D. P. História – 1ª série
Orientações: aluno em DP em História referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Os alunos matriculados em 2019, deverão entregar os trabalhos do 1º semestre nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
Aos ex-alunos a data de entrega das atividades do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Os alunos matriculados em 2019, deverão entregar os trabalhos do 1º semestre nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
Aos ex-alunos a data de entrega das atividades do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.
1º
semestre
As atividades abaixo deverão
ser realizadas em folha de papel almaço (enunciado + resposta):
I–
Pré-história
1 - Pesquise e defina os dois períodos que
compõem a Pré-História, o Paleolítico e o Neolítico, destacando os itens abaixo
relacionados:
a) Paleolítico: utensílios de pedra; domínio
do fogo; nomadismo; caça e coleta; fala; pinturas rupestres.
b) Neolítico: agricultura; domesticação de
animais; sedentarismo; divisão do trabalho; sociedades complexas.
2 – Assista os vídeos abaixo e responda as
questões propostas:
DNA - Quem realmente você é?
https://www.youtube.com/watch?v=Hb4MbYCHqPg&t=1s
a - Qual é o tema principal do vídeo?
b - Como o DNA pode demonstrar a origem dos homens?
c - Explique o contexto da afirmação de uma das participantes do projeto: "Vou um pouco longe agora mas acho que isso devia ser obrigatório".
02 - Animação - A Descoberta do Fogo
https://www.youtube.com/watch?v=Hb4MbYCHqPg&t=1s
a - Qual é o tema principal do vídeo?
b - Como o DNA pode demonstrar a origem dos homens?
c - Explique o contexto da afirmação de uma das participantes do projeto: "Vou um pouco longe agora mas acho que isso devia ser obrigatório".
02 - Animação - A Descoberta do Fogo
a - Como era a relação do
homem com o fogo?
b - Na sua opinião quais foram as vantagens do homem em dominar o fogo?
03 - Hipóteses de Ocupação da América
https://www.youtube.com/watch?v=yVHa7GpuEro
b - Na sua opinião quais foram as vantagens do homem em dominar o fogo?
03 - Hipóteses de Ocupação da América
https://www.youtube.com/watch?v=yVHa7GpuEro
a - Descreva as duas teorias da ocupação da América
04- Pedro Leopoldo, o berço de Luzia
https://www.youtube.com/watch?v=m8RfOvotIGE
a - Caracterize o povo de Luzia (localização geográfica, modo de vida, tempo que ocuparam a região etc).
b - Como ocorreu a descoberta de Luzia?
c - O pesquisador afirma que dois grupos ocuparam a região, o primeiro o povo de Luzia e o segundo que pode ser dividido em 2 categoria. Caracterize os dois povos.
d - Como a descoberta de Luzia alterou as teorias sobre a ocupação da América.
e - Explique o que é o "modelo dos dois componentes biológicos principais".
f- O estudo da pré-história conta com a colaboração de várias áreas do conhecimento. Escolha 02 áreas do conhecimento apresentadas no vídeo e descreva as suas atuações.
a - Caracterize o povo de Luzia (localização geográfica, modo de vida, tempo que ocuparam a região etc).
b - Como ocorreu a descoberta de Luzia?
c - O pesquisador afirma que dois grupos ocuparam a região, o primeiro o povo de Luzia e o segundo que pode ser dividido em 2 categoria. Caracterize os dois povos.
d - Como a descoberta de Luzia alterou as teorias sobre a ocupação da América.
e - Explique o que é o "modelo dos dois componentes biológicos principais".
f- O estudo da pré-história conta com a colaboração de várias áreas do conhecimento. Escolha 02 áreas do conhecimento apresentadas no vídeo e descreva as suas atuações.
II-
Antiguidade Oriental
1 - Pesquise os itens abaixo e exemplifique:
a) surgimento do Estado e da escrita.
b) Estados Teocráticos de Regadio.
c) Modo de Produção Asiático.
d) Cidades-Estado (exemplos)
2 – Pesquise sobre os povos abaixo,
principalmente sobre os pontos destacados agora:
a) Mesopotâmia: principais povos que ocuparam
a região; Código de Hamurabi; Jardins Suspensos da Babilônia; aspectos
culturais.
b) Egito: momos, império, religião, aspectos
culturais.
c) Fenícios: comércio, alfabeto
d) Hebreus: monoteísmo, escravidão no Egito e
na Mesopotâmia, Bíblia, Dez Mandamento, Diáspora.
e) Persas: Império, relação com os povos
dominados, religião, aspectos culturais.
Sugestões de vídeos para consulta (animações
produzidas pela TV Escola)
Mesopotâmia:
Egito:
Hebreus:
Persas:
Fenícios:
III
– Grécia
Pesquisar sobre o tema e destacar os aspectos
abaixo:
a) Civilização creto-micênica
b) Odisseia e Ilíada
c)polis
d)principais características de Atenas e de
Esparta
e)Democracia ateniense (características e
seus limites)
f)Guerras Médicas
g)Liga de Delos e Confederação do Peloponeso
h)Guerra do Peloponeso
i)Domínio dos macedônicos
j)Alexandre, o Grande e suas conquistas
k) Fim do império de Alexandre e a divisão do
território
l) influências da cultura grega para o mundo
atual
Sugestões de Vídeo:
IV –
Elabore um texto conclusivo de no mínimo 30 linhas demonstrando como os elementos
das culturas estudadas estão presentes na atualidade.
2º semestre
Tema: Roma
Pesquisar e responder
as questões abaixo:
a) Indique as etapas da história
romana.
b) Caracterize os membros da
sociedade romana (patrícios, plebeus, clientes, cavaleiros ou classe equestre e
escravos).
c) Quais eram os principais
órgãos administrativos da república?
d) Caracterize a expansão
territorial romana, os conflitos com Cartago, o Mare Nostrum e suas principais consequências desse
processo.
e) Indique as condições
históricas que levaram os irmãos Graco a formularem a proposta da reforma
agrária e como ela foi recebida pelo governo romano.
f) Caracterize a crise
Republicana, destacando: as ditaduras,
os triunviratos, a morte de Júlio César e a ascensão de Otávio (primeiro
imperador). Assista o vídeo da morte de César, no filme Cleopatra, e indique
como ele se relaciona com o Senado e porque este arquitetou a sua morte https://www.youtube.com/watch?v=mhrY1drQMIQ
g) Caracterize a Pax Romana.
h) Explique a política do Pão e
Circo, complemente a sua resposta com o trecho do filme o Gladiador https://www.youtube.com/watch?v=zuSxJVDASo0
i) Indique os motivos da crise do
império (limites da expansão territorial, falta de escravos e invasões
bárbaras). Assista o trecho do filme rei Arthur e mostre como o império romano
se relacionava com os povos “bárbaros”. https://www.youtube.com/watch?v=a4NhBlGwijQ
j) Caracterize o nascimento do
cristianismo e o seu papel no fim do império romano.
k) Caracterize a divisão do
império e o seu fim.
Temas: Islã e Império
Bizantino
Islã
1 - Assista ao vídeo e responda
as questões propostas:
a)Explique como viviam os povos
do deserto antes do islamismo e como ele contribui para estabelecer a união
destes grupos.
b)O que era o culto da Pedra
Negra?
c)Como Maomé se transformou no
profeta do Islã?
d)Qual característica o islamismo
divide com o cristianismo e o judaísmo?
e) Explica o que foi a Hégira?
f)Defina os conceitos: Islã,
Muçulmano e Alcorão.
g) Em 632, a fé islâmica uniu os
povos árabes e iniciaram um processo de expansão, também conhecido como Jihad.
Aponte as áreas conquistadas.
h)Os muçulmanos contribuíram para
o desenvolvimento de várias ciências, como a medicina, a química e a
matemática. Explique a forma deles expressarem os números e porque ela foi
usada pelo mundo inteiro.
i)Explique a origem dos contos
das “Mil e uma noites” e cite alguns.
j)Caracterize a influência do
Islã.
Bizantinos
2 – Assista ao vídeo e responda
as questões abaixo:
a)Explique a origem do conflito
entre os xiitas e sunitas.
b)Aponte como esse conflito ainda
se manifesta na atualidade.
c)O que é o Estado Islâmico e como
ele atua?
3 – Assista ao vídeo e responda
as questões abaixo:
Caracterize a luta do Malala pela
melhoria a educação feminina.
Tema: Império Bizantino
Assista ao vídeo e responda as
questões propostas:
a)Por que Constantino, em 306,
mudou a capital do Império Romano?
b)Qual foi o objetivo de Teodósio
ao dividir o império em 2? E qual foi o destino do Império do Ocidente e o do
Oriente?
c)Caracterize o governo de
Justiniano, que assumiu o poder em 506, destacando suas conquistas, o processo de unificação promovido pela
religião católica e a construção da Igreja de Santa Sofia.
d) Identifique os conflitos entre
os seguidores da Igreja cristã sediada em Roma e os membros do clero em
Constantinopla e o resultado destas divergências.
Tema: Feudalismo
Assista ao vídeo e responda as
questões propostas:
a)Caracterize os reinos bárbaros
e a aliança entre os germânicos e os cristãos no reinado de Clóvis e Carlos
Magno.
b)Explique qual era a divisão de
um feudo.
c) Aponte a formação da sociedade
feudal e aponte o papel da Igreja no feudalismo.
d)Quais foram as funções das
universidades medievais.
Programa
para dependência de História – 2ª série
·
O aluno em DP em HISTÓRIA referente a 2ª
série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre
valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma
prova ( valendo 5,0) com base nos
conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
·
Para
os alunos matriculados em 2019: Trabalho deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
·
Para
os ex-alunos: as
atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no
dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
O
trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou
preta e em papel almaço.
Deve ser
identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de
dependência.
Fazer
capa digitada que constem os dados acima.
1º Semestre
Os conteúdos abaixo deverão
ser estudados para que o aluno tenha condições de responder as atividades e
fazer a prova.
·
Renascimento e Reforma Religiosa:
características culturais e religiosas da Europa no início da Idade Moderna.
·
Formação e características do Estado
Absolutista na Europa Ocidental
·
A
Europa e o Novo Mundo: relações econômicas, sociais e culturais do sistema
colonial.
·
Iluminismo e Liberalismo: revoluções inglesa
(século XVII) e francesa (século XVIII) e independência dos Estados Unidos
1.
Renascimento Urbano e Comercial
Assista ao vídeo
2.
Expansão Europeia nos Séculos XV e XVI
Assista ao vídeo
3.
A Expansão Marítima e as Conquistas
Assista ao vídeo
4.
Os domínios Coloniais Portugueses
Assista aos vídeos
5.
Renascimento
Assista ao vídeo
6. Reforma Religiosa e a Contrarreforma
Assista ao vídeo
7.
Formação e Características do Estado Absolutista na Europa Ocidental
Assista ao vídeo
Imprimir
as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.
Atividade
1
1. O renascimento
teve início na Península Itálica, numa época em que na região já havia uma
economia próspera, geradora de excedente que puderam ser investidos na cultura.
a) Que
fatores contribuíram para o pioneirismo da Península Itálica no movimento
renascentista?
b)
Identifique o papel dos mecenas nesse processo.
2. Que
características do Renascimento observamos nas obras de Leonardo da Vinci.
1. Mona
Lisa, 2. Estudo sobre ombros, 3. Esboço de paraquedas criado por Leonardo da
Vinci
3. Leia
o texto e responda as questões:
Erasmo e as indulgências
“Persuadidos dos perdões e das
indulgências, ao negociante, ao militar, ao juiz, basta atirarem a uma bandeja
uma pequena moeda, para ficarem tão limpos e tão puros dos seus numerosos
roubos como quando saíram da pia bastimal”. Tantos falsos juramentos, tantas
impurezas, tantas bebedeiras, tantas brigas, tantos assassínios, tantas
imposturas, tantas perfídias, tantas traições, numa palavra, todos os delitos
se redimem com um pouco dinheiro, e de tal maneira se redimem que se julga
poder voltar a cometer de novo toda sorte de más ações.”
ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio da loucura. São Paulo: Atenas,
s/d. Versão digitalizada do site Domínio Público.
a) Qual
a critica que Erasmo faz à venda de Indulgências?
b) Para
ele, as indulgências conseguiam regenerar os pecadores? Justifique.
4. A
principal função dos teóricos absolutistas era construir a imagem positiva do
rei. Além de enaltecer as qualidades do governante, eles tinham que induzir o
povo a acreditar que o rei era um ser supremo.
Cite e
explique as teorias formuladas pelos teóricos, Maquiavel, Bodin, Bossuet e
Hobbes para justificar o absolutismo monárquico.
5. Leia
o texto e faça o que se pede.
“O mercantilismo não é, efetivamente, uma
política econômica que vise ao bem-estar social. Como se diria hoje; visa ao
desenvolvimento nacional a todo custo. Toda forma de estímulos é legitimada, a
intervenção do Estado deve criar todas as condições de lucratividade para as
empresas poderem exportar excedentes ao máximo.”
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo
sistema colonial (1777-1808). 2. Ed. São Paulo: Hucitec, 1981. P. 61.
Explique
a ideia central do texto, relacionando-o às práticas mercantilistas estudadas.
Atividade 2
1)
A representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico,
foi pintada em 1789. Indique
dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o
significado político e social da jornada
popular de 14 de julho de 1789.
http://www.infoescola.com/historia/queda-da-bastilha/
Revolução Francesa
O
conflito entre a estrutura oficial, com seus interesses estabelecidos, e as
novas forças sociais que despontavam nos cenários econômico e social era mais
intenso na França do que em outros locais. Novas classes surgiam para além dos
três Estados, entre as quais um grupo social que deu ao movimento
revolucionário uma unidade efetiva: a Burguesia. Os burgueses defendiam que
somente por meio do livre mercado, isento de regras criadas pelo Estado,
poder-se-ia garantir a igualdade e a prosperidade econômica.
Em agosto de 1789, a Assembleia
Constituinte aprovou a famosa “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.
Inspirada nos ideais iluministas, declarava que todos os homens nascem livres e
iguais em direitos e que a única fonte de poder é o próprio povo.
Declaração dos direitos do homem e do cidadão.
Análise de documento
Do
texto da declaração, podemos extrair muitas informações. Ele pode também ser
interpretado de diferentes formas, como, por exemplo, um manifesto contra a
sociedade hierarquizada de privilégios concedidos aos nobres e ao Alto Clero,
no qual podemos perceber as principais exigências burguesas, entre elas a
inviolabilidade da propriedade privada.
Faça a leitura dos artigos da
“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” e responda:
2.
O conteúdo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era a favor de uma
sociedade democrática e igualitária? Explique, exemplificando com alguns
artigos da declaração.
Estes
são os artigos tratados na declaração original de 1789:2
Art.1.º
Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só
podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art.
2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos
naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a
propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art.
3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhum
corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane
expressamente.
Art.
4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo:
assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites
senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos
direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
Art.
5.º A lei proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela
lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não
ordene.
Art.
6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de
concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela
deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os
cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as
dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra
distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
Art.
7.º Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela
lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem,
executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer
cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso
contrário torna-se culpado de resistência.
Art.
8.º A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e
ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada
antes do delito e legalmente aplicada.
Art.
9.º Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se julgar
indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa
deverá ser severamente reprimido pela lei.
Art.
10.º Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões
religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública
estabelecida pela lei.
Art.
11.º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos
direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir
livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos
previstos na lei.
Art.
12.º A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força
pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para
utilidade particular daqueles a quem é confiada.
Art.
13.º Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é
indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de
acordo com suas possibilidades.
Art.
14.º Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus
representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la
livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a
cobrança e a duração.
Art.
15.º A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua
administração.
Art.
16.º A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem
estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.
Art.
17.º Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode
ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o
exigir e sob condição de justa e prévia indenização.
O
governo francês tinha gastos superiores à sua arrecadação. Em 1788, um
relatório de finanças mostrou que o tesouro real estava praticamente vazio. A
França era uma Monarquia constantemente abalada por guerras internacionais,
principalmente contra a Inglaterra. O custo elevado da guerra acarretava
dificuldades que levariam o país a uma crise política interna da qual, seis
anos mais tarde, derivaria a Revolução.
Atividade:
Assembleia dos Estados Gerais
3.
Fazer uma pesquisa na Internet sobre quais seriam os interesses dos
conjuntos relacionados abaixo.
a)
Quais eram os “Interesses do Rei”?
Sites para
pesquisa: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/antecedentes-revolucao-francesa.htm
b)
Quais eram os “Interesses do Alto Clero da Igreja”?
Sites para
pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Igreja_Cat%C3%B3lica#Do_Regalismo_.C3.A0_Restaura.C3.A7.C3.A3o
c)
Quais os “Interesses da Nobreza”?
Sites para
pesquisa:
c)
Quais eram os “Interesses dos Burgueses”?
Sites para
pesquisa: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa2.htm
d)
Quais os “Interesses dos Camponeses”?
Sites para
pesquisa: http://www.colegioweb.com.br/historia/a-revolucao-francesa.html
Lembrete:
Os camponeses, os burgueses e os
trabalhadores urbanos (a “gente comum”) estão contidos no terceiro Estado, isto
é, uma única entidade para representá-los na Assembleia.
2º Semestre
·
Império Napoleônico
·
Independências na América Latina
·
A
Revolução industrial inglesa (séculos XVIII e XIX)
·
Processos políticos e sociais no século XIX na
Europa
·
Formação das sociedades nacionais e
organização política e social na América e nos EUA no século XIX: Estados
Unidos e Brasil (expansão para o oeste norte-americano, Guerra Civil e o desenvolvimento
capitalista dos EUA / Segundo Reinado no Brasil)
·
A
República no Brasil – as contradições da modernização e o processo de exclusão,
política, econômica e social das classes populares.
1.
Quilombo dos Palmares
2.
Chegada dos africanos no Brasil
3.
Família Real no Brasil
4.As Revoltas Sociais no
Brasil
5. Revolução Industrial
Imprimir
as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.
ATIVIDADE
1:
ANÁLISE
DE DOCUMENTO
Em
1854, o cacique Seattle enviou uma resposta ao presidente dos Estados Unidos,
Franklin Pierce, diante da proposta do governo de comprar uma imensa faixa de
terra de seu povo. As versões dessa resposta tornaram-se famosas pelo seu
conteúdo de amor e respeito pela natureza:
A
terra é sagrada
"O
Grande Chefe de Washington comunicou-nos o seu desejo de comprar as nossas
terras. O Grande Chefe assegurou-nos também da sua amizade e de quanto nos preza.
Isso é muito generoso da sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa
amizade.
Porém,
vamos considerar a sua oferta, pois sabemos que se o não fizermos, o homem
branco virá com armas e tomará as nossas terras.
Mas,
como pode comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal ideia é estranha para
nós. Se não somos os proprietários da pureza do ar ou do resplendor da água,
como podes comprá-los a nós?
Cada torrão desta terra é sagrado
para meu povo. Cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada
clareira e cada zumbido de inseto são sagrados nas tradições e na memória
do meu povo. A seiva que corre nas árvores transporta consigo as recordações do
homem de pele vermelho
Assim,
quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra,
ele exige muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que nos reservará um
lugar em que possamos viver confortavelmente e que será para nós como um pai e
que nós seremos seus filhos. Vamos considerar a sua oferta de comprar a nossa
terra, embora isso não seja fácil, pois esta terra é sagrada para nós.
O ambiente como inimigo
Nós
sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um
pedaço de terra vale o mesmo que outro, porque ele é um forasteiro que chega na
calada da noite e tira da terra tudo o que necessita.
A terra não é
sua irmã, mais sua inimiga, e depois de conquistá-la prossegue o seu caminho.
Deixa para trás as sepulturas dos seus antepassados e isso não o importa. Apodera-se das terras dos seus filhos e isso
não o inquieta. Ele considera a terra, sua mãe, e o céu, seu irmão, como
objetos que podem ser comprados, saqueados ou vendidos como ovelhas ou miçangas
cintilantes. Na sua voracidade arruinará a terra e deixará atrás de si apenas
um deserto.
Jornal
da Tarde. São Paulo, 9 ago. 1978 (trechos).
1.
Explique por que, de acordo com a carta do cacique Seattle, a terra é sagrada
para os indígenas.
2.
Selecione trechos da carta que ilustram o contraste entre a visão do indígena e
a do "homem branco" na relação ser humano-natureza.
Atividade 2
1. Analisar
as imagens e escrever um pequeno texto (10 Linhas) observando as mudanças e
continuidades presentes no trabalho infantil em diferentes épocas.
Trabalho infantil durante a Revolução
Industrial
Trabalho infantil – século XX
2.
"Tempos
difíceis" é um
romance do escritor inglês Charles Dickens, publicado em 1854. A história se
passa na cidade de Coketown, em torno de uma fábrica de tecidos de algodão.
"Umas
tantas centenas de operários na fábrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor
de energia (...) O dia clareou e mostrou-se lá fora (...) As luzes apagaram-se
e o trabalho continuou. Lá fora, nos vastos pátios, os tubos de escapamento do
vapor, os montes de barris e ferro velho, os montículos de carvão ainda acesos,
cinzas, por toda parte, amortalhavam o véu da chuva e do nevoeiro.
a) Qual a importância do carvão e do
ferro na Primeira Revolução Industrial?
b) Comente as condições de trabalho
nas fábricas inglesas no século XIX, a partir do texto e da imagem
apresentados.
3. Leia os dois artigos seguintes,
extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de
agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens
nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não
podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a
expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer,
pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a
mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos,
sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades,
lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção
que a de suas virtudes e talentos.
a) Em qual contexto histórico foi
elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
b)
Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da
prática política até então vigente.
ATIVIDADE 3
l
Análise de imagens
Johann Moritz Rugendas e L. Deroi, “Negros no Porão”,
1835.
Debret, “Nações Negras”
l
Análise de texto
literário
Castro Alves, “Navio Negreiro”, 1869.
l
Projeção de vídeo
A projeção de cenas do flime “Amistad”, 1997.
(...)
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras
mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a
orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
(...)
São mulheres
desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael
2)
Quais
as condições da viagem podemos visualizar no poema “Navio Negreiro” , na obra
de Rugendas e no filme Amistad ?
(...) Presa nos elos de uma só
cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro
enlouquece,
Outro, que martírios
embrutece,
Cantando, geme e ri!
ROTAS DO TRÁFICO DE ESCRAVOS
Praticamente todos os africanos
trazidos para o Brasil vieram por meio da rota transatlântica que envolve os
povos das seguintes regiões geográficas:
I. África Ocidental – Senegal, Mali,
Níger, Nigéria, Gana, Togo, Benin, Costa do Marfim, Guiné Bissau, São Tomé e
Príncipe, Cabo Verde, Guiné, Camarões;
II. África Centro-Ocidental – Gabão,
Angola, República do Congo, República Democrática do Congo (antigo Zaire),
República Centro-Africana;
III. África Austral – Moçambique,
África do Sul e Namíbia.
Nações Negras, Debret.
Ontem a Serra
Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
4. Interpretação e debate das ideias centrais do poema Navio Negreiro
Responder, por escrito, as seguintes questões de interpretação do poema:
A - Faça o vocabulário das palavras
desconhecidas.
B - Castro Alves inicia uma das estrofes do seu
poema dizendo “Stamos em pleno mar, era um sonho dantesco...”. Explique o
significado da expressão “sonho dantesco” utilizada pelo autor, relacionando-a
à ideia central do poema.
C - Faça uma síntese das ideias
centrais do poema, as quais permitem entender a visão que o poeta Castro Alves
tinha a respeito do tráfico de escravos e da escravidão.
Programa
para dependência de História – 2ª série
·
O aluno em DP em HISTÓRIA referente a 2ª
série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre
valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma
prova ( valendo 5,0) com base nos
conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
·
Para
os alunos matriculados em 2019: Trabalho deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
·
Para
os ex-alunos: as
atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no
dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
O
trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou
preta e em papel almaço.Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
Fazer capa digitada que constem os dados acima.
1º Semestre
Os conteúdos abaixo deverão
ser estudados para que o aluno tenha condições de responder as atividades e
fazer a prova.
·
Renascimento e Reforma Religiosa:
características culturais e religiosas da Europa no início da Idade Moderna.
·
Formação e características do Estado
Absolutista na Europa Ocidental
·
A
Europa e o Novo Mundo: relações econômicas, sociais e culturais do sistema
colonial.
·
Iluminismo e Liberalismo: revoluções inglesa
(século XVII) e francesa (século XVIII) e independência dos Estados Unidos
1.
Renascimento Urbano e Comercial
Assista ao vídeo
2.
Expansão Europeia nos Séculos XV e XVI
Assista ao vídeo
3.
A Expansão Marítima e as Conquistas
Assista ao vídeo
4.
Os domínios Coloniais Portugueses
Assista aos vídeos
5.
Renascimento
Assista ao vídeo
6. Reforma Religiosa e a Contrarreforma
Assista ao vídeo
7.
Formação e Características do Estado Absolutista na Europa Ocidental
Assista ao vídeo
Imprimir
as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.
Atividade
1
1. O renascimento
teve início na Península Itálica, numa época em que na região já havia uma
economia próspera, geradora de excedente que puderam ser investidos na cultura.
a) Que
fatores contribuíram para o pioneirismo da Península Itálica no movimento
renascentista?
b)
Identifique o papel dos mecenas nesse processo.
2. Que
características do Renascimento observamos nas obras de Leonardo da Vinci.
1. Mona
Lisa, 2. Estudo sobre ombros, 3. Esboço de paraquedas criado por Leonardo da
Vinci
3. Leia
o texto e responda as questões:
Erasmo e as indulgências
“Persuadidos dos perdões e das
indulgências, ao negociante, ao militar, ao juiz, basta atirarem a uma bandeja
uma pequena moeda, para ficarem tão limpos e tão puros dos seus numerosos
roubos como quando saíram da pia bastimal”. Tantos falsos juramentos, tantas
impurezas, tantas bebedeiras, tantas brigas, tantos assassínios, tantas
imposturas, tantas perfídias, tantas traições, numa palavra, todos os delitos
se redimem com um pouco dinheiro, e de tal maneira se redimem que se julga
poder voltar a cometer de novo toda sorte de más ações.”
ROTTERDAM, Erasmo de. Elogio da loucura. São Paulo: Atenas,
s/d. Versão digitalizada do site Domínio Público.
a) Qual
a critica que Erasmo faz à venda de Indulgências?
b) Para
ele, as indulgências conseguiam regenerar os pecadores? Justifique.
4. A
principal função dos teóricos absolutistas era construir a imagem positiva do
rei. Além de enaltecer as qualidades do governante, eles tinham que induzir o
povo a acreditar que o rei era um ser supremo.
Cite e
explique as teorias formuladas pelos teóricos, Maquiavel, Bodin, Bossuet e
Hobbes para justificar o absolutismo monárquico.
5. Leia
o texto e faça o que se pede.
“O mercantilismo não é, efetivamente, uma
política econômica que vise ao bem-estar social. Como se diria hoje; visa ao
desenvolvimento nacional a todo custo. Toda forma de estímulos é legitimada, a
intervenção do Estado deve criar todas as condições de lucratividade para as
empresas poderem exportar excedentes ao máximo.”
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo
sistema colonial (1777-1808). 2. Ed. São Paulo: Hucitec, 1981. P. 61.
Explique
a ideia central do texto, relacionando-o às práticas mercantilistas estudadas.
Atividade 2
1)
A representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico,
foi pintada em 1789. Indique
dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o
significado político e social da jornada
popular de 14 de julho de 1789.
http://www.infoescola.com/historia/queda-da-bastilha/
Revolução Francesa
O
conflito entre a estrutura oficial, com seus interesses estabelecidos, e as
novas forças sociais que despontavam nos cenários econômico e social era mais
intenso na França do que em outros locais. Novas classes surgiam para além dos
três Estados, entre as quais um grupo social que deu ao movimento
revolucionário uma unidade efetiva: a Burguesia. Os burgueses defendiam que
somente por meio do livre mercado, isento de regras criadas pelo Estado,
poder-se-ia garantir a igualdade e a prosperidade econômica.
Em agosto de 1789, a Assembleia
Constituinte aprovou a famosa “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”.
Inspirada nos ideais iluministas, declarava que todos os homens nascem livres e
iguais em direitos e que a única fonte de poder é o próprio povo.
Declaração dos direitos do homem e do cidadão.
Análise de documento
Do
texto da declaração, podemos extrair muitas informações. Ele pode também ser
interpretado de diferentes formas, como, por exemplo, um manifesto contra a
sociedade hierarquizada de privilégios concedidos aos nobres e ao Alto Clero,
no qual podemos perceber as principais exigências burguesas, entre elas a
inviolabilidade da propriedade privada.
Faça a leitura dos artigos da
“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” e responda:
2.
O conteúdo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era a favor de uma
sociedade democrática e igualitária? Explique, exemplificando com alguns
artigos da declaração.
Estes
são os artigos tratados na declaração original de 1789:2
Art.1.º
Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só
podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art.
2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos
naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a
propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art.
3.º O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhum
corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane
expressamente.
Art.
4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo:
assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites
senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos
direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
Art.
5.º A lei proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela
lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não
ordene.
Art.
6.º A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de
concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela
deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os
cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as
dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra
distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
Art.
7.º Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela
lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem,
executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer
cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso
contrário torna-se culpado de resistência.
Art.
8.º A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e
ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada
antes do delito e legalmente aplicada.
Art.
9.º Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se julgar
indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa
deverá ser severamente reprimido pela lei.
Art.
10.º Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões
religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública
estabelecida pela lei.
Art.
11.º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos
direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir
livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos
previstos na lei.
Art.
12.º A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força
pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para
utilidade particular daqueles a quem é confiada.
Art.
13.º Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é
indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de
acordo com suas possibilidades.
Art.
14.º Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus
representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la
livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a
cobrança e a duração.
Art.
15.º A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua
administração.
Art.
16.º A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem
estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.
Art.
17.º Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode
ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o
exigir e sob condição de justa e prévia indenização.
O
governo francês tinha gastos superiores à sua arrecadação. Em 1788, um
relatório de finanças mostrou que o tesouro real estava praticamente vazio. A
França era uma Monarquia constantemente abalada por guerras internacionais,
principalmente contra a Inglaterra. O custo elevado da guerra acarretava
dificuldades que levariam o país a uma crise política interna da qual, seis
anos mais tarde, derivaria a Revolução.
Atividade:
Assembleia dos Estados Gerais
3.
Fazer uma pesquisa na Internet sobre quais seriam os interesses dos
conjuntos relacionados abaixo.
a)
Quais eram os “Interesses do Rei”?
Sites para
pesquisa: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/antecedentes-revolucao-francesa.htm
b)
Quais eram os “Interesses do Alto Clero da Igreja”?
Sites para
pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Igreja_Cat%C3%B3lica#Do_Regalismo_.C3.A0_Restaura.C3.A7.C3.A3o
c)
Quais os “Interesses da Nobreza”?
Sites para
pesquisa:
c)
Quais eram os “Interesses dos Burgueses”?
Sites para
pesquisa: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa2.htm
d)
Quais os “Interesses dos Camponeses”?
Sites para
pesquisa: http://www.colegioweb.com.br/historia/a-revolucao-francesa.html
Lembrete:
Os camponeses, os burgueses e os
trabalhadores urbanos (a “gente comum”) estão contidos no terceiro Estado, isto
é, uma única entidade para representá-los na Assembleia.
2º Semestre
·
Império Napoleônico
·
Independências na América Latina
·
A
Revolução industrial inglesa (séculos XVIII e XIX)
·
Processos políticos e sociais no século XIX na
Europa
·
Formação das sociedades nacionais e
organização política e social na América e nos EUA no século XIX: Estados
Unidos e Brasil (expansão para o oeste norte-americano, Guerra Civil e o desenvolvimento
capitalista dos EUA / Segundo Reinado no Brasil)
·
A
República no Brasil – as contradições da modernização e o processo de exclusão,
política, econômica e social das classes populares.
1.
Quilombo dos Palmares
2.
Chegada dos africanos no Brasil
3.
Família Real no Brasil
4.As Revoltas Sociais no
Brasil
5. Revolução Industrial
Imprimir
as Atividades e responder as questões na folha de papel Almaço.
ATIVIDADE
1:
ANÁLISE
DE DOCUMENTO
Em
1854, o cacique Seattle enviou uma resposta ao presidente dos Estados Unidos,
Franklin Pierce, diante da proposta do governo de comprar uma imensa faixa de
terra de seu povo. As versões dessa resposta tornaram-se famosas pelo seu
conteúdo de amor e respeito pela natureza:
A
terra é sagrada
"O Grande Chefe de Washington comunicou-nos o seu desejo de comprar as nossas terras. O Grande Chefe assegurou-nos também da sua amizade e de quanto nos preza. Isso é muito generoso da sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade.
Porém, vamos considerar a sua oferta, pois sabemos que se o não fizermos, o homem branco virá com armas e tomará as nossas terras.
Mas, como pode comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal ideia é estranha para nós. Se não somos os proprietários da pureza do ar ou do resplendor da água, como podes comprá-los a nós?
Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada clareira e cada zumbido de inseto são sagrados nas tradições e na memória do meu povo. A seiva que corre nas árvores transporta consigo as recordações do homem de pele vermelho
Assim, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que nos reservará um lugar em que possamos viver confortavelmente e que será para nós como um pai e que nós seremos seus filhos. Vamos considerar a sua oferta de comprar a nossa terra, embora isso não seja fácil, pois esta terra é sagrada para nós.
"O Grande Chefe de Washington comunicou-nos o seu desejo de comprar as nossas terras. O Grande Chefe assegurou-nos também da sua amizade e de quanto nos preza. Isso é muito generoso da sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade.
Porém, vamos considerar a sua oferta, pois sabemos que se o não fizermos, o homem branco virá com armas e tomará as nossas terras.
Mas, como pode comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal ideia é estranha para nós. Se não somos os proprietários da pureza do ar ou do resplendor da água, como podes comprá-los a nós?
Cada torrão desta terra é sagrado para meu povo. Cada folha reluzente de pinheiro, cada praia arenosa, cada clareira e cada zumbido de inseto são sagrados nas tradições e na memória do meu povo. A seiva que corre nas árvores transporta consigo as recordações do homem de pele vermelho
Assim, quando o Grande Chefe de Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra, ele exige muito de nós. O Grande Chefe manda dizer que nos reservará um lugar em que possamos viver confortavelmente e que será para nós como um pai e que nós seremos seus filhos. Vamos considerar a sua oferta de comprar a nossa terra, embora isso não seja fácil, pois esta terra é sagrada para nós.
O ambiente como inimigo
Nós sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um pedaço de terra vale o mesmo que outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita.
Nós sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um pedaço de terra vale o mesmo que outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita.
A terra não é
sua irmã, mais sua inimiga, e depois de conquistá-la prossegue o seu caminho.
Deixa para trás as sepulturas dos seus antepassados e isso não o importa. Apodera-se das terras dos seus filhos e isso
não o inquieta. Ele considera a terra, sua mãe, e o céu, seu irmão, como
objetos que podem ser comprados, saqueados ou vendidos como ovelhas ou miçangas
cintilantes. Na sua voracidade arruinará a terra e deixará atrás de si apenas
um deserto.
Jornal
da Tarde. São Paulo, 9 ago. 1978 (trechos).
1.
Explique por que, de acordo com a carta do cacique Seattle, a terra é sagrada
para os indígenas.
2.
Selecione trechos da carta que ilustram o contraste entre a visão do indígena e
a do "homem branco" na relação ser humano-natureza.
Atividade 2
1. Analisar
as imagens e escrever um pequeno texto (10 Linhas) observando as mudanças e
continuidades presentes no trabalho infantil em diferentes épocas.
Trabalho infantil durante a Revolução
Industrial
Trabalho infantil – século XX
2.
"Tempos
difíceis" é um
romance do escritor inglês Charles Dickens, publicado em 1854. A história se
passa na cidade de Coketown, em torno de uma fábrica de tecidos de algodão.
"Umas
tantas centenas de operários na fábrica, umas tantas centenas de cavalos-vapor
de energia (...) O dia clareou e mostrou-se lá fora (...) As luzes apagaram-se
e o trabalho continuou. Lá fora, nos vastos pátios, os tubos de escapamento do
vapor, os montes de barris e ferro velho, os montículos de carvão ainda acesos,
cinzas, por toda parte, amortalhavam o véu da chuva e do nevoeiro.
a) Qual a importância do carvão e do
ferro na Primeira Revolução Industrial?
b) Comente as condições de trabalho
nas fábricas inglesas no século XIX, a partir do texto e da imagem
apresentados.
3. Leia os dois artigos seguintes,
extraídos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de
agosto de 1789. Artigo 1º: Os homens
nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não
podem ser fundamentadas senão sobre a utilidade comum. Artigo 6º: A lei é a
expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer,
pessoalmente ou pelos seus representantes, na sua formação. Ela tem de ser a
mesma para todos, quer seja protegendo, quer seja punindo. Todos os cidadãos,
sendo iguais aos seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades,
lugares e empregos públicos, segundo a capacidade deles, e sem outra distinção
que a de suas virtudes e talentos.
a) Em qual contexto histórico foi
elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
b)
Cite duas ideias expressas na Declaração que representaram uma ruptura da
prática política até então vigente.
ATIVIDADE 3
l
Análise de imagens
Johann Moritz Rugendas e L. Deroi, “Negros no Porão”,
1835.
Debret, “Nações Negras”
l
Análise de texto
literário
Castro Alves, “Navio Negreiro”, 1869.
l
Projeção de vídeo
A projeção de cenas do flime “Amistad”, 1997.
(...)
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras
mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a
orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
(...)
São mulheres
desgraçadas,
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael
Como Agar o foi também.
Que sedentas, alquebradas,
De longe... bem longe vêm...
Trazendo com tíbios passos,
Filhos e algemas nos braços,
N'alma — lágrimas e fel...
Como Agar sofrendo tanto,
Que nem o leite de pranto
Têm que dar para Ismael
2)
Quais
as condições da viagem podemos visualizar no poema “Navio Negreiro” , na obra
de Rugendas e no filme Amistad ?
(...) Presa nos elos de uma só
cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
ROTAS DO TRÁFICO DE ESCRAVOS
Praticamente todos os africanos
trazidos para o Brasil vieram por meio da rota transatlântica que envolve os
povos das seguintes regiões geográficas:
I. África Ocidental – Senegal, Mali, Níger, Nigéria, Gana, Togo, Benin, Costa do Marfim, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné, Camarões;
II. África Centro-Ocidental – Gabão, Angola, República do Congo, República Democrática do Congo (antigo Zaire), República Centro-Africana;
III. África Austral – Moçambique, África do Sul e Namíbia.
I. África Ocidental – Senegal, Mali, Níger, Nigéria, Gana, Togo, Benin, Costa do Marfim, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné, Camarões;
II. África Centro-Ocidental – Gabão, Angola, República do Congo, República Democrática do Congo (antigo Zaire), República Centro-Africana;
III. África Austral – Moçambique, África do Sul e Namíbia.
Nações Negras, Debret.
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d'amplidão!
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
1º Semestre
Orientações: aluno em DP em HISTÓRIA
referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º
semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma
média) e uma prova ( valendo 5,0) com
base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
· Para os alunos matriculados em 2019: Trabalho deverá ser entregue nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
· Para os ex-alunos: as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
Fazer capa digitada que constem os dados acima.
Temas
de estudos propostos:
Imperialismo e Neocolonialismo.
Primeira Guerra Mundial
República Velha- 1889- 1930
QUESTÕES
PROPOSTAS PARA O 3° AN0 DO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. CONTEXTO DO
SECULO XIX E XX – IMPERIALISMO, MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AFRO-ASIÁTICA Existem questões dissertativas e de
múltipla escolha, nas dissertativas deve-se utilizar NO MÍNIMO CINCO
(05) LINHAS para responder e no máximo dez (10). Enquanto que as
questões de múltipla escolha podem ser circuladas para marcar a resposta
correta, sendo que apenas uma das alternativas de cada questão está
correta.
Cada texto resposta,
obrigatoriamente:
QUESTÕES:
01- Entre 1784 e 1858, a Companhia das
Índias Orientais britânica capitaneou a conquista econômica e política de
diferentes regiões do território indiano. Através da formalidade burocrática e
da força bélica se deu o domínio militar e cultural com a justificativa do
Darwinismo Social e do Eurocentrismo. Se no século XVI a justificativa
para a dominação dos povos americanos era a fé e a salvação cristã, explique o Darwinismo Social e o Eurocentrismo utilizados
para dominar povos afro-asiáticos no Imperialismo, séc. XVIII – XIX e XX.
Entre os séculos XVIII e XIX, e a consequente expansão do Imperialismo
capitalista industrial ao redor do mundo, as empresas começaram a explorar cada
vez mais os anúncios publicitários. As propagandas eram associadas com
apelo racista, pois refletiam o pensamento da sociedade da época.
Era muito comum ver propagandas como essa da imagem ao lado, em
que uma criança branca perguntando para a outra, que é negra propositalmente, o
porquê da mãe não usar nela um determinado sabão, para que assim a criança
negra ficasse branca. A ideia era mostrar o quão eficiente poderia ser o sabão,
apelando justamente para uma situação puramente racista.
Com o final da Segunda Guerra Mundial e a consequente recessão pela qual
boa parte do mundo passava, as indústrias e seus setores de marketing passaram
a se preocupar com a ampliação do mercado e, dessa forma, começaram a se
precaver de criarem propagandas racistas para não espantarem essa fatia do
mercado, até então pouco explorada.
Foi só durante os anos 50 que os anúncios racistas foram sendo deixados
de lado; ainda que nos Estados Unidos eles tenham vigorado por mais um bom
tempo até que a comunidade negra ganhou direitos civis iguais às pessoas
brancas.
– Por qual motivo as empresas capitalistas
se desvincularam do apelo racista explicito em suas propagandas em meados da
década de 1950?
a)Por que o capitalismo mostrou para as grandes
empresas que o preconceito contra diferentes povos era errado e todos deveriam
ter direitos iguais.
b) Por que o socialismo finalmente
venceu o oponente capitalista e o mundo tornou-se melhor e mais justo e com
igualdade e direitos iguais para todos.
c)Por que quando a Segunda Guerra mundial acaba a
Europa e os países capitalistas estão enfraquecidos e as empresas capitalistas
necessitam explorar novos lugares como África Ásia e América do Sul.
d) Por que na Segunda Guerra Mundial a
luta por exploração da África e da Ásia trouxe benefícios para o mundo como o
fortalecimento da Europa e a reflexão sobre o racismo e a necessidade de
cooperação mundial.
e) Por que o Imperialismo propiciou que
a Europa dividisse seu conhecimento e sabedoria para o mundo extinguindo o
preconceito e as diferenças sociais.
03 –
Alguns princípios liderados por Mahatma Gandhi que levou à independência da
Índia foram:
·
Satyagraha e ahimsa = manifestações e greves não violentes
que reuniam toda a população.
·
Swadeshi = consumo da economia local e boicote dos produtos estrangeiros.
Deixaram de se vestir e consumir produtos da cultura dos dominadores.
·
Swaraj = autogoverno – basicamente é o conceito que rejeita a autoridade
britânica e sugere que cada povo é responsável por si mesmo sem que haja outro
que o governe.
·
-Explique como se deu o impacto destes conceitos na política e na
economia da colônia britânica na Índia. E como esses princípios podem ser
aplicados para melhorar as condições do Brasil.
04 – O Imperialismo é o processo de
expansão de países capitalistas do século XIX e XX que instalavam suas colônias
em países, principalmente, da África e da Ásia com intenção de manter o
controle e influência política e econômica, tanto de forma direta como
indireta. Por vezes o Imperialismo que também é chamado de Neocolonialismo, é
confundido com o colonialismo do século XVI. A partir dos seus
conhecimentos marque a resposta errada.
a) O colonialismo
ocorreu na Idade Moderna enquanto que o Neocolonialismo ocorreu na Idade
Contemporânea.
b) O Neocolonialismo
exerceu dominação sobre África e Ásia, enquanto que o colonialismo se deu no
continente americano.
c) O Imperialismo é o processo pelo qual os europeus escravizaram os
africanos e os exportaram como mercadoria para a América.
d) Enquanto que no
colonialismo a “justificativa” para dominar a América era a fé e a salvação
cristã, o neocolonialismo usava como justificativa, o darwinismo social e o
eurocentrismo.
e) O Imperialismo é o
processo pelo qual as colônias promoviam a dependência cultural, política e
econômica das colônias.
05-
De acordo com a charge, marque a resposta certa.
a)O capitalismo é o sistema político-econômico onde todas as pessoas têm
direitos iguais e todos podem enriquecer trabalhando e economizando. Pois neste
sistema a hierarquia e as classes sociais não são necessárias!
b) A anarquia e o capitalismo são politicas coexistentes!
c)O capitalismo é o sistema político-econômico onde não existem divisões
de classes sociais e a economia é planificada!
d)O capitalismo é o sistema político-econômico que emprega o sistema de
meritocracia alimentando-se da divisão social e das diferenças sociais.
e) A única diferença entre o capitalismo e o socialismo e que no
capitalismo todos são ricos, e no socialismo todos são pobres.
Documentos para a questão de numero 6, leia com atenção e responda.
Documento 02: Resistência cultural –
África:
“Redemption Song” é uma canção escrita por Bob Marley em meado de
1979, quando já tinha sido diagnosticado o câncer que o levaria a
morte. Secretamente em grande dor e a lidar com a sua mortalidade. “Redemption
Song” tornou-se a obra dramática de despedida de Marley, com letras inspiradas
no discurso do orador Marcus M. Garvey: jamaicano, assim como Marley.
Considerado um dos maiores ativistas da história do movimento nacionalista
negro.
Garvey liderou o movimento mais amplo de descendentes
africanos, criou um movimento de profunda inspiração para que os negros
tivessem a “redenção” da África, e para que as potências
coloniais europeias desocupassem o continente e partissem em retirada
devolvendo a autonomia ao povo africano.
06- Com base nesses dados interprete os seguintes trechos da musica
considerando o contexto do Imperialismo sobre a África e suas reminiscências.
BOB MARLEY “REDEMPITON SONG – CANÇÃO DE REDENÇÃO”
“Velhos piratas, sim, eles me
roubaram,
Me venderam para navios mercantes (…)
Liberte-se da escravidão mental,
Ninguém além de nós pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica,
Porque eles não podem parar o tempo
Por quanto tempo vão matar nossos profetas?
Enquanto nós permaneceremos de lado olhando
Huh, alguns dizem que é apenas uma parte disto
Nós temos que cumprir inteiramente o Livro
MATERIAL
DE APOIO.
“A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”
(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime.
São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)
De acordo com o texto, é correto
afirmar que a Primeira Guerra Mundial:
a) teria sido resultado dos conflitos
entre as forças da antiga ordem feudal e as da nova ordem socialista,
especialmente depois do triunfo da Revolução Russa.
b) resultou do confronto entre as
forças da permanência e as forças de mudança, isto é, do escravismo decadente e
do capitalismo em ascensão.
c) foi consequência do triunfo da
indústria sobre a manufatura, o que provocou uma concorrência em nível mundial,
levando ao choque das potências capitalistas imperialistas.
d) foi produto de um momento
histórico específico em que as mudanças se processavam mais lentamente do que
fazem crer os historiadores que tratam a guerra como resultada do imperialismo.
e) engendrou o nazifascismo, pois a
burguesia europeia, tendo apoiado os comunistas russos, criou o terreno
propício ao surgimento e à expansão dos regimes totalitários do final do
século.
2. (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira
Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais
contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor
de tal opinião.
a) A economia de guerra levou a um
intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em
favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da
guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que
abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de
guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas
privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade
liberal.
c) Durante a guerra, foi preciso
instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a
França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes
liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o
trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito
às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra
Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para
conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
3. Analise as afirmativas abaixo:
I – A defesa da soberania de
determinados grupos minoritários e nacionalistas levou as grandes nações
industriais a empreender pequenas guerras que potencializavam as diversas
animosidades. Nesse aspecto, compreendemos a realização de uma corrida
armamentista que alcançaria seu auge momentos antes da Grande Guerra, iniciada
em 1914;
II – Ao contrário do previsto, a I
Guerra Mundial não foi resolvida em um curto prazo de tempo. A fragilidade
militar das nações envolvidas na guerra dificultou o aparecimento de um
vencedor inconteste e fez com que as batalhas se arrastassem ao longo de quatro
anos e três meses;
III – Ao fim da I Guerra Mundial, a
Europa começou a sofrer uma verdadeira crise de valores. Em meio às desilusões
de um continente destruído, as tendências comunistas e fascistas começaram a
atrair boa parte da população.
A partir da análise das afirmativas
acima, assinale a alternativa:
a) se apenas a afirmativa I estiver
incorreta.
b) se apenas a afirmativa II estiver
incorreta.
c) se apenas a afirmativa III estiver
incorreta.
d) se apenas as afirmativas I e II
estiverem incorretas.
e) se apenas as afirmativas I e III
estiverem incorretas.
4. Os países envolvidos na I Guerra Mundial
dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da
guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica
corretamente as coligações de nações e os países participantes?
a) Eixo, formado por Alemanha, Itália
e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
b) Tríplice Aliança, composta pela
Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França,
Inglaterra e Rússia.
c) Eixo, formado por Alemanha, Itália
e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
d) Tríplice Aliança, composta pela
Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França,
Inglaterra e Estados Unidos.
QUESTÕES
REPUBLICA VELHA
1. Proclamada a República inicia-se um novo período na História política do
Brasil: “A República Velha ou Primeira República”. A respeito dos
primórdios da República é correto afirmar. [A fase e o primeiro presidente da
República foram respectivamente]
a)
República Oligárquica e Hermes da Fonseca
b)
República da Espada e Deodoro da Fonseca
c)
República da Espada e Floriano Peixoto
d)
República Oligárquica e Prudente de Morais
e)
República da Espada e Campos Sales.
2. A chamada “Política dos Governadores”, instituída a partir do
governo de Campos Salles, caracterizava-se por:
a) Permitir que a escolha do Presidente da
República fosse resultado de um consenso entre os governadores e desta forma
manter o grupo político no poder.
b) Tornar os governadores um mero instrumento do
poder do Presidente da República e impedir a formação de novas lideranças
contrárias ao governo federal;
c) Acordo
político que consistia na troca de favores entre os governos federal, estadual
e municipal para manter os grupos políticos no poder.
d) Tornar os governadores representantes de um
federalismo liberal e democrático com objetivo de renovar as lideranças
políticas;
e) Promover, através dos governadores, a
desarticulação das oligarquias locais e promover a renovação dos grupos
políticos e lideranças locais.
3- (FMU) Rui Barbosa teve atuação destacada como ministro da Fazenda
do Governo Provisório. Entre as medidas que implantou salienta-se:
a) Ampliação do crédito à lavoura, com indenização aos donos de escravos, em consequência da abolição;
b) Reforma do sistema de crédito, com incentivo ao setor industrial;
c) Política tarifária, estimulando a importação de bens de consumo interno;
d) Organização da legislação de sociedades anônimas, visando atrair investimentos estrangeiros no setor industrial.
a) Ampliação do crédito à lavoura, com indenização aos donos de escravos, em consequência da abolição;
b) Reforma do sistema de crédito, com incentivo ao setor industrial;
c) Política tarifária, estimulando a importação de bens de consumo interno;
d) Organização da legislação de sociedades anônimas, visando atrair investimentos estrangeiros no setor industrial.
4- (UDESC 2010) tradicionalmente o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
A) Os dois
primeiros governos da recém-inaugurada República brasileira eram militares.
( )
B) Com o novo
regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil. No meio
civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três
correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo. ( )
C) Pode-se
afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram
medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um
todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país. ( )
D) O Brasil
da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura
permanecia como principal atividade econômica.(
)
E) Durante o período denominado República Velha,
paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este
revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”. ( )
5. Assinale a
alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
A- F –
V – V – F – V
B - V
– V – F – V – V
C
- V – F – F – V – V
D- V – V – F – V – F
E -V –
V – V – V – V
6.O coronelismo foi uma peça importante da
perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria
da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos
definir o coronelismo como:
a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
7. A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
a) Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
b) Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
c) Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
d) Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
e) Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
7. A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
I- Com o “voto de cabresto” os coronéis dominavam as clientelas rurais e manipulavam as eleições;
II- A política dos governadores consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
8. Assinale a alternativa verdadeira:
a)Apenas a alternativa I, está correta.
b) As alternativas I,II,III estão corretas.
c)As alternativas I,II,IV e V estão corretas.
d)As alternativas II,III e IV estão corretas.
e)Apenas a alternativa V está incorreta.
9. Depois de 1894, os militares abandonaram o centro do poder político no Brasil. Saíram os presidentes fardados e entraram os civis de casacas. Entre eles destacaram-se os políticos que tinha ligação à oligarquia agrária, sobre tudo:
a) Os plantadores de cevada
b) Os ricos cafeicultores.
c) Os donos de grandes fazendas
d) Os plantadores de soja
e) Os produtores de carne bovina.
10. Correspondem aos governos militares de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto, responsáveis pelas instalações e consolidação do regime republicano:
a)
República da Espada
b) República Oligárquica
c) República Monárquica
d) República do café com
leite
e) Primeira república
nova
11). Cumprindo ordens do coronel, os jagunços controlavam o voto
do eleitor, uma vez que o voto era aberto. O voto dado sobre pressão ficou
conhecido como voto:
a) censitário
b) unificado
c) obrigatório
d) de cabresto
e) coronelismo
a) censitário
b) unificado
c) obrigatório
d) de cabresto
e) coronelismo
12. germe da crise oligárquica na República Velha encontra-se na
industrialização e no crescimento da vida urbana, que fizeram surgir:
a) novas forças sociais e políticas.
b) o regime militar.
c) a influência de valores políticos externos, vindos com os imigrantes.
d) a inserção do Brasil como prioridade da revolução comunista internacional.
e) as grandes periferias urbanas formadas por imigrantes vindos do interior.
a) novas forças sociais e políticas.
b) o regime militar.
c) a influência de valores políticos externos, vindos com os imigrantes.
d) a inserção do Brasil como prioridade da revolução comunista internacional.
e) as grandes periferias urbanas formadas por imigrantes vindos do interior.
13. Do "Convênio de Taubaté", em 1906, decorreu uma política de
a) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.
d) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.
e) reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental.
a) incentivo à policultura, para atender aos interesses dos pequenos proprietários.
b) valorização do café, com a intervenção direta do Estado na economia cafeeira.
c) controle da produção açucareira pelas limitações do mercado consumidor.
d) estímulo à produção cafeeira no Vale do Paraíba e no sul de Minas Gerais.
e) reestruturação da economia paulista, sem a intervenção governamental.
14. "Voto de cabresto", "curral eleitoral",
"eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado
nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões
que lembram em nosso país o:
a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) messianismo.
d) coronelismo.
e) comunismo
a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) messianismo.
d) coronelismo.
e) comunismo
15. A identificação dos governos da República Velha com os interesses da
economia cafeeira pode ser expressa pelo(a):
a) financiamento, através do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras, no Encilhamento.
b) estatização das exportações, com o objetivo de garantir os preços, durante a Primeira Guerra Mundial.
c) adoção de uma política de valorização, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convênio de Taubaté.
d) controle da mão-de-obra camponesa e apoio à imigração, com a Lei Adolfo Gordo.
e) isenção de tributos assegurada no programa de estabilização de Campos Sales.
a) financiamento, através do Banco do Brasil, para o plantio de novas lavouras, no Encilhamento.
b) estatização das exportações, com o objetivo de garantir os preços, durante a Primeira Guerra Mundial.
c) adoção de uma política de valorização, reduzindo a oferta do produto, a partir do Convênio de Taubaté.
d) controle da mão-de-obra camponesa e apoio à imigração, com a Lei Adolfo Gordo.
e) isenção de tributos assegurada no programa de estabilização de Campos Sales.
16. No Brasil, na denominada República Velha, as oligarquias se eternizavam
no poder graças ao controle.
a) das filiações partidárias através do voto secreto.
b) das eleições indiretas para os cargos majoritários.
c) da política dos governadores e da máquina do coronelismo.
d) do poder moderador que privilegiava o poder regional.
e) do voto universal que permitia a participação popular.
a) das filiações partidárias através do voto secreto.
b) das eleições indiretas para os cargos majoritários.
c) da política dos governadores e da máquina do coronelismo.
d) do poder moderador que privilegiava o poder regional.
e) do voto universal que permitia a participação popular.
17. O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha,
embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da:
a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudes eleitorais.
b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições.
c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual, voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares.
d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.
e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo manipular a população local e garantir à oligarquia a elaboração das leis.
18.
A POLÍTICA DOS GOVERNADORES, instituída no governo Campos Sales
(1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição
de 1891. Essa contradição se dava entre
a) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.
b) a política de valorização do café e a indústria nascente.
c) o bicameralismo e a democracia indireta.
d) o federalismo e o presidencialismo.
e) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.
a) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.
b) a política de valorização do café e a indústria nascente.
c) o bicameralismo e a democracia indireta.
d) o federalismo e o presidencialismo.
e) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.
19. "Uma vez uma escoria atirou em mim. Eu estendi dois. Eu era cabo
eleitoral do P.R.P. Nóis não deixava os pessoarl do otro lado entrá na cidade
prá votá. Se eles entrava, nóis escondia as ata." (Oswald de Andrade -
MARCO ZERO II - CHÃO) O texto refere-se aos "costumes políticos" que
caracterizaram o período de nossa história denominado:
a) República Velha.
b) Segundo Reinado.
c) Segunda República.
d) Estado Novo.
e) Regencial.
a) República Velha.
b) Segundo Reinado.
c) Segunda República.
d) Estado Novo.
e) Regencial.
20. A
hegemonia política dos estados economicamente fortes e populosos, São Paulo e
Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:
a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.
b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.
c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.
d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.
e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.
a) do apoio de grupos militares vinculados ao Tenentismo.
b) da política dos governadores que, articulando os governos estadual e federal, anulava totalmente a oposição.
c) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligárquico.
d) da instituição do voto secreto e fim da representação proporcional.
e) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.
REFERÊNCIAS:
História
sociedade e cidadania. Volume 3
BOULOS. Alfredo
Júnior.
Cadernos do
aluno Volumes 1 e 2.