DP GEOGRAFIA - 2019


Material de estudo e pesquisa para a dependência de geografia


 1ºano do ensino médio – 1º semestre




Orientações: aluno em DP em Geografia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre. 
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.  

    Para alunos frequentes as atividades descritas para o 1º semestres, deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.

·         Para os ex-alunos: as atividades descritas para o 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
             Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.

1. Escreva um texto dissertativo-argumentativo obedecendo a norma culta da língua portuguesa, de acordo com o tema proposto. Cada texto deverá, obrigatoriamente:

* Conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
* Conter cabeçalho e enunciado;
*ser manuscritos a caneta esferográfica azul ou preta;
*ser escrito com letra cursiva e legível;
*obedecer às regras de paragrafação.
*Limpeza (sem rasuras), clareza e objetividade são imprescindíveis.
*Fazer capa digitada que constem o nome do aluno, série atual e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
*Os ex-alunos devem acrescentar o ano de conclusão e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
*Os vídeos e textos abaixo são apenas sugestões, o que não impedem consultas a outras fontes.

GEOGRAFIA - 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
1° semestre

Tema: Cartografia e poder - As projeções cartográficas
1-     Estabeleça a diferença entre as seguintes projeções: Mercator, Arno Peters, Cônica e Azimutal.
Fontes para consulta
·        Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º Ano - Ensino Médio
Tema: Geopolítica do mundo contemporâneo
2. Disserte a respeito, da nova desordem mundial e os consequentes conflitos regionais.
Fontes para consulta:
·        Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º Ano - Ensino Médio
Tema: Os sentidos da globalização – (A aceleração dos fluxos; Um mundo em rede; Organismos econômicos internacionais; As corporações transnacionais e o Comércio internacional)
1-     Disserte sobre as principais transformações ocorrida no mundo a partir do avanço da globalização.

Fontes para consulta:
·        Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º Ano - Ensino Médio


1ª SÉRIE – 2º SEMESTRE - GEOGRAFIA


         Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do terceiro bimestre.

       Natureza e riscos ambientais.
       Estruturas e formas do planeta Terra.
 O relevo terrestre.
 • Agentes internos: os movimentos da crosta.
 • Agentes externos: clima e intemperismo.
   Riscos de catástrofes em um mundo desigual.
 • A prevenção de riscos

       Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.

   1) Na estrutura de nosso planeta temos a Biosfera, que para existir (se formar), tem a junção de três partes importantíssimas, que partes são essas? E quais as funções e características de cada uma delas?

    2) O relevo do planeta e em geral, formado por quatro formas básicas: planaltos, planícies, montanhas e depressões descreva cada uma delas.

    3) Explique a teoria da Deriva continental em detalhes.


    Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do quarto bimestre.

     Globalização e urgência ambiental.
     Os biomas terrestres.
     • Clima e cobertura vegetal.
    A nova escala dos impactos ambientais.
    Os tratados internacionais sobre meio ambiente.

    Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.

   1) Pesquise e explique a ligação entre os tipos de climas e as vegetações a eles associadas.

    2) Quando o homem destrói a natureza (meio ambiente), ele causa impactos ambientais, explique melhor este termo e exemplifique.

   3) Pesquise e explique o fenômeno do AQUECIMENTO GLOBAL e suas complicações para os seres humanos e planeta em geral?


      Material de consulta e estudo

           Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.
            Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.


           Informe:

A presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.


Importante toda a dependência deve ser manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a identificação do aluno na escola.


 2ºano do ensino médio – 1º semestre

GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE

         ORIENTAÇÕES:
     O aluno em DP em Geografia  referente ao 2º ano do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova ( valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
c     Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.

       Prazos e datas

      Os atuais alunos receberão orientações e acompanhamento de sua     produção  escrita em aula ao longo do semestre vigente.
      Os trabalhos  do 1º semestre deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
      As atividades deverão ser copiadas em folha de papel almaço (pergunta e     resposta), com letra legível e de maneira organizada.
      Aos ex-alunos a data de entrega das atividades será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.

     O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.

    Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.

      Fazer capa digitada que constem os dados acima.

      Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.

    
1º SEMESTRE

Os conteúdos abaixo deverão ser estudados para que o aluno tenha condições de responder as atividades e fazer a prova.

    CONTEÚDO
·        A gênese geoeconômica do território brasileiro
·        A gênese do território brasileiro
·        A gênese das fronteiras brasileiras
·        Território brasileiro: do “arquipélago” ao continente
·        Brasil: a economia global: mercados internacionais
·        Os circuitos da produção: O espaço industrial
·        Os circuitos da produção: O espaço agropecuário

EXERCÍCIOS

1) - Nos mapas: a economia e o território no século XVII e Brasil: a economia e o território no século XVII, você pode observar a evolução das cidades e vilas. No decorrer do tempo, o número delas diminuiu ou aumentou? Justifique

2) - Por que, podemos dizer, que o território brasileiro organizou-se em forma de “ilhas” ou “arquipélagos econômicos”?

3) – Explique a expressão “espaços extrovertidos” quando nos referimos ao espaço brasileiro.

4) – Que países formam o G3 e o G20 e qual sua importância para o Brasil e para o mundo capitalista? Explique:

5) – O uso da terra no Brasil tem sido objeto de debate, uma vez que envolve, entre outros interesses, a produção de alimentos e de produtos agrícolas destinados à exportação. Em 8 de março de 2006, como ato comemorativo do Dia Internacional da Mulher, representantes dos movimentos da Via Campesina Brasil, organizados pelo Movimento de mulheres camponesas, fizeram uma ação de protesto no canteiro de produção de mudas da Aracruz Celulose, localizado em Barra do Ribeiro (RS). Segundo os manifestantes – que, infelizmente, se excederam, praticando alguns atos de vandalismo -, a ação expressou a defesa da produção de alimentos e a insatisfação com o uso indiscriminado de terras brasileiras para a expansão da monocultura do eucalipto.
Explique quais são os impactos causados pelo plantio de eucaliptos.

6) – A modernização da agricultura brasileira nas últimas décadas modificou a organização da produção e as relações de trabalho no campo. A fruticultura e a soja, por exemplo, são cultivos que sofreram transformações nesse processo, apesar de conservarem diferenças importantes em seus respectivos sistemas produtivos. Indique ao menos uma dessas diferenças.

   7) Explique o tipo de colonização que ocorreu nos territórios que hoje pertencem ao Brasil.

   8) Porque o Brasil não consta na lista de conflitos atuais?

   9) Quais são as etapas usuais para estabelecimentos das fronteiras políticas internacionais?

   10) Disserte sobre a “Era Rio Branco” e qual a importância desse período para entender o fato do Brasil não possuir atualmente conflitos fronteiriços sobre a fixação de seus limites territoriais.
    11) Qual a importância para um país, da delimitação de fronteiras sem a ocorrência de conflitos?

  Atenção todos os textos devem ter no mínimo 10 linhas de resposta (ou serão recusadas).

Material de consulta e estudo.

·         Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.

Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.


Informe:

A presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.

Importante toda a dependência deve ser manuscrita e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na internet.


BIBLIOGRAFIA (Indicação de estudos)
·        ADAS, Melhem. Fome: crise ou escândalo? São Paulo: Moderna, 2004 (Coleção Polêmica)

·        FARIA, Sheila de Castro. A colônia brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004 (Coleção Polêmica)

·        MAGNOLI, Demétrio, ARAÚJO, Regina. Para entender o Mercosul. São Paulo: Moderna, 1996

·        RICUPERO, Rubens. A Alca. São Paulo: Publifolha, 2003

·        STÉDILE, João Pedro. Questão agrária no Brasil. São Paulo: Atual, 1997.

·        ARROYO, Mônica. Território brasileiro e mercado externo

·        CARLOS, Ana Fani Alessandri, OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (Org.). Geografias das metrópoles. São Paulo: Contexto, 2006

·        FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e territorialização. São Paulo, Hucitec, 1996

·        GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço brasileiro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil)



SITES
·        Agência  Brasil.   Disponível  em:  http://www.agenciabrasil.gov.br
·        Agência Carta Maior. Disponível em: http://www.cartamaior.com.br
·        Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica  (do século XVI ao XVIII). Disponível em: http://consorcio.bn.br
·        Brasil    –    Ministério  das  Relações  Exteriores.  Disponível  em: http://itamaraty.gov.br
·        Cadernos Diplo. Disponível em: http://diplo.org.br
·        Grupo Retis. Disponível em: http://www.retis.igeo.ufrj.br
·        Mercosul. Disponível em: http://www.mercosul.gov.br
·        Ministério   da   Integração   Nacional.   Disponível    em: http://www.integracao.gov.br
·        Ministério das Relações Internacionais (Fronteiras). Disponível em: http://info.incc.br
·        Organização Mundial do Comércio – OMC. Disponível em: http://www.wto.org
·        Unctual. Disponível em: http://www.unctad.org

GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE – 2º SEMESTRE


     Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do terceiro bimestre.

     Dinâmicas demográficas.
     Matrizes culturais do Brasil.
     A transição demográfica.
    Dinâmicas sociais.
    O trabalho e o mercado de trabalho.
    A segregação socioespacial e a exclusão social.


   Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.

     1) O que é uma matriz cultural?

    2) Pesquise o significado geográfico dos seguintes termos: (mínimo de 02 linhas cada definição).

  •     Raça

  •     Etnia

  •     Identidade

     3) Como se dá o processo de exclusão social em nosso país, explique e dê exemplos.

    
     4  o bimestre.

     Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do quarto bimestre.

    Recursos naturais e gestão do território.
    A placa tectônica sul-americana e o modelado do relevo brasileiro.
    Os domínios morfoclimáticos e as bacias hidrográficas.
    Gestão pública dos recursos naturais.


    Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.

   1) Explique qual o mecanismo da tectônica de placas.
    
2  2) O que foi o PANGEIA?

   3) Pesquise e explique sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.


    Material de consulta e estudo.

    Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.  
    Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.

    
    Informe:

A presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.


Importante toda a dependência deve ser manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a identificação do aluno na escola.


Material de estudo e pesquisa para a dependência de geografia

 3ºano do ensino médio – 1º semestre

   Orientações: aluno em DP em Geografia referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre. 
(    Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
    Aos ex-alunos a data de entrega das atividades  do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.

  Cada texto deverá, obrigatoriamente: 
   *Conter cabeçalho e enunciado;
*  *Ser manuscritos a caneta esferográfica azul ou preta;
*  *Ser escrito com letra cursiva e legível;
*  *Obedecer às regras de paragrafação.
*  *Limpeza (sem rasuras), clareza e objetividade são imprescindíveis.
*  *Os vídeos e textos são apenas sugestões, o que não impedem consultas a outras fontes.
*

Geografia – 3ª série
1º Semestre


Escreva um texto dissertativo-argumentativo obedecendo a norma culta da língua portuguesa, de acordo com o tema proposto. 

Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do primeiro bimestre.
1.    Regionalização do espaço mundial.
1.1) Faça uma dissertação a respeito do tema abordado com relação a regionalização e seus tipos mais utilizados.
   2. As regiões da Organização das Nações Unidas (ONU).
2.1)  Após fazer uma leitura atenta do texto proposto, disserte se a ONU de fato tem conseguido através de seus diversos organismos, trazer uma visão realista da sociedade e economia mundiais neste momento? Lembre-se de analisar as taxas de medição utilizadas (PIB, PNB, RNB...).
3.O conflito Norte e Sul.
3.1) Com base no texto, pesquise sobre a situação dos ditos ‘‘países emergentes”.
4. Globalização e regionalização econômica.
4.1) Disserte por que as economias (na atualidade), precisam ao mesmo tempo ser regionais e globais?
5. Choque de civilizações?
“Não existe civilização universal. Em vez disso, o que temos são blocos culturais, cada qual delimitado dentro do seu próprio conjunto de valores.”
5.1) Neste trecho da reportagem a afirmação nos leva a acreditar em um mundo com civilizações divididas e com seus próprios valores, pergunta! Disserte se seguirmos valores universais poderemos viver com mais harmonia?
6. Geografia das religiões.
6.1) Escreva sobre as principais religiões mundiais e sua influência no mundo atual.
7. A questão étnico-cultural.
7.1) Explique o conflito palestina/árabe/israelense no oriente médio?
8. América Latina?
8.1) Escreva um texto respondendo a seguinte pergunta “Os países da América Latina poderiam ser países desenvolvidos se houvessem uma união regional maior contra o imperialismo?
ü  Atenção todos os textos devem ter no mínimo 10 linhas de resposta (ou serão recusadas).
Material de consulta e estudo.
·         Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.
Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.

Informe:
A presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante toda a dependência deve ser manuscrita e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na internet.


DP de geografia do 3o ano do ensino médio.

3o bimestre.

Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do terceiro bimestre.


1 A África no mundo global.
http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/africa-ontem-hoje-e-amanha-por-patricio-batsikama
1) O texto do site faz menção a um continente africano pessimista e sem força de reação em 2013, na sua opinião (depois de ler o texto no site), essa visão ainda persiste em 2018? (resposta no mínimo de 05 linhas).


2 O continente africano.
2)Destaque, pinte nos mapas as seguintes informações: Climas, biomas, hidrografia e relevo.



3 África: sociedade em transformação.
      3) Escolha um país do continente Africano (livre escolha), e escreva sobre sua população e as características demográficas que ali se apresentam? Exemplo: número de homens, mulheres, nascimentos, mortes, idosos, deficientes, idades etc. (resposta no mínimo de 10 linhas).


4 África e Europa.
          http://negrobelchior.cartacapital.com.br/africa-e-europa-naufragio-da-dignidade-humana/
    4) O artigo faz uma reflexão a respeito das relações históricas entre África e Europa, feita a leitura, faça uma dissertação (produção textual) a respeito do assunto abordado. (resposta no mínimo de 10 linhas).



5 África e América.

     5) O seguinte mapa ilustra uma dura realidade vivida nos dois continentes, pesquise e responda que fato foi esse? Os principais personagens, lugares e acontecimentos. (resposta no mínimo de 05 linhas).

      Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas).


           4o bimestre.

      Responder aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do quarto bimestre.


1 Geografia das redes mundiais.
     1) Defina o que seria uma “rede” dentro da matéria de geografia. (resposta no mínimo de 05 linhas).


2 Os fluxos materiais.  Os fluxos de ideias e informação.
         http://paulomatiuzzi.blogspot.com/2014/02/fluxos-materiais-e-imateriais.html
     2) O blog faz uma apresentação bastante detalhada dos tipos de fluxos (material e imaterial) na era moderna (globalização), descreva esse processo. (resposta no mínimo 10 linhas).

3 As cidades globais.
   3) São Paulo a capital onde você vive pode ser considerada uma METRÓPOLE ou uma CIDADE GLOBAL? Justifique a sua resposta com base na pesquisa do significado dos dois termos. (resposta no mínimo de 05 linhas).


     4 )Uma geografia do crime.
    http://seliga-geografia.blogspot.com/2012/01/geografia-do-crime.html
   4) Analisando o texto do blog podemos dizer que o próprio estado “causa” o crime, faça uma reflexão a respeito e escreva em sua dp. (resposta no mínimo de 05 linhas).


5 O terror e a guerra global.
       https://www.infoescola.com/historia/guerra-ao-terrorismo/

   5) No site o texto nos mostra o combate ao terrorismo nos EUA e no mundo, porém podemos perceber outros interesses por trás desse combate, que interesses são esses? (resposta no mínimo de 10 linhas).


6 A globalização do crime.
  https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2010/06/17-crime-organizado-se-globalizou-e-se-transformou-em-uma-ameaca-a-seguranca.html

    6) Analise o texto do site e responda, quais são os crimes que se apresentam de forma globalizada no século XXI? A tecnologia atual ajudou ou não o crime? (resposta no mínimo de 10 linhas)  



     Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas).
     Material de consulta e estudo.
      Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.
      Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.

     
        Diversos sites, blogs entre outros...


           Informe:

A presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.



        Importante toda a dependência deve ser manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a identificação do aluno na escola.




Visualizações !!