DP - ARTE - 2019



DP de Arte para o 1º Ano do Ensino Médio

ARTE - 1ª série
·        O aluno em DP em ARTE referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0)  com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.  
      Data da Prova: 28 de setembro de 2019.      
·        Para os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final.
     Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
· 
  • O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
  • Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
  • Fazer capa digitada que constem os dados acima.
  • Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregue no dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
Modelo de relatório cultural


Semestre:

1.    Visita à Pinacoteca (Entregar relatório de visita e ingresso).   Modelo de relatório cultural

2.    Pesquisa:
a) Patrimônio Cultural (Material e Imaterial).
b) Intervenção Artística e os Artistas: Os Gêmeos, Orion, Ligia Pape, Ligia Clark, Regina Silveira
A princípio, ele pode ser dividido assim:
·         Índice: página inicial com a relação de cada tema estudado no trabalho e o número da página em que se encontra;
·         Introdução: apresentação do trabalho, com um resumo sobre a maneira como será desenvolvido;
·         Desenvolvimento: argumentos objetivos e claros sobre as ideias que conduzirão o leitor à conclusão (aqui é o momento de usar citações e recursos visuais para embasar a argumentação);
·         Conclusão: desfecho do trabalho alcançado naturalmente a partir do desenvolvimento prévio;
·         Bibliografia: links para sites e blogs pesquisados, referências de livros, 
3. Trabalho Prático: Desenhar um Grafite
a) Tema: O Brasil de Hoje

Semestre:
 1.    Assistir a uma Peça de Teatro (Entregar Relatório e ingresso). Orientações e exemplos, no endereço abaixo:

2. Leitura da Peça: Medéia (Eurípides) ou Gota D´agua (Chico Buarque)
a) Resumo da Peça
3. Pesquisa:
·        História da Arte: Pré-História ao Renascimento e seus principais pontos.
4. Trabalho Prático: Colagem de um vaso com recortes de papel
a) Tema: Vasos Gregos

Prova: Contará com questões da Leitura, História da Arte, de Patrimônio Cultural e Intervenção Artística.
                                                             
Indicadores:
Na Pinacoteca poderá trabalhar a exposição do momento.

No Teatro fica livre para assistir qualquer gênero.


 DP de Arte para o 2º Ano do Ensino Médio




    O aluno em DP em Artes referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.

    Para alunos frequentes
  • Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregue no dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
·         Para os ex-alunos: as atividades descritas para o 1º e 2º semestres, deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.



1º Semestre


Pesquisar Intervenção Urbana, qual sua importância para a Arte de hoje e como ela é vista.
Ler capítulo 3, tema 1 do livro “Por toda parte” ( página 86 - 98) -
E ver o link abaixo.


Analisar as obras de Alexandre Orion – Metabiotica e Ossário (ver site do artista)
Visita ao Beco do Batman - galeria de grafite a céu aberto
End.: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena – São Paulo
Analisar os grafites e identificar qual mensagem quer passar.
Visita à Pinacoteca - Grátis aos sábados - visitar o acervo do Alexandre Orion e analisar as obra Metabiótica
Relatório
Fazer um relatório sobre as duas visitas mostrando o (du)elo entre as linguagens. A pintura e fotografia que, no tempo da informação, nos faz pensar em quão frágeis são as imagens e o que elas querem nos “dizer” nos tempos atuais.
Anexar foto sua no local visitado.
Pesquisar:

Pop Art
 - pesquisar os principais pontos do tema
 - principais características do movimento
-    principais artistas e obras


* DP digitada e encadernada.

O trabalho deve estar dentro das normas da ABNT, tendo obrigatoriamente que conter:
- Capa e contracapa
- Sumário
-Introdução e Conclusão
- Bibliografia

2º Semestre



Pesquisar o que é um Jingle e dar exemplos.
Criação de um produto e de um Jingle para “vender” esse produto.

Pesquisar o que é um cartaz, pra que ele é usado e qual a diferença entre cartaz, folder e folheto.
Criação de um folder com a temática: Pop Art - o que foi o movimento, quais as características, principais artistas e obras.

História em quadrinhos - Produção passos a passo, roteiro, diagramação, balões e
onomatopeias. Criação de uma historia, personagens e cenário, com base em uma música.


Visita cultural - escolher um lugar cultural (teatro, museu, cinema, espaço cultural) para fazer uma visita. Entregar um relatório sobre a visita com foto ou ingresso. O relatório deve conter o assunto abordado e sua opinião sobre a visita, o que achou, como se sentiu e qual a experiência estética (de que forma essa vivencia te emocionou) que essa visita te causou.


D.P. 3ª série do Ensino Médio – Arte

O aluno em DP em Artes referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.

    Para alunos frequentes as atividades descritas para o 1º e 2º semestres, deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.

·         Para os ex-alunos: as atividades descritas para o 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
             Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.


1º Semestre

- Arte Contemporânea (conceito, fatores históricos e sociais)
- Arte Concreta ou o Concretismo na Arte
- Pop Art
- Dança Contemporânea.
Filmes: O Sorriso de Monalisa. (NEWELL, Mike. 2003 – Drama/Romance – 1h57m)
             O Cisne Negro. (ARONOFSKY, Darren. 2010 – Drama/Mistério – 1h50m)

Trabalho 2
 - Antiguidade Clássica: Arte na Grécia e Roma Antigas (teatro, artes visuais, dança e música).
 - Império Bizantino, Mesopotâmia, Pérsia, Egito.
 - Idade Média (Arte Românica, Arte Sacra)
- Renascimento.
Filmes: Ben-Hur (WYLER, William. 1959 – Épico/Aventura/Drama – 3h32m)
             O Nome da Rosa (ANNAUD, Jean-Jacques. 1986 – Mistério/Filme Policial – 2h11m)


2º Semestre

Trabalho 3
 - Barroco
- Romantismo
- Realismo
- Impressionismo
Filmes: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (CAMURATI, Carla. 1995 – Histórico/Drama – 1h40m)
              O Violino Vermelho (GIRARD, François. 1998 – Drama/Mistério – 2h20m)

Trabalho 4
 - Expressionismo
- As Vanguardas Européias (Surrealismo, Dadaísmo, Abstracionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Simbolismo).
 - Arte Moderna.
Filmes: Macunaíma (ANDRADE, Joaquim Pedro de. 1969 – Fantasia/Comédia – 1h50m).
              Metrópolis (LANG, Fritz. 1927 – Drama/Fantasia – 2h33m).

Sites de interesse:
Pinacoteca do Estado de São Paulo: www.pinacoteca.org.br
Fundação Miró: www.fmirobcn.org
Museu Lasar Segall: www.museusegall.org.br
Instituto Moreira Salles: www.ims.com.br
Instituto Tomie Ohtake: www.institutotomieohtake.org.br
Instituto Arte na Escola: www.artenaescola.org.br
Museu de Arte Contemporânea: www.mac.usp.br
MASP – Museu de Arte de São Paulo: www.masp.org.br
MIS – Museu da Imagem e do Som: www.mis-sp.org.br
Museu de Arte Sacra de São Paulo: www.museuartesacra.org.br

            Para cada tema dentro do semestre, mínimo de ½ página de pesquisa e 1 imagem como exemplo. Realizar o trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Cópia e plágio é crime! Faça citações e desenvolva a partir da citação trechos de própria autoria. Para sanar qualquer dúvida, procure seu professor para maiores orientações.









Visualizações !!