Orientações: aluno em DP em Geografia referente a 1ª série do
Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e
o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (
valendo 5,0) com base nos conteúdos
das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Para alunos frequentes: as atividades descritas para o 1º semestres, deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2019.
· Para os ex-alunos: as atividades descritas para o 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.
Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.
1. Escreva um texto dissertativo-argumentativo obedecendo a norma culta da língua portuguesa, de acordo com o tema proposto. Cada texto deverá, obrigatoriamente:
* Conter no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
* Conter cabeçalho e enunciado;
* Conter cabeçalho e enunciado;
*ser manuscritos a caneta esferográfica azul ou preta;
*ser escrito com letra cursiva e legível;
*obedecer às regras de paragrafação.
*Limpeza (sem rasuras), clareza e objetividade são imprescindíveis.
*Fazer capa digitada que constem o nome do aluno, série atual e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
*Os ex-alunos devem acrescentar o ano de conclusão e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
*Os vídeos e textos abaixo são apenas sugestões, o que não impedem consultas a outras fontes.
GEOGRAFIA - 1° ANO DO ENSINO MÉDIO
1°
semestre
Tema: Cartografia
e poder - As projeções cartográficas
1- Estabeleça a diferença
entre as seguintes projeções: Mercator, Arno Peters, Cônica e Azimutal.
Fontes para consulta
·
Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º
Ano - Ensino Médio
Tema: Geopolítica do mundo
contemporâneo
2. Disserte a respeito,
da nova desordem mundial e os consequentes conflitos regionais.
Fontes para consulta:
·
Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º
Ano - Ensino Médio
Tema: Os sentidos da
globalização – (A aceleração dos fluxos; Um mundo em rede; Organismos
econômicos internacionais; As corporações transnacionais e o Comércio
internacional)
1- Disserte sobre as
principais transformações ocorrida no mundo a partir do avanço da globalização.
Fontes para consulta:
·
Geografia Geral E Do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização - 1º
Ano - Ensino Médio
1ª SÉRIE – 2º SEMESTRE - GEOGRAFIA
Responder aos seguintes questionamentos dentro do
conteúdo do terceiro bimestre.
Natureza e riscos
ambientais.
Estruturas e formas
do planeta Terra.
O relevo terrestre.
• Agentes internos: os movimentos da crosta.
• Agentes externos: clima e intemperismo.
Riscos de catástrofes em um mundo desigual.
• A prevenção de riscos
Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou
serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.
1) Na estrutura de
nosso planeta temos a Biosfera, que para existir (se formar), tem a junção de
três partes importantíssimas, que partes são essas? E quais as funções e
características de cada uma delas?
2) O relevo do
planeta e em geral, formado por quatro formas básicas: planaltos, planícies,
montanhas e depressões descreva cada uma delas.
3) Explique a teoria
da Deriva continental em detalhes.
Responder aos seguintes questionamentos dentro do
conteúdo do quarto bimestre.
Globalização e
urgência ambiental.
Os biomas
terrestres.
• Clima e cobertura vegetal.
A nova escala dos impactos ambientais.
Os tratados internacionais sobre meio
ambiente.
Atenção todas as questões devem ser manuscritas (ou
serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada resposta.
1) Pesquise e
explique a ligação entre os tipos de climas e as vegetações a eles associadas.
2) Quando o homem
destrói a natureza (meio ambiente), ele causa impactos ambientais, explique
melhor este termo e exemplifique.
3) Pesquise e
explique o fenômeno do AQUECIMENTO GLOBAL e suas complicações para os seres
humanos e planeta em geral?
Material de
consulta e estudo
Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e
globalização.
Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.
Informe:
A
presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o
aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com
materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e
vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante
toda a dependência deve ser manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às
questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola
em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o
caderno do aluno na internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a
identificação do aluno na escola.
2ºano do ensino médio – 1º semestre
GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE
ORIENTAÇÕES:
O aluno em DP
em Geografia referente ao 2º ano do
Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo
5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma
prova ( valendo 5,0) com base
nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
c Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Prazos
e datas
Os
atuais alunos receberão orientações e acompanhamento de sua produção escrita em aula ao longo do semestre vigente.
Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregues nos dias 17, 18 e 19 de junho.
As
atividades deverão ser copiadas em folha de papel almaço (pergunta e resposta), com letra legível e de maneira organizada.
Aos
ex-alunos a data de entrega das atividades será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.
O trabalho deverá ser desenvolvido de
forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em papel almaço.
Deve ser identificado com o nome do
aluno e a série a qual se refere o trabalho de dependência.
Fazer capa digitada que constem os
dados acima.
Não serão aceitos trabalhos fora do prazo
estipulado.
1º SEMESTRE
Os conteúdos abaixo deverão ser estudados para que o aluno tenha condições de responder as atividades e fazer a prova.
CONTEÚDO
·
A gênese geoeconômica do território
brasileiro
·
A gênese do território brasileiro
·
A gênese das fronteiras brasileiras
·
Território brasileiro: do “arquipélago” ao
continente
·
Brasil: a economia global: mercados
internacionais
·
Os circuitos da produção: O espaço industrial
·
Os circuitos da produção: O espaço
agropecuário
EXERCÍCIOS
5)
– O uso da terra no Brasil tem sido objeto de debate, uma vez que envolve,
entre outros interesses, a produção de alimentos e de produtos agrícolas
destinados à exportação. Em 8 de março de 2006, como ato comemorativo do
Dia Internacional da Mulher, representantes dos movimentos da Via
Campesina Brasil, organizados pelo Movimento de mulheres camponesas,
fizeram uma ação de protesto no canteiro de produção de mudas da Aracruz
Celulose, localizado em Barra do Ribeiro (RS). Segundo
os manifestantes –
que, infelizmente, se excederam, praticando alguns atos de vandalismo -, a
ação expressou a defesa da produção de alimentos e a insatisfação com o
uso indiscriminado de terras brasileiras para a expansão da monocultura do
eucalipto.
Explique
quais são os impactos causados pelo plantio de eucaliptos.
7)
Explique o tipo de colonização que ocorreu nos territórios que hoje
pertencem ao Brasil.
8)
Porque o Brasil não consta na lista de conflitos atuais?
9)
Quais são as etapas usuais para estabelecimentos das fronteiras políticas
internacionais?
10)
Disserte sobre a “Era Rio Branco” e qual a importância desse período para
entender o fato do Brasil não possuir atualmente conflitos fronteiriços
sobre a fixação de seus limites territoriais.
11)
Qual a importância para um país, da delimitação de fronteiras sem a
ocorrência de conflitos?
Atenção todos os textos
devem ter no mínimo 10 linhas de resposta (ou serão recusadas).
Material de
consulta e estudo.
· Geografia Geral e do Brasil: Espaço
geográfico e globalização.
Autores:
Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.
Informe:
A
presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o
aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com
materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e
vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante
toda a dependência deve ser manuscrita e deste conteúdo abordado sairão às
questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola
em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o
caderno do aluno na internet.
BIBLIOGRAFIA (Indicação de
estudos)
·
ADAS, Melhem. Fome: crise ou escândalo? São
Paulo: Moderna, 2004 (Coleção Polêmica)
·
FARIA, Sheila de Castro. A colônia
brasileira: economia e diversidade. São Paulo: Moderna, 2004 (Coleção Polêmica)
·
MAGNOLI, Demétrio, ARAÚJO, Regina. Para
entender o Mercosul. São Paulo: Moderna, 1996
·
RICUPERO, Rubens. A Alca. São Paulo:
Publifolha, 2003
·
STÉDILE, João Pedro. Questão agrária no
Brasil. São Paulo: Atual, 1997.
·
ARROYO, Mônica. Território brasileiro e
mercado externo
·
CARLOS, Ana Fani Alessandri, OLIVEIRA,
Ariovaldo Umbelino de (Org.). Geografias das metrópoles. São Paulo: Contexto,
2006
·
FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: formação e
territorialização. São Paulo, Hucitec, 1996
·
GEIGER, Pedro Pinchas. As formas do espaço
brasileiro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Descobrindo o Brasil)
SITES
·
Biblioteca Virtual da Cartografia
Histórica (do século XVI ao XVIII).
Disponível em: http://consorcio.bn.br
GEOGRAFIA – 2ª SÉRIE – 2º SEMESTRE
Responder aos
seguintes questionamentos dentro do conteúdo do terceiro bimestre.
Dinâmicas
demográficas.
Matrizes culturais
do Brasil.
A transição demográfica.
Dinâmicas sociais.
O trabalho e o
mercado de trabalho.
A segregação
socioespacial e a exclusão social.
Atenção todas as
questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para cada
resposta.
1) O que é uma
matriz cultural?
2) Pesquise o
significado geográfico dos seguintes termos: (mínimo de 02 linhas cada
definição).
- Raça
- Etnia
- Identidade
3) Como se dá o
processo de exclusão social em nosso país, explique e dê exemplos.
4 o
bimestre.
Responder aos
seguintes questionamentos dentro do conteúdo do quarto bimestre.
Recursos naturais e
gestão do território.
A placa tectônica
sul-americana e o modelado do relevo brasileiro.
Os domínios
morfoclimáticos e as bacias hidrográficas.
Gestão pública dos
recursos naturais.
Atenção todas as
questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas). Mínimo de 03 linhas para
cada resposta.
1) Explique qual o
mecanismo da tectônica de placas.
2 2) O que foi o
PANGEIA?
3) Pesquise e
explique sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros.
Material de consulta e estudo.
Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e
globalização.
Autores: Eustáquio de Sene, João Carlos Moreira.
Informe:
A
presente dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o
aluno saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com
materiais além do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e
vivências do educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante
toda a dependência deve ser manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às
questões da prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola
em data posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o
caderno do aluno na internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a
identificação do aluno na escola.
Material de estudo e pesquisa para a dependência de geografia
3ºano do ensino médio – 1º semestre
Orientações: aluno em DP em Geografia referente a 1ª série do Ensino Médio será
avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 –
dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades
propostas a cada semestre.
( Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Aos ex-alunos a data de entrega das atividades do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.
( Data da Prova: 28 de setembro de 2019, às 09h00 da manhã.
Aos ex-alunos a data de entrega das atividades do 1º e 2º semestre será no mesmo dia da prova, 28 de setembro de 2019.
Cada texto deverá,
obrigatoriamente:
*Conter cabeçalho e
enunciado;
* *Ser manuscritos a caneta
esferográfica azul ou preta;
* *Ser escrito com letra
cursiva e legível;
* *Obedecer às regras de
paragrafação.
* *Limpeza (sem rasuras),
clareza e objetividade são imprescindíveis.
* *Os vídeos e textos são
apenas sugestões, o que não impedem consultas a outras fontes.
*
Geografia – 3ª série
1º Semestre
Escreva um texto dissertativo-argumentativo obedecendo a norma
culta da língua portuguesa, de acordo com o tema proposto.
Responder aos
seguintes questionamentos dentro do conteúdo do primeiro bimestre.
1.
Regionalização do espaço
mundial.
1.1) Faça uma
dissertação a respeito do tema abordado com relação a regionalização e seus
tipos mais utilizados.
2. As
regiões da Organização das Nações Unidas (ONU).
2.1) Após fazer uma leitura atenta do texto
proposto, disserte se a ONU de fato tem conseguido através de seus diversos
organismos, trazer uma visão realista da sociedade e economia mundiais neste
momento? Lembre-se de analisar as taxas de medição utilizadas (PIB, PNB,
RNB...).
3.O conflito Norte e Sul.
3.1) Com base no
texto, pesquise sobre a situação dos ditos ‘‘países emergentes”.
4. Globalização e regionalização econômica.
4.1) Disserte por
que as economias (na atualidade), precisam ao mesmo tempo ser regionais e
globais?
5. Choque de civilizações?
“Não existe
civilização universal. Em vez disso, o que temos são blocos culturais, cada
qual delimitado dentro do seu próprio conjunto de valores.”
5.1) Neste trecho
da reportagem a afirmação nos leva a acreditar em um mundo com civilizações
divididas e com seus próprios valores, pergunta! Disserte se seguirmos valores
universais poderemos viver com mais harmonia?
6. Geografia das religiões.
6.1) Escreva
sobre as principais religiões mundiais e sua influência no mundo atual.
7. A questão étnico-cultural.
7.1) Explique o
conflito palestina/árabe/israelense no oriente médio?
8. América
Latina?
8.1) Escreva um
texto respondendo a seguinte pergunta “Os países da América Latina poderiam ser
países desenvolvidos se houvessem uma união regional maior contra o
imperialismo?
ü Atenção todos os textos devem ter no mínimo 10 linhas de resposta
(ou serão recusadas).
Material de consulta e estudo.
·
Geografia Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.
Autores: Eustáquio de Sene,
João Carlos Moreira.
Informe:
A presente
dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno
saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além
do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do
educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante toda a
dependência deve ser manuscrita e deste conteúdo abordado sairão às questões da
prova da dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data
posterior, o livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno
do aluno na internet.
DP de geografia do 3o ano
do ensino médio.
3o bimestre.
Responder
aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do terceiro bimestre.
1 A África no mundo global.
http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/africa-ontem-hoje-e-amanha-por-patricio-batsikama
1) O texto do site faz menção a um
continente africano pessimista e sem força de reação em 2013, na sua opinião
(depois de ler o texto no site), essa visão ainda persiste em 2018? (resposta
no mínimo de 05 linhas).
2 O continente africano.
2)Destaque,
pinte nos mapas as seguintes informações: Climas, biomas, hidrografia e relevo.
3 África: sociedade em
transformação.
3) Escolha um país do continente
Africano (livre escolha), e escreva sobre sua população e as características
demográficas que ali se apresentam? Exemplo: número de homens, mulheres,
nascimentos, mortes, idosos, deficientes, idades etc. (resposta no mínimo de 10
linhas).
4 África e Europa.
http://negrobelchior.cartacapital.com.br/africa-e-europa-naufragio-da-dignidade-humana/
4) O artigo faz uma reflexão a respeito
das relações históricas entre África e Europa, feita a leitura, faça uma
dissertação (produção textual) a respeito do assunto abordado. (resposta no
mínimo de 10 linhas).
5 África e América.
5) O seguinte mapa ilustra uma dura
realidade vivida nos dois continentes, pesquise e responda que fato foi esse?
Os principais personagens, lugares e acontecimentos. (resposta no mínimo de 05
linhas).
Atenção
todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas).
4o bimestre.
Responder
aos seguintes questionamentos dentro do conteúdo do quarto bimestre.
1 Geografia das redes mundiais.
1) Defina o que
seria uma “rede” dentro da matéria de geografia. (resposta no mínimo de 05
linhas).
2 Os fluxos materiais. Os fluxos de ideias e informação.
http://paulomatiuzzi.blogspot.com/2014/02/fluxos-materiais-e-imateriais.html
2) O blog faz uma
apresentação bastante detalhada dos tipos de fluxos (material e imaterial) na
era moderna (globalização), descreva esse processo. (resposta no mínimo 10
linhas).
3 As cidades globais.
3) São Paulo a capital onde você vive
pode ser considerada uma METRÓPOLE ou uma CIDADE GLOBAL? Justifique a sua resposta com base na
pesquisa do significado dos dois termos. (resposta no mínimo de 05 linhas).
4 )Uma geografia do crime.
http://seliga-geografia.blogspot.com/2012/01/geografia-do-crime.html
4) Analisando o texto do blog podemos
dizer que o próprio estado “causa” o crime, faça uma reflexão a respeito e
escreva em sua dp. (resposta no mínimo de 05 linhas).
5 O terror e a guerra global.
https://www.infoescola.com/historia/guerra-ao-terrorismo/
5) No site o texto nos mostra o combate
ao terrorismo nos EUA e no mundo, porém podemos perceber outros interesses por
trás desse combate, que interesses são esses? (resposta no mínimo de 10
linhas).
6 A globalização do crime.
https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2010/06/17-crime-organizado-se-globalizou-e-se-transformou-em-uma-ameaca-a-seguranca.html
6) Analise o texto do site e responda,
quais são os crimes que se apresentam de forma globalizada no século XXI? A
tecnologia atual ajudou ou não o crime? (resposta no mínimo de 10 linhas)
Atenção
todas as questões devem ser manuscritas (ou serão recusadas).
Material
de consulta e estudo.
Geografia
Geral e do Brasil: Espaço geográfico e globalização.
Autores: Eustáquio
de Sene, João Carlos Moreira.
Diversos sites, blogs entre outros...
Informe:
A presente
dependência é baseada no currículo da SEE-SP e, é pertinente também o aluno
saber que se faz sempre necessário, elevar o grau de estudos com materiais além
do currículo para uma formação também baseada no autodidatismo e vivências do
educando, ou seja, aumente sempre seus horizontes.
Importante toda a dependência deve ser
manuscritas e deste conteúdo abordado sairão às questões da prova da
dependência do terceiro ano do médio a ser feita na escola em data posterior, o
livro didático pode ser consultado na unidade escolar e o caderno do aluno na
internet, assim como os sites, tudo deve ser entregue com a identificação do
aluno na escola.