas, declarava que todos os homens nascem livres e iguais em direitos e que a única fonte de poder é o próprio povo.



Declaração dos direitos do homem e do cidadão.


Análise de documento

Do texto da declaração, podemos extrair muitas informações. Ele pode também ser interpretado de diferentes formas, como, por exemplo, um manifesto contra a sociedade hierarquizada de privilégios concedidos aos nobres e ao Alto Clero, no qual podemos perceber as principais exigências burguesas, entre elas a inviolabilidade da propriedade privada.

Faça a leitura dos artigos da “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” e responda:
 2. O conteúdo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era a favor de uma sociedade democrática e igualitária? Explique, exemplificando com alguns artigos da declaração.

Estes são os artigos tratados na declaração original de 1789:2
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.
Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
Art. 5.º A lei proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.
Art. 6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
Art. 7.º Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.
Art. 8.º A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.
Art. 9.º Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.
Art. 10.º Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.
Art. 11.º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
Art. 12.º A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.
Art. 13.º Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.
Art. 14.º Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a cobrança e a duração.
Art. 15.º A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.
Art. 16.º A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.
Art. 17.º Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indenização.

O governo francês tinha gastos superiores à sua arrecadação. Em 1788, um relatório de finanças mostrou que o tesouro real estava praticamente vazio. A França era uma Monarquia constantemente abalada por guerras internacionais, principalmente contra a Inglaterra. O custo elevado da guerra acarretava dificuldades que levariam o país a uma crise política interna da qual, seis anos mais tarde, derivaria a Revolução.

Atividade: Assembleia dos Estados Gerais
3.  Fazer uma pesquisa na Internet sobre quais seriam os interesses dos conjuntos relacionados abaixo.

a) Quais eram os “Interesses do Rei”?

b) Quais eram os “Interesses do Alto Clero da Igreja”?

c) Quais os “Interesses da Nobreza”?
Sites para pesquisa: 

c) Quais eram os “Interesses dos Burgueses”?

d) Quais os “Interesses dos Camponeses”?

Lembrete:

            Os camponeses, os burgueses e os trabalhadores urbanos (a “gente comum”) estão contidos no terceiro Estado, isto é, uma única entidade para representá-los na Assembleia.

2º Semestre

·         Império Napoleônico
·         Independências na América Latina
·         A Revolução industrial inglesa (séculos XVIII e XIX)
·         Processos políticos e sociais no século XIX na Europa
·         Formação das sociedades nacionais e organização política e social na América e nos EUA no século XIX: Estados Unidos e Brasil (expansão para o oeste norte-americano, Guerra Civil e o desenvolvimento capitalista dos EUA / Segundo Reinado no Brasil)
·         A República no Brasil – as contradições da modernização e o processo de exclusão, política, econômica e social das classes populares.

1.     Quilombo dos Palmares

2.     Chegada dos africanos no Brasil

3.                     Família Real no Brasil

      4.As Revoltas Sociais no Brasil


5. Revolução Industrial

Imprimir as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.

ATIVIDADE 1:
ANÁLISE DE DOCUMENTO
Em 1854, o cacique Seattle enviou uma resposta ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce, diante da proposta do governo de comprar uma imensa faixa de terra de seu povo. As versões dessa resposta tornaram-se famosas pelo seu conteúdo de amor e respeito pela natureza:

A terra é sagrada
            "O Grande Chefe de Washington comunicou-nos o seu desejo de comprar as nossas terras. O Grande Chefe assegurou-nos também da sua amizade e de quanto nos preza. Isso é muito generoso da sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade.
            Porém, vamos considerar a sua oferta, pois sabemos que se o não fizermos, o homem branco virá com armas e tomará as nossas terras.
            Mas, como pode comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal ideia é estranha para nós. Se não somos os proprietários da pureza do ar ou do resplendor da água, como podes comprá-los a nós?
          Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada clareira e cada zumbido de inseto são sagrados nas tradições e na memória do meu povo. A seiva que corre nas árvores transporta consigo as recordações do homem de pele vermelho           
            Assim, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que nos reservará um lugar em que possamos viver confortavelmente e que será para nós como um pai e que nós seremos seus filhos. Vamos considerar a sua oferta de comprar a nossa terra, embora isso não seja fácil, pois esta terra é sagrada para nós.

 O ambiente como inimigo
            Nós sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um pedaço de terra vale o mesmo que outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita.
 A terra não é sua irmã, mais sua inimiga, e depois de conquistá-la prossegue o seu caminho. Deixa para trás as sepulturas dos seus antepassados e isso não o importa.  Apodera-se das terras dos seus filhos e isso não o inquieta. Ele considera a terra, sua mãe, e o céu, seu irmão, como objetos que podem ser comprados, saqueados ou vendidos como ovelhas ou miçangas cintilantes. Na sua voracidade arruinará a terra e deixará atrás de si apenas um deserto. 
Jornal da Tarde. São Paulo, 9 ago. 1978 (trechos).

1. Explique por que, de acordo com a carta do cacique Seattle, a terra é sagrada para os indígenas.
2. Selecione trechos da carta que ilustram o contraste entre a visão do indígena e a do "homem branco" na relação ser humano-natureza.

Atividade 2
1. Analisar as imagens e escrever um pequeno texto (10 Linhas) observando as mudanças e continuidades presentes no trabalho infantil em diferentes épocas.
       Trabalho infantil durante a Revolução Industrial
















Trabalho infantil – século XX




2. "Tempos difíceis" é um romance do escritor inglês Charles Dickens, publicado em 1854. A história se passa na cidade de Coketown, em torno de uma fábrica de tecidos de algodão.
"Umas tantas centenas de operários na fábrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor de energia (...) O dia clareou e mostrou-se lá fora (...) As luzes apagaram-se e o trabalho continuou. Lá fora, nos vastos pátios, os tubos de escapamento do vapor, os montes de barris e ferro velho, os montículos de carvão ainda acesos, cinzas, por toda parte, amortalhavam o véu da chuva e do nevoeiro.


a) Qual a importância do carvão e do ferro na Primeira Revolução Industrial?
b) Comente as condições de trabalho nas fábricas inglesas no século XIX, a partir do texto e da imagem apresentados.

3. Leia os dois artigos seguintes, extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de
agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção que a de suas virtudes e talentos.
a) Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
b) Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da prática política até então vigente.


ATIVIDADE 3
l   Análise de imagens
Johann Moritz Rugendas e L. Deroi, “Negros no Porão”, 1835.
Debret, “Nações Negras”
l  Análise de texto literário
Castro Alves, “Navio Negreiro”, 1869.
l   Projeção de vídeo
A projeção de cenas do flime “Amistad”, 1997.





(...)

Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
(...)
São mulheres desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael





Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...

4. Interpretação e debate das ideias centrais do poema Navio Negreiro
Responder, por escrito, as seguintes questões de interpretação do poema:
A - Faça o vocabulário das palavras desconhecidas.
B - Castro Alves inicia uma das estrofes do seu poema dizendo “Stamos em pleno mar, era um sonho dantesco...”. Explique o significado da expressão “sonho dantesco” utilizada pelo autor, relacionando-a à ideia central do poema.
- Faça uma síntese das ideias centrais do poema, as quais permitem entender a visão que o poeta Castro Alves tinha a respeito do tráfico de escravos e da escravidão.



      D. P. História – 3ª série

              1º Semestre

Orientações: aluno em DP em HISTÓRIA referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
 Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
·        Para os alunos matriculados em 2019Trabalho deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
·        Para os ex-alunosas atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.

Fazer capa digitada que constem os dados acima.

Temas de estudos propostos:
Imperialismo e Neocolonialismo.
Primeira Guerra Mundial
República Velha- 1889- 1930

QUESTÕES PROPOSTAS PARA O 3° AN0 DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. CONTEXTO DO SECULO XIX E XX – IMPERIALISMO, MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AFRO-ASIÁTICA Existem questões dissertativas e de múltipla escolha, nas dissertativas deve-se utilizar NO MÍNIMO CINCO (05) LINHAS para responder e no máximo dez (10). Enquanto que as questões de múltipla escolha podem ser circuladas para marcar a resposta correta, sendo que apenas uma das alternativas de cada questão está correta. 
       Cada texto resposta, obrigatoriamente: 
   * Conter o enunciado;
*  Ser manuscritos a caneta esferográfica azul ou preta;
*  Ser escrito com letra legível;
*  Obedecer às regras de ortografia e acentuação.
*  Limpeza (sem rasuras), clareza e objetividade são imprescindíveis.
*  *Os vídeos e textos são apenas sugestões, o que não impedem consultas a outras fontes.

QUESTÕES:
01- Entre 1784 e 1858, a Companhia das Índias Orientais britânica capitaneou a conquista econômica e política de diferentes regiões do território indiano. Através da formalidade burocrática e da força bélica se deu o domínio militar e cultural com a justificativa do Darwinismo Social e do Eurocentrismo. Se no século XVI a justificativa para a dominação dos povos americanos era a fé e a salvação cristã, explique o Darwinismo Social e o Eurocentrismo utilizados para dominar povos afro-asiáticos no Imperialismo, séc. XVIII – XIX e XX.
02- Preste atenção na imagem e no texto abaixo e responda conforme a questão!


Entre os séculos XVIII e XIX, e a consequente expansão do Imperialismo capitalista industrial ao redor do mundo, as empresas começaram a explorar cada vez mais os anúncios publicitários. As propagandas eram associadas com apelo racista, pois refletiam o pensamento da sociedade da época.
 Era muito comum ver propagandas como essa da imagem ao lado, em que uma criança branca perguntando para a outra, que é negra propositalmente, o porquê da mãe não usar nela um determinado sabão, para que assim a criança negra ficasse branca. A ideia era mostrar o quão eficiente poderia ser o sabão, apelando justamente para uma situação puramente racista.
Com o final da Segunda Guerra Mundial e a consequente recessão pela qual boa parte do mundo passava, as indústrias e seus setores de marketing passaram a se preocupar com a ampliação do mercado e, dessa forma, começaram a se precaver de criarem propagandas racistas para não espantarem essa fatia do mercado, até então pouco explorada.
Foi só durante os anos 50 que os anúncios racistas foram sendo deixados de lado; ainda que nos Estados Unidos eles tenham vigorado por mais um bom tempo até que a comunidade negra ganhou direitos civis iguais às pessoas brancas.
 Por qual motivo as empresas capitalistas se desvincularam do apelo racista explicito em suas propagandas em meados da década de 1950?
a)Por que o capitalismo mostrou para as grandes empresas que o preconceito contra diferentes povos era errado e todos deveriam ter direitos iguais.
b) Por que o socialismo finalmente venceu o oponente capitalista e o mundo tornou-se melhor e mais justo e com igualdade e direitos iguais para todos.
c)Por que quando a Segunda Guerra mundial acaba a Europa e os países capitalistas estão enfraquecidos e as empresas capitalistas necessitam explorar novos lugares como África Ásia e América do Sul.
d) Por que na Segunda Guerra Mundial a luta por exploração da África e da Ásia trouxe benefícios para o mundo como o fortalecimento da Europa e a reflexão sobre o racismo e a necessidade de cooperação mundial.
e) Por que o Imperialismo propiciou que a Europa dividisse seu conhecimento e sabedoria para o mundo extinguindo o preconceito e as diferenças sociais.

03 – Alguns princípios liderados por Mahatma Gandhi que levou à independência da Índia foram:
·         Satyagraha e ahimsa = manifestações e greves não violentes que reuniam toda a população.
·         Swadeshi = consumo da economia local e boicote dos produtos estrangeiros. Deixaram de se vestir e consumir produtos da cultura dos dominadores.
·         Swaraj = autogoverno – basicamente é o conceito que rejeita a autoridade britânica e sugere que cada povo é responsável por si mesmo sem que haja outro que o governe.
·          
-Explique como se deu o impacto destes conceitos na política e na economia da colônia britânica na Índia. E como esses princípios podem ser aplicados para melhorar as condições do Brasil.

04 – O Imperialismo é o processo de expansão de países capitalistas do século XIX e XX que instalavam suas colônias em países, principalmente, da África e da Ásia com intenção de manter o controle e influência política e econômica, tanto de forma direta como indireta. Por vezes o Imperialismo que também é chamado de Neocolonialismo, é confundido com o colonialismo do século XVI. A partir dos seus conhecimentos marque a resposta errada.
a)      O colonialismo ocorreu na Idade Moderna enquanto que o Neocolonialismo ocorreu na Idade Contemporânea.
b)      O Neocolonialismo exerceu dominação sobre África e Ásia, enquanto que o colonialismo se deu no continente americano.
c)       O Imperialismo é o processo pelo qual os europeus escravizaram os africanos e os exportaram como mercadoria para a América.
d)      Enquanto que no colonialismo a “justificativa” para dominar a América era a fé e a salvação cristã, o neocolonialismo usava como justificativa, o darwinismo social e o eurocentrismo.
e)      O Imperialismo é o processo pelo qual as colônias promoviam a dependência cultural, política e econômica das colônias.

05- De acordo com a charge, marque a resposta certa.
a)O capitalismo é o sistema político-econômico onde todas as pessoas têm direitos iguais e todos podem enriquecer trabalhando e economizando. Pois neste sistema a hierarquia e as classes sociais não são necessárias!
b) A anarquia e o capitalismo são politicas coexistentes!
c)O capitalismo é o sistema político-econômico onde não existem divisões de classes sociais e a economia é planificada!
d)O capitalismo é o sistema político-econômico que emprega o sistema de meritocracia alimentando-se da divisão social e das diferenças sociais.
e)  A única diferença entre o capitalismo e o socialismo e que no capitalismo todos são ricos, e no socialismo todos são pobres.
Documentos para a questão de numero 6, leia com atenção e responda.

Documento 02: Resistência cultural – África:
 “Redemption Song” é uma canção escrita por Bob Marley em meado de 1979, quando já tinha sido diagnosticado o câncer que o levaria a morte. Secretamente em grande dor e a lidar com a sua mortalidade. “Redemption Song” tornou-se a obra dramática de despedida de Marley, com letras inspiradas no discurso do orador Marcus M. Garvey: jamaicano, assim como Marley. Considerado um dos maiores ativistas da história do movimento nacionalista negro.
  Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes africanos, criou um movimento de profunda inspiração para que os negros tivessem a “redenção” da África, e para que as potências coloniais europeias desocupassem o continente e partissem em retirada devolvendo a autonomia ao povo africano.
06- Com base nesses dados interprete os seguintes trechos da musica considerando o contexto do Imperialismo sobre a África e suas reminiscências.
BOB MARLEY “REDEMPITON SONG – CANÇÃO DE REDENÇÃO”
 “Velhos piratas, sim, eles me roubaram,
Me venderam para navios mercantes (…)
Liberte-se da escravidão mental,
Ninguém além de nós pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica,
Porque eles não podem parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas?
Enquanto nós permaneceremos de lado olhando
Huh, alguns dizem que é apenas uma parte disto
Nós temos que cumprir inteiramente o Livro

MATERIAL DE APOIO.


“A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial:
a) teria sido resultado dos conflitos entre as forças da antiga ordem feudal e as da nova ordem socialista, especialmente depois do triunfo da Revolução Russa.
b) resultou do confronto entre as forças da permanência e as forças de mudança, isto é, do escravismo decadente e do capitalismo em ascensão.
c) foi consequência do triunfo da indústria sobre a manufatura, o que provocou uma concorrência em nível mundial, levando ao choque das potências capitalistas imperialistas.
d) foi produto de um momento histórico específico em que as mudanças se processavam mais lentamente do que fazem crer os historiadores que tratam a guerra como resultada do imperialismo.
e) engendrou o nazifascismo, pois a burguesia europeia, tendo apoiado os comunistas russos, criou o terreno propício ao surgimento e à expansão dos regimes totalitários do final do século.

2. (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.


3. Analise as afirmativas abaixo:
I – A defesa da soberania de determinados grupos minoritários e nacionalistas levou as grandes nações industriais a empreender pequenas guerras que potencializavam as diversas animosidades. Nesse aspecto, compreendemos a realização de uma corrida armamentista que alcançaria seu auge momentos antes da Grande Guerra, iniciada em 1914;
II – Ao contrário do previsto, a I Guerra Mundial não foi resolvida em um curto prazo de tempo. A fragilidade militar das nações envolvidas na guerra dificultou o aparecimento de um vencedor inconteste e fez com que as batalhas se arrastassem ao longo de quatro anos e três meses;
III – Ao fim da I Guerra Mundial, a Europa começou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio às desilusões de um continente destruído, as tendências comunistas e fascistas começaram a atrair boa parte da população.
A partir da análise das afirmativas acima, assinale a alternativa:
a) se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
b) se apenas a afirmativa II estiver incorreta.
c) se apenas a afirmativa III estiver incorreta.
d) se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.
e) se apenas as afirmativas I e III estiverem incorretas.


4. Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?
a) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
b) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
c) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
d) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.


QUESTÕES REPUBLICA VELHA


1. Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do Brasil: “A República Velha ou Primeira República”.  A respeito dos primórdios da República é correto afirmar. [A fase e o primeiro presidente da República foram respectivamente]

a) República Oligárquica e Hermes da Fonseca
b) República da Espada e Deodoro da Fonseca
c) República da Espada e Floriano Peixoto
d) República Oligárquica e Prudente de Morais
e) República da Espada e Campos Sales. 

2. A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por:

a)    Permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma manter o grupo político no poder.
b)    Tornar os governadores um mero instrumento do poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças contrárias ao governo federal;
c)    Acordo político que consistia na troca de favores entre os governos federal, estadual e municipal para manter os grupos políticos no poder. 
d)    Tornar os governadores representantes de um federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças políticas;
e)    Promover, através dos governadores, a desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos políticos e lideranças locais.


3- (FMU) Rui Barbosa teve atuação destacada como ministro da Fazenda do Governo Provisório. Entre as medidas que implantou salienta-se:

a) Ampliação do crédito à lavoura, com indenização aos donos de escravos, em consequência da abolição;
b) Reforma do sistema de crédito, com incentivo ao setor industrial;
c) Política tarifária, estimulando a importação de bens de consumo interno;
d) Organização da legislação de sociedades anônimas, visando atrair investimentos estrangeiros no setor industrial.


4- (UDESC 2010) tradicionalmente o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.

A) Os dois primeiros governos da recém-inaugurada República brasileira eram militares. (  )
B) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil. No meio civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo. (  )
C) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país. (  )
D) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.(  )
 E) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”. (  )

5. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
  A-   F – V – V – F – V
  B -  V – V – F – V – V
  C -  V – F – F – V – V
   D-  V – V – F – V – F
   E  -V – V – V – V – V

6.O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:

a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.

 7. A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão: 

I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.

8. Assinale a alternativa verdadeira:

a)Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c)As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d)As alternativas II,III e IV estão corretas.
e)Apenas a alternativa V está incorreta.

9. Depois de 1894, os militares abandonaram o centro do poder político no Brasil. Saíram os presidentes fardados e entraram os civis de casacas. Entre eles destacaram-se os políticos que tinha ligação à oligarquia agrária, sobre tudo:
a) Os plantadores de cevada
b) Os ricos cafeicultores.
c) Os donos de grandes fazendas
d) Os plantadores de soja
e) Os produtores de carne bovina.

10. Correspondem aos governos militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto, responsáveis pelas instalações e consolidação do regime republicano:
a) República da Espada 
b) República Oligárquica
c) República Monárquica
d) República do café com leite
e) Primeira república nova

11). Cumprindo ordens do coronel, os jagunços controlavam o voto do eleitor, uma vez que o voto era aberto. O voto dado sobre pressão ficou conhecido como voto:
a) censitário
b) unificado
c) obrigatório
d) de cabresto
e) coronelismo

12. germe da crise oligárquica na República Velha encontra-se na industrialização e no crescimento da vida urbana, que fizeram surgir:
a) novas forças sociais e políticas.
b) o regime militar.
c) a influência de valores políticos externos, vindos com os imigrantes.
d) a inserção do Brasil como prioridade da revolução comunista internacional.
e) as grandes periferias urbanas formadas por imigrantes vindos do interior.

13. Do "Convênio de Taubaté", em 1906, decorreu uma política de
a) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.
d) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.
e) reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental.

14. "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões que lembram em nosso país o:
a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) messianismo.
d) coronelismo.
e) comunismo

15. A identificação dos governos da República Velha com os interesses da economia cafeeira pode ser expressa pelo(a):
a) financiamento, através do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras, no Encilhamento.
b) estatização das exportações, com o objetivo de garantir os preços, durante a Primeira Guerra Mundial.
c) adoção de uma política de valorização, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convênio de Taubaté.
d) controle da mão-de-obra camponesa e apoio à imigração, com a Lei Adolfo Gordo.
e) isenção de tributos assegurada no programa de estabilização de Campos Sales.

16. No Brasil, na denominada República Velha, as oligarquias se eternizavam no poder graças ao controle.
a) das filiações partidárias através do voto secreto.
b) das eleições indiretas para os cargos majoritários.
c) da política dos governadores e da máquina do coronelismo.
d) do poder moderador que privilegiava o poder regional.
e) do voto universal que permitia a participação popular.

17. O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da:

a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.

 18.  A POLÍTICA DOS GOVERNADORES, instituída no governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891. Essa contradição se dava entre
a) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.
b) a política de valorização do café e a indústria nascente.
c) o bicameralismo e a democracia indireta.
d) o federalismo e o presidencialismo.
e) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

19. "Uma vez uma escoria atirou em mim. Eu estendi dois. Eu era cabo eleitoral do P.R.P. Nóis não deixava os pessoarl do otro lado entrá na cidade prá votá. Se eles entrava, nóis escondia as ata." (Oswald de Andrade - MARCO ZERO II - CHÃO) O texto refere-se aos "costumes políticos" que caracterizaram o período de nossa história denominado:
a) República Velha.
b) Segundo Reinado.
c) Segunda República.
d) Estado Novo.
e) Regencial.

20. A hegemonia política dos estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:
a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.
b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.
c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.
d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.
e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.

 REFERÊNCIAS:

História sociedade e cidadania. Volume 3
BOULOS. Alfredo Júnior.
Cadernos do aluno Volumes 1 e 2.


2º Semestre

















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